Ação de formação #20

Reflexão e discussão sobre estratégias de aprendizagem ativa

Duração:
3.0 horas

Conteúdos a abordar:
A iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem” (LA) promovida, pela Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), disponibiliza um conjunto de orientações, recursos e ferramentas que permitem apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, tendo por base o projeto Future Classroom Lab (FCL), da European Schoolnet (EUN).
A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (cf. Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho).
Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular (DAC), tendo por referência o Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.
A dinamização de ações de formação nas escolas, nos centros de formação de associação de escolas (CFAE), e em outras entidades formativas (encontros regionais, congressos, entre outros) é uma das atividades que a equipa dos embaixadores da iniciativa LA tem vindo a desenvolver, expandindo a sua ação a vários pontos do país. Estas formações, de vertente essencialmente prática, são organizadas seguindo um formato que é replicado e adaptado às solicitações do público-alvo, pretendendo-se que os presentes possam experimentar atividades aliciantes, promotoras de formas inovadoras de ensino e de aprendizagem, ficando a conhecer, entre outras coisas, ferramentas e recursos proporcionados no âmbito dos projetos desta iniciativa.
No âmbito desta ação, após uma breve contextualização da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem, os participantes têm oportunidade de conceber colaborativamente recursos de aprendizagem experimentando uma dinâmica de aprendizagem ativa que, para além da conceção colaborativa, implica a partilha, a reflexão e dar/receber opiniões. Após uma componente mais prática, os participantes refletem e discutem sobre estratégias de aprendizagem ativa e as suas potencialidades.

Público Alvo:
Todos os grupos disciplinares e graus de ensino.

Observações:
Os participantes poderão experimentar atividades de aprendizagem inovadoras. Terão também a oportunidade de refletirem na experiência desenvolvida no âmbito da aprendizagem ativa.