Sessão de formação #210

Programação e Robótica na Escola: O Scratch na aprendizagem da Matemática


Estado:

Local: regime de formação online, por videoconferência (ver morada)
Data: 26-04-2022
Hora: 18:00 horas
Duração: 3.0 horas

Conteúdos:
Objetivos:
Conhecer a linguagem de programação Scratch;
Utilizar o Scratch numa perspetiva de desenvolvimento de competências na área da Matemática.

Resumo:
O Scratch é uma linguagem de programação por blocos, criada no MIT. É de utilização gratuita e com ela os alunos podem desenvolver projetos sobre diferentes temas e com diferentes objetivos. Ao programar, os alunos serão confrontados com a utilização de coordenadas, unidades de medida, percentagens, variáveis e outras relacionadas com a aprendizagem da Matemática.
Nesta ACD exploraremos as potencialidades do Scratch que permitem abordar alguns temas na área da Matemática. Depois de uma breve explicação sobre o funcionamento do Scratch, os professores serão desafiados a construir um projeto que pudessem propor aos seus alunos para trabalhar alguns conteúdos relacionados com a aprendizagem da Matemática.

Público Alvo:
Professores de Matemática e informática

Número máximo participantes25
Inscrições 29
Inscrições 2
Vagas disponíveis -4

Observações: