Dar asas ao saber
Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais
Programa – 06/03/2021
9:30 – 10:45 > Painel plenário “Práticas investigativas em contextos de formação”
Online
É, hoje, amplamente consensual a ideia de que há uma íntima relação entre investigação e formação. Que contornos pode assumir esta relação? O que entendemos por práticas investigativas? E por contextos de formação? Neste painel procurar-se-á criar um fórum favorável à partilha de projetos com características diferenciadas bem como à análise de perspetivas sobre relações entre investigação e formação a partir das vozes de intervenientes em projetos que neles assumiram papéis e funções diversificadas.
• Fátima Mendes e Célia Mestre, projeto “Reason”, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
• Júlia Morgado e Mafalda Branco, projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) – “Sexualidade e prevenção VIH/SIDA e outras ISTs” da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” – FPCCSIDA.
• Maria do Céu Roldão, projeto “Como ensinam os professores?”, Universidade Católica Portuguesa
Moderação:
Ana Luísa Oliveira Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
10:45 – 11:00 > Intervalo
11:00 – 13:00 > Oficinas de literacia científica
Online
Comunicação em ciência
A transposição do discurso do conhecimento científico e tecnológico para o discurso de divulgação/comunicação a públicos diferenciados.
Dinamizadora:
Joana Sousa, Gabinete de Comunicação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Entender a ciência a partir de artigos científicos
A publicação de artigos científicos é uma das etapas essenciais para a divulgação da ciência. Nesta oficina, pretende-se fazer uma análise crítica de artigos científicos recentes sobre temas em debate na sociedade.
Dinamizadora:
Sílvia Ferreira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
O amplo campo das fontes de informação: tipologia, função e credibilidade
As fontes são um instrumento essencial à pesquisa de informação. Constituem a hipótese de representar a diversidade de conhecimentos produzidos no mundo.
Dinamizador:
Orlando César, Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal
Publicação em revistas científicas
O que são as revistas indexadas? O que são as bases de dados e como funcionam? O que são as métricas de publicação, de autor e de artigo/capítulo/livro? O que são os Quartis (Q1, Q2, Q3 e Q4)? Quais são os desafios para a publicação científica? Nosso objetivo é responder a estas e outras questões pertinentes sobre o funcionamento do concorrido mundo das revistas científicas.
Dinamizadora:
Lídia Marôpo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
13:00 – 14:30 > Almoço
14:30 – 16:30 > Comunicações
Online
Espaço dedicado à apresentação de comunicações autopropostas subordinadas aos eixos temáticos abaixo indicados e que se realizarão em paralelo.
Construção de identidades profissionais e dimensão investigativa do saber e das práticas.
Sala 1 – Entrar
Sala 2 – Entrar
Sala 3 – Entrar
Inteligências múltiplas, saberes e práticas profissionais.
Sala 4 – Entrar
Outros modos de exercer a profissão. O que aprendemos com o ensino remoto?
Sala 5 – Entrar
Sala 6 – Entrar
Media: um barómetro do estado da democracia.
Sala 7 – Entrar
16:45 > Encerramento
Online
• António Vasconcelos, Coordenador do Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal
• Cristina Gomes da Silva, Diretora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
• Susana Piçarra, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal