Dar asas ao saber
Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais

Programa – 06/03/2021

9:30 – 10:45 > Painel plenário “Práticas investigativas em contextos de formação”

Online

Zoom Entrar na sala

É, hoje, amplamente consensual a ideia de que há uma íntima relação entre investigação e formação. Que contornos pode assumir esta relação? O que entendemos por práticas investigativas? E por contextos de formação? Neste painel procurar-se-á criar um fórum favorável à partilha de projetos com características diferenciadas bem como à análise de perspetivas sobre relações entre investigação e formação a partir das vozes de intervenientes em projetos que neles assumiram papéis e funções diversificadas.

Fátima Mendes e Célia Mestre, projeto “Reason”, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Júlia Morgado e Mafalda Branco, projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) – “Sexualidade e prevenção VIH/SIDA e outras ISTs” da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” – FPCCSIDA.
Maria do Céu Roldão, projeto “Como ensinam os professores?”, Universidade Católica Portuguesa

Moderação:
Ana Luísa Oliveira Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

10:45 – 11:00 > Intervalo

11:00 – 13:00 > Oficinas de literacia científica

Online


Comunicação em ciência
A transposição do discurso do conhecimento científico e tecnológico para o discurso de divulgação/comunicação a públicos diferenciados.

Zoom Entrar

Dinamizadora:
Joana Sousa, Gabinete de Comunicação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa


Entender a ciência a partir de artigos científicos
A publicação de artigos científicos é uma das etapas essenciais para a divulgação da ciência. Nesta oficina, pretende-se fazer uma análise crítica de artigos científicos recentes sobre temas em debate na sociedade.

Zoom Entrar

Dinamizadora:
Sílvia Ferreira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal


O amplo campo das fontes de informação: tipologia, função e credibilidade
As fontes são um instrumento essencial à pesquisa de informação. Constituem a hipótese de representar a diversidade de conhecimentos produzidos no mundo.

Zoom Entrar

Dinamizador:
Orlando César, Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal


Publicação em revistas científicas
O que são as revistas indexadas? O que são as bases de dados e como funcionam? O que são as métricas de publicação, de autor e de artigo/capítulo/livro? O que são os Quartis (Q1, Q2, Q3 e Q4)? Quais são os desafios para a publicação científica? Nosso objetivo é responder a estas e outras questões pertinentes sobre o funcionamento do concorrido mundo das revistas científicas.

Zoom Entrar

Dinamizadora:
Lídia Marôpo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

13:00 – 14:30 > Almoço

14:30 – 16:30 > Comunicações

Online

Espaço dedicado à apresentação de comunicações autopropostas subordinadas aos eixos temáticos abaixo indicados e que se realizarão em paralelo.

Construção de identidades profissionais e dimensão investigativa do saber e das práticas.

Sala 1 – Zoom Entrar

Sala 2 – Zoom Entrar

Sala 3 – Zoom Entrar

Inteligências múltiplas, saberes e práticas profissionais.

Sala 4 – Zoom Entrar

Outros modos de exercer a profissão. O que aprendemos com o ensino remoto?

Sala 5 – Zoom Entrar

Sala 6 – Zoom Entrar

Media: um barómetro do estado da democracia.

Sala 7 – ZoomEntrar

16:45 > Encerramento

Online

Zoom Entrar

António Vasconcelos, Coordenador do Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal
Cristina Gomes da Silva, Diretora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Susana Piçarra, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal