O Projeto “A Internet como nós a vemos” foi construído, em conjunto, pelo CCTIC ESE/IPS e o CCTIC UA. Assume-se como um projeto piloto, com a finalidade de perceber de que forma as questões da Cidadania Digital podem ser trabalhadas com alunos do Ensino Secundário, tendo-os no centro do processo educativo e colocando-os como criadores de recursos e divulgadores nas comunidades em que estão inseridos.  Dependendo dos resultados, a metodologia poderá ser divulgada na formação de professores e replicada em maior escala.

Assim, com o projeto pretende-se:

i) estudar / descrever as competências digitais dos alunos envolvidos

ii) estudar / descrever a utilização que os jovens fazem da Internet,

iii) promover nos jovens uma maior compreensão sobre uma utilização segura e crítica da Internet

Pretende-se, ainda que,

iv) os jovens envolvidos no estudo produzam materiais multimédia (jogos, vídeos, quizzes…) para que possam fazer formação voluntária, em processos de mentoria, a adultos, nomeadamente, professores, pais/encarregados de educação e pessoal não docente.

Este projeto terá início no ano letivo 2021/22 e prevê-se que tenha a duração de dois anos letivos, para que se possam comparar resultados, quer ao nível da utilização dos próprios jovens, das turmas envolvidas no projeto, quer ao nível da construção dos materiais e impacto junto de outros utilizadores.