O que é o PROJETO BED?

É um projeto de inovação pedagógica financiado pelo concurso IPS & Santander-InovPed 2024. Une a investigação sobre o tema de doutoramento da bolseira IPS/FCT, Ana Kubrusly, o bem-estar digital, orientada pelas professoras Susana Batista (que tem atuado como consultora do projeto) e Lidia Marôpo (coordenadora do projeto), ao trabalho técnico e didático dos professores João Torres (na produção do website) e João Duarte (na produção dos vídeos). Esta investigação-ação inclui a pesquisa e cocriação com estudantes do ensino superior de um workshop destinado a alunos do ensino secundário acerca do bem-estar digital. Envolveu ainda um processo de educação entre pares no qual os jovens da Licenciatura em Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal tornaram-se agentes multiplicadores de conhecimento junto dos adolescentes de escolas da região.

O que é uma investigação-ação?

Numa investigação-ação investigadores e participantes trabalham juntos para analisar uma situação e transformá-la de forma positiva. Os participantes, portanto, são agentes ativos no processo de investigação e transformam a realidade durante este processo.

O que é o bem-estar digital?

É o equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e o cuidado com a saúde física, social e mental.

O PROJETO BED em números

34 estudantes do ensino superior; 8 workshops; 178 alunos do secundário

Quando aconteceu o PROJETO BED?

Durante o ano letivo 2024/2025, com atividades de divulgação em 2025/2026 (apresentações em conferências científicas, website, relatório e artigo científico).

Quais os objetivos do PROJETO BED?

(Público-alvo: estudantes de licenciatura)

  • Promover o conhecimento sobre o conceito de bem-estar digital e sobre estratégias e ferramentas para aplicá-lo.
  • Desenvolver competências de investigação, disseminação de conhecimentos, criação de formação e produção de conteúdos multimédia.

(Público-alvo: estudantes do secundário)

  • Promover a conscientização sobre o bem-estar digital.
  • Incentivar o reconhecimento dos riscos e oportunidades no uso das tecnologias digitais.
  • Fomentar o uso equilibrado das tecnologias digitais em prol do bem-estar físico, mental e social.

Quais são as atividades desenvolvidas no âmbito do PROJETO BED?

  1. Apresentação do projeto para os estudantes do ensino superior com enfoque na investigação-ação participativa.
  2. Discussão com os estudantes do ensino superior sobre o bem-estar digital a partir das suas experiências e vivências, artigos científicos, literatura cinzenta.
  3. Cocriação de um workshop sobre o bem-estar digital para alunos do secundário.
  4. Produção e aplicação do workshop pelos estudantes de licenciatura para alunos do secundário, além de recolha de dados para relatório final.
  5. Elaboração de relatório sobre a investigação pelos estudantes da licenciatura, produção de website e vídeos do projeto.