O digital, hoje em dia, está em muitos setores da nossa sociedade e, inevitavelmente, na Escola também. É inquestionável a sua importância em muitos setores dos nossos cotidianos e no modo como pode influenciar nas decisões dos cidadãos. A Escola deverá, assim, ter um papel importante e é convidada, também, a atuar na preparação dos indivíduos que, cada vez mais, têm uma presença digital e recebem, por esta via, muita da informação que consomem. Por outro lado, as tecnologias permitem também colocar em prática novas metodologias de ensino e aprendizagem, que podem alterar os papéis tradicionais de professor e alunos, na Escola.
Com a pandemia que atravessamos, muitos professores e alunos foram obrigados, em muito pouco tempo, a adaptar-se a um ensino em que não podiam estar fisicamente presentes e as tecnologias digitais assumiram um papel muito importante neste contexto de transição, em que a Escola não pode funcionar como habitualmente.
Neste encontro, organizado pelos dois lados do Atlântico (Portugal e Brasil), pretendemos debater a importância do Digital na década de 20 e o modo como as políticas educativas dos dois países, as escolas, os professores e os alunos se adaptaram a esta nova realidade, ouvindo decisores, gestores públicos, investigadores e professores.
Os eixos temáticos são:
- A cidadania digital
- Políticas Públicas para Educação no enfrentamento da COVID-19
- Formação em tempos de Pandemia
- Práticas educativas em tempos de Pandemia
Todos os trabalhos aceites para apresentação no Encontro serão publicados no livro de atas/anais, em formato digital. Alguns dos trabalhos poderão ser propostos para publicação, em versões estendidas, numa das revistas Medi@ções, Edutec e Série-Estudos de acordo com as normas das respectivas revistas.
O encontro decorrerá nos dias 14 e 15 de maio das 09h00 às 13h30 (hora de Brasília) e das 13h00 às 16h30 (hora de Portugal continental) totalmente online, permitindo que o diálogo ocorra em simultâneo, com intervenientes de ambos os países.