Ana Amélia de Carvalho
Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Leciona na área de Tecnologia Educativa sobre jogos, comunicação, testes de usabilidade, formação online aos cursos de 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo. Também tem lecionado em cursos de formação de professores, de Mestrado e de Doutoramento no Brasil, em Moçambique, em Timor e na República das Maldivas.
Tem coordenado vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem integrado equipas de projetos europeus. A sua investigação tem-se focado nos processos de ensino com recurso a dispositivos móveis, metodologias ativas, jogos digitais educativos e sobre abordagens pedagógicas no ensino superior. Tem publicado no país e no estrangeiro e tem sido convidada para proferir conferências em eventos nacionais e internacionais.
É coordenadora do LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa) na Universidade de Coimbra, dinamizando o congresso internacional – Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML- 6ª edição), em maio de 2021.
Camila Celeste Brandão Ítavo
Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), em Minas Gerais. É vice-reitora, pelo segundo mandato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande/MS. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). É Mestre em Ciência Animal pela UFMS (2004) e Doutora em Zootecnia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Botucatu/SP. É professora Associada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da UFMS. Foi Diretora da FAMEZ e a primeira tutora do PET Zootecnia. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e atua na área de nutrição de ruminantes e produção de ovinos.
Catarina de Almeida Santos
Graduada em Pedagogia, especialista em Gestão da Escola Pública (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2002) doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008) e Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) e Membro do Comitê Diretivo da CNDE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à educação, qualidade da educação, educação superior, militarização das escolas públicas no Brasil, gestão democrática e educação a distância. É membro da pesquisa “EVASÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA: estudos sobre o perfil dos evadidos e fatores interferentes” e vice- Coordenadora da Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão, financiada pelo CNPq e coordenadora da mesma pesquisa na Universidade de Brasília. É coordenadora da Pesquisa: Expansão da Militarização da Educação no Brasil, desenvolvida na UnB e financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal-FAP-DF
Cristina Maria Gomes da Silva
Diretora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), desde 2018, 57 anos, Socióloga, Doutorada em Sociologia, no ISCTE-IUL, em 2014.
Tem desenvolvido trabalho de investigação e formação de professores e educadores nas áreas da Sociologia da Educação, da Sociologia da Juventude e da Família e com interesses no âmbito das Políticas Públicas, da Cidadania e da Participação Democrática dos cidadãos na escola e na sociedade em geral.
Iniciou a atividade docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal em 1990, onde é Professora Adjunta desde 1996. Para além da atividade letiva tem pertencido e dirigido vários órgãos estatutários da ESE/IPS. Entre fevereiro de 2016 e abril de 2018 integrou a equipa dirigente da ESE como Subdiretora e em maio de 2018 foi eleita para o cargo de Diretora.
Para além das atividades desenvolvidas no âmbito da ESE/IPS, foi membro efetivo da Direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior-SNESUP (1990-1992); Cocoordenadora do Sistema de Observação de Percursos de Inserção dos Diplomados do Ensino Superior-ODES, na Direção-Geral do Ensino Superior (1998-2000) e membro convidado do Observatório de Escolas do ICS-UL (2006-2010). Entre novembro de 2016 e novembro de 2019 foi a representante de Portugal no Conselho da Europa, no Projeto de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos.
Daiani Damm Tonetto Riedner
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais, aprendizagem criativa, recursos educacionais abertos e educação a distância. Atualmente é Secretária de Inovação Pedagógica Digital da Agência de Educação Digital e a Distância – AGEAD/UFMS. É representante institucional da UniRede e Coordenadora Adjunta UAB na UFMS.
Helder Lima Gusso
Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2013) e mestre (2008) em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Coordena a plataforma Operanda de cursos online de educação científica na UFSC. Trabalha nos campos da Educação científica, Ensino on-line; Programação de ensino; e Ensino e aprendizagem de comportamentos profissionais
João Correia de Freitas
É doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Professor Auxiliar e investigador da Nova School of Science and Technology (FCT/UNL), coordenador do Mestrado em Educação, e responsável pelo Laboratório de e-Learning da mesma faculdade desde 2008
É coordenador do Grupo de Trabalho Ambientes e Práticas Emergentes da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sócio fundador e atual presidente da Direção da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa e colaborador da APDSI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e da Ordem de Biólogos.
João Costa
Secretário de Estado Adjunto e da Educação
É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Doutorou-se em Linguística em 1998, na Universidade de Leiden, na Holanda, tendo sido investigador visitante do MIT.
Licenciou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia até novembro de 2015.
Foi Secretário de Estado da Educação no XXI Governo Constitucional.
Foi membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística.
É Professor convidado em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha, Holanda e Itália.
No âmbito da sua atividade de investigação, a sintaxe teórica, a aquisição e desenvolvimento da linguagem e a linguística educacional, é autor de inúmeros artigos, capítulos de livros e livros.
José Vítor Pedroso
Diretor-Geral da Educação e Diretor na European Schoolnet.
Sociólogo de formação, coordenou e participou, durante o seu percurso profissional, em diversos projetos nacionais e europeus, nomeadamente na área da utilização educativa das tecnologias de informação e comunicação.
Foi Diretor de Serviços de Projetos Educativos, na Direção-Geral da Educação. Coordenou a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), participou no Plano Tecnológico da Educação, na Equipa Computadores, Redes e Internet nas Escolas (CRIE), na Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa (uARTE) e foi Diretor do Centro de Competência Nónio Século XXI da Malha Atlântica.
Maria Cristina Lima Paniago
Possui graduação em Letras – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science – Faculty of Human Ecology. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores e práticas docentes. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq.
Miguel Figueiredo
Licenciado em Matemática e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, é Professor Adjunto e lecciona na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
É membro Conselho Técnico-Científico e Vogal da Comissão Permanente deste órgão e do Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS).
Foi Vice-Presidente / Subdiretor da ESE/IPS entre Julho de 2008 e Fevereiro de 2016.
Atualmente, desempenha as funções de coordenação do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, sendo responsável pelo projeto EduScratch, premiado em 2014 pela Rede TIC e Sociedade, promovendo a utilização educativa do ambiente gráfico de programação Scratch.
Ainda na área da programação, é o coordenador, na ESE/IPS, do Projeto GEN10S Portugal e participa no Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal. Tem coordenado e participado em projetos que incluem formação em TIC de professores em Angola (PREPA, PAT) e Guiné-Bissau (PRECASE).
Miriam Arguelho
Doutora em Educação, pela Universidade Católica Dom Bosco (2018); mestrado em Educação pela Universidade do Minho-UM (2003), pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning, pela Universidade de Coimbra (2005); graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Pedro Dominguinhos
Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), desde 2014 e Vice-Presidente, entre 2009 e 2014. Atualmente também é Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), funções que iniciou em maio de 2018, tendo antes sido Vice-Presidente do mesmo Conselho.
Doutorado em Gestão (2007), é Professor Coordenador na da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS, tendo iniciado as suas funções em 1995 e 2009, onde leciona nas áreas da economia e gestão.
Rúbia Renata Marques
Possui graduação em Agronomia pela Fundação Educacional de Ituiutaba/Universidade do Estado de Minas Gerais (2001), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é membro de comissão – Secretaria Estadual de Produção e Turismo – MS e pró-reitora de graduação e Extensão da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência em gestão acadêmica do Ensino Superior e na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, calcário, soja, calagem e gesso.
Waldir Leonel
Possui graduação em Ciências – habilitação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), graduação em Geografia pela Faculdade Rui Barbosa (1989) e em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá (2009). Possui mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2002) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Docente concursado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, com dedicação exclusiva no curso de turismo – Ênfase em empreendedorismo e políticas públicas, atualmente cedido para o município de Campo Grande/MS para exercer a função de Superintendente de Gestão das Políticas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de educação e turismo, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Local, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, estratégias educacionais e políticas educacionais na educação básica.