Cada vez mais ouvimos falar do termo “cidadania digital”. Mas o que significa verdadeiramente?

De um modo geral, cidadania digital é um conceito usado e compreendido, por toda a sociedade, quando existe a referência a uma utilização responsável e informada da tecnologia, por parte dos cidadãos.

Mas qual é a sua importância?

Como sabemos, o digital veio para ficar e a capacitação digital dos cidadãos é um dos grandes objetivos nacionais e europeus.

São vários os documentos que têm sido criados, pela Comissão Europeia e pelo Governo Português, no sentido de preparar os cidadãos para viver na era digital, assegurando os seus direitos e reforçando os seus deveres enquanto cidadãos digitais.

Desta forma, numa sociedade onde os jovens estabelecem contacto com o digital, de forma cada vez mais permanente, é importante promover o desenvolvimento das suas competências digitais, assim como sensibilizá-los para o uso seguro e crítico das tecnologias digitais, de forma a que tomem consciência dos perigos que o digital pode trazer e perceber quais os comportamentos que deverão adotar.

Como?

Apesar de todo o trabalho que tem vindo a ser realizado, existe ainda, por vezes, alguma incapacidade dos jovens de discernir e utilizar correta e conscientemente as tecnologias.

Para além disso, com o Plano de Transição Digital na Educação (PTDE), a maioria dos alunos passou a ter, à sua disposição, um computador com acesso à Internet, pelo que se torna imperativo discutir estas questões da cidadania digital.

Assim, é fundamental que os professores possam discutir estas temáticas com os seus alunos, de forma a que os jovens reflitam, de forma crítica, sobre: a utilização que fazem das tecnologias digitais; a forma como acedem aos recursos que têm à sua disposição e os riscos inerentes a essa utilização, entre outros.

Em Portugal, a Direção-Geral da Educação (DGE) é responsável pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, que “tem como missão promover a Cidadania Digital e a Educação para os Media nas Escolas” (https://www.seguranet.pt).

O Centro de Sensibilização SeguraNet é responsável por diversas iniciativas e materiais disponibilizados a crianças e jovens, pais e educadores, que têm também vindo a ser utilizados no desenvolvimento de muitas iniciativas levadas a cabo pelos Centros de Competência Tic, de todo o país.