De forma a trabalhar as questões da cidadania digital, construímos alguns recursos que poderão ser úteis para o trabalho a realizar com os alunos, em diferentes áreas: “Copiar e colar”; “Há vida offline“; “O meu computador”; “Privacidade e dados pessoais”; “Conviver na internet”; “Pensar antes de publicar”; “Sentido Crítico” e “Sexting”, entre outros.

Para além da perspetiva de trabalho neste domínio, os recursos que aqui apresentamos têm também como grande potencialidade, o desenvolvimento: (i) da capacidade de reflexão; (ii) do espírito crítico; (iii) de competências de resolução de problemas; (iv) do trabalho colaborativo; (v) de competências de criação; (vi) da criatividade; (vi) da capacidade de comunicação e partilha.

Assim, cada recurso que apresentamos, tem associado:

1. O link para o recurso;

2. O link para o guião, que contém o enquadramento e os respetivos objetivos;

3. O link para uma proposta de exploração pelos professores. Neste caso, é apenas uma proposta que os docentes podem adaptar, tendo em conta as características dos seus alunos, recursos tecnológicos disponíveis e as suas próprias convicções. Pretende fornecer algumas ideias de exploração, uma vez que sugere uma linha metodológica e os respetivos tempos para o desenvolvimento das atividades propostas.