O projeto será colocado em prática pelos dois Centros de Competência pelo que será selecionada uma turma de Setúbal e uma turma de Aveiro, do ensino secundário (10.º ano).
O projeto contará com a colaboração de, pelo menos, um ou dois professores do conselho de turma de cada grupo de alunos, preferencialmente ligados à Cidadania.
Fases do projeto:
Fase 1 – Apresentação do projeto à Direção da escolas e seleção de uma turma por escola
Fase 2 – Construção e aplicação de um questionário nas duas escolas:
Será construído com os jovens das duas turmas um questionário a aplicar nas duas escolas, para tentarmos saber mais alguns dados sobre a utilização que os jovens fizeram e fazem da Internet, bem como sobre as suas perceções acerca das práticas dos jovens online, descrevendo as oportunidades e riscos da Internet na visão dos próprios jovens.
Neste questionário procuraremos também averiguar as competências digitais dos jovens envolvidos.
Fase 3 – Análise e tratamento de dados
Depois de aplicado o questionário, serão trabalhados os dados e apresentados aos jovens para que sejam identificados os principais problemas onde considerem importante intervir.
De seguida, na fase 4, trabalharemos com as duas turmas em sessões separadas, discutindo com os alunos os temas que estes trouxerem como sendo as suas preocupações e a sua visão sobre a vida online.
Fase 5 – Trabalho conjunto entre as duas turmas
Serão organizadas sessões com as duas turmas, por videoconferência, com o objetivo de perceber se os resultados foram significativamente diferentes nas duas escolas e delinear os materiais a produzir na fase 6.
Fase 6 – Construção de materiais e divulgação de materiais
Depois de realizado este trabalho de discussão e sensibilização para as questões do uso seguro da Internet, os alunos serão desafiados a produzir conteúdos, que serão depois disponibilizados, num espaço criado para o efeito, e que serão largamente divulgados e partilhados por outras turmas da escola ou de outras escolas.
Nesta fase poderá ser realizada uma sessão de apresentação à comunidade educativa dos materiais produzidos.
Fase 7 – Formação a outros jovens e adultos com os recursos produzidos pelos alunos – pretende-se que os jovens criadores de recursos dinamizem sessões de formação voluntária a outros elementos da comunidade educativa sobre os temas que consideraram pertinentes, usando os recursos que desenvolveram
Fase 8 – Avaliação No final, avaliaremos o impacto do projeto, quer junto dos alunos das turmas envolvidas, quer junto de outros elementos da comunidade que tenham tido acesso aos recursos produzidos.