Maria José Loureiro
A professora Maria José Loureiro é Licenciada em Ensino de Francês/Português. É mestre em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa e doutorada em Didática do e-learning. Para além de ter lecionado as disciplinas de francês e Português durante cerca de 20 anos nos ensinos básico e secundário exerceu funções de orientadora de francês nos estágios integrados nas universidades de Aveiro e de Coimbra. É formadora de professores e de formadores na área das TIC e integra grupos de investigação nacionais e internacionais neste domínio. Faz parte da comissão de referência de revistas da especialidade e de comissões científicas de congressos nacionais e internacionais. É presidente do Comité Executivo do “International Council of Educational Media” (ICEM). Atualmente desempenha funções de professora destacada no Centro de Competência TIC da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral de Educação (ERTE/DGE) na Universidade de Aveiro.
João Torres
O professor João Torres é licenciado em Matemática e tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática dessa disciplina. Está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Trabalha atualmente no Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Tem estado ligado, nos últimos anos, sobretudo à utilização educativa de linguagens de programação e robótica e ainda com a promoção da Literacia Digital.
Susana Senos
A professora Susana Senos é Licenciada em Inglês e Alemão, Mestre em Didática e possui, também uma Pós-graduação em Educação Especial (domínio Cognitivo e Motor). Desde 2015 que colabora com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, estando desde 2019 a desempenhar funções neste Centro, em regime de mobilidade parcial. A área das tecnologias digitais tem assumido um papel importante na sua área de atuação e a docente tem vindo a integrar vários projetos neste domínio. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, no IE da Universidade de Lisboa.
João Grácio
O professor João Grácio é licenciado em Português e Inglês mas tem vindo a realizar o seu percurso profissional no 1.º ciclo do Ensino Básico. Atualmente, trabalha no Centro de Competência TIC da ESE/IPS. Tem vindo a desenvolver vários projetos, ao nível da utilização das Tecnologias Digitais, em contexto educativo, no 1.º ciclo do ensino básico. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, no IE da Universidade de Lisboa.
Lídia Marôpo
Lidia Marôpo é professora adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no CICS.NOVA. É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa (2010), onde também concluiu investigação de pós-doutoramento (2011-2012), ambos com bolsas individuais da FCT. Sua investigação aborda principalmente a relação entre crianças, jovens e os media, com foco especial nas culturas digitais infanto-juvenis nos últimos anos. Participa de projetos e redes internacionais como o COST Action Transforming Audiences Transforming Societies e o ySKILLS e coordenou o projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED), financiado pelo IPS. Tem publicado tanto nacional quanto internacionalmente em periódicos como o Journal of Children and Media e Communication & Society e em editoras como Palgrave e Routledge.
Eduarda Ferreira
Eduarda Ferreira é psicóloga educacional e investigadora do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na FCSH / NOVA, Portugal. Com formação em Psicologia Educacional, mestrado em Sistemas de Gestão de e-Learning e PhD em Geografia Social e Cultural, os seus interesses de investigação são: TIC na educação, inclusão digital, web geoespacial, igualdade de género e sexualidades. Desenvolveu um projeto de investigação de pós-doc sobre “Gender@ICT: gaps, co-production and equity”. Participou nas equipas de investigação Net Children Go Mobile e EU Kids Online Portugal. Publicou e apresentou comunicações sobre tecnologias digitais, género e sexualidades.