Manhã na EB1 da Brejoeira para encontro informal com alguns professores interessados em avançar com a utilização do Scratch em contexto de sala de aula. Escola nova, muito grande, excelentes condições (mas ainda a funcionar de forma deficiente – electricidade ligada às obras não permite nem aquecimento, nem computadores, nem internet…), pelo menos quatro professores com vontade de se aventurarem. Iniciativa apoiada pelo coordenador da escola e que deverá ser desenvolvida em articulação com o PFCM da ESE/IPS.
Ocasião para falar com uma das turmas e desafiar os alunos para instalarem o Scratch e começarem as aventuras autonomamnete (e depois ensinarem a Professora Isabel… que reforçou o pedido… )
Tarde também muito especial numa escolinha que bem pode vir a tornar-se uma escola de referência… Tudo isto pela mão de uma professora entusiasta, Ana Chambel, que conheceu o Scratch no contexto do PFCM da ESE IPS (Scratch Day e Workshop de Scratch no Seminário final). Dezasseis crianças muito interessadas, algumas com necessidades educativas especiais, uma menina que sofre de síndrome de Vann der Knapp (doença incapacitante que a deixará completamente dependente do computador). Tarde inteira trabalhando com eles… e, pela primeira vez, uma conta de um aluno, uma conta da turma, os primeirros projectos publicados no portal e… no blogue da turma (que é excelente e construído pelas crianças com a ajuda da professora).
Já estão ali alguns craques a ajudar professora e colegas… e uma dinâmica de cooperação muito enraizada. Continuaremos a dar notícias!
http://terceirodaaiana.blogspot.com/