Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico

edf

O projeto Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com duração de 26 meses, pretende estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB), no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica. O projeto é coordenado pela Universidade do Minho e prevê um conjunto de pólos distribuídos geograficamente pelo território nacional de entre os quais se encontra a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS).
Pretende-se assim, distribuir a nível nacional os recursos, para implementar atividades de programação e robótica, e que estes pólos sejam consultores no desenvolvimento do referencial, que tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.
Nesta fase do projeto, pretende-se que educadores de infância e professores de 1.º CEB do distrito, interessados nesta temática, façam a sua pré-inscrição numa ação de formação contínua creditada. Prevê-se que a referida ação decorra entre junho e setembro de 2019, com uma duração de 25 horas e seja organizada por uma metodologia b-learning, com três a quatro sessões presenciais, sendo o restante tempo acompanhado por via de uma plataforma Moodle. As sessões presenciais decorrerão na ESE/IPS.
Está em curso o período de pré-inscrição na formação em  https://goo.gl/forms/zwMpghxUBeHGdY3J2.
Para uma segunda fase do projeto serão selecionados alguns dos professores e educadores que participaram na formação e que darão um valioso contributo para estudos de caso a desenvolver em todo o país.
A equipa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal é constituída pelos docentes: Maria Rosário Rodrigues (rosario.rodrigues@ese.ips.pt); Miguel Figueiredo (miguel.figueiredo@ese.ips.pt) e João Torres (joao.torres@ese.ips.pt). Em caso de alguma dúvida, pode contactar por esta via.
Para mais informações sobre o projeto, poderá consultar o respetivo site em https://www.nonio.uminho.pt/kml2/

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.