O ciclo de 4 eventos de Lançamento da Iniciativa Líderes Digitais 2021/22 teve início no dia 20-01-2022 e esta primeira fase do projeto foi concluída hoje, 10-02-2022, com a sessão para os Líderes Digitais (3.º ciclo e secundário).
O lançamento da edição de 2021/22 do projeto, que teve lugar no dia 20 de janeiro, reuniu os responsáveis pela iniciativa da DGE, representados por Carla Lourenço e Lígia Azevedo, e dos dois Centros de Competência, agora associados ao projeto, ccTICuA e CCTIC ESE IPS nas pessoas dos professores em mobilidade nestes centros: Maria José loureiro e Susana Senos, na Universidade de Aveiro, e João Torres e João Grácio na ESE de Setúbal.
De salientar a presença de uma Líder e uma ex-Líder digitais, ambas Embaixadoras do “BIK Poject – Better Internet for Kids”, Joana Martins e Catarina Semedo Oliveira, o que constituiu o momento alto do evento. Estas alunas, a primeira com o papel de moderadora da sessão e a última, interveniente com uma breve comunicação sobre a importância do papel do Líder Digital na escola atual, foram uma fonte de inspiração para os participantes, pelas palavras veementes, esclarecedoras e conscientes que pronunciaram, sobre a importância do envolvimento em iniciativas do género.
Ao evento, juntou-se um elevado número de professores que ultrapassou as duas centenas e foram explicados tanto o projeto como a forma de participação no mesmo. A avaliação da sessão, feita pelos circunstantes, permite deduzir que a iniciativa vai contar com muitas escolas entusiastas.
O segundo momento, no dia 2 de fevereiro, consistiu numa sessão de formação, sob a forma de Ação de Curta Duração (ACD), destinada aos professores que vão acompanhar as equipas deste ano, e contou com a partilha de Professores, Líderes Digitais e Líderes Digitais Benjamins com larga experiência no projeto, estando representadas escolas da região Autónoma da Madeira, de Santo Tirso e de Cascais. Assinalaram a presença na sessão 75 professores.
Foi revelador ver alguns dos trabalhos realizados nas escolas e assistir ao testemunho dos jovens, na 1.ª pessoa, sobre a sua participação na Iniciativa. Para além do maior esclarecimento e perceção sobre a vida online, é notório o desenvolvimento de outras competências nos mais novos. Destacamos a capacidade de trabalho em equipa e a de exporem, com grande presença e sentido de responsabilidade, o trabalho que desenvolvem, de uma forma clara, estruturada e aliciante!
Foram também estas as conclusões a que chegaram os professores participantes na ACD, os quais aclamaram, em uníssono, o teor e conteúdos da Ação.
No dia da Internet mais segura, dia 08-02-22, foi a vez do evento destinado aos Líderes Digitais Benjamins. A sessão foi conduzida e moderada pelo aluno Guilherme Santos que, apesar da sua jovem idade, dirigiu a sessão com mestria e contou, igualmente, com testemunhos de alunos do 1.º e do 2.º ciclo, todos eles Líderes Digitais Benjamins, com vasta experiência na área. É de salientar o elevado nível de proficiência destes alunos, bem como a motivação que constituíram para os colegas das escolas presentes que ascenderam a mais de seis centenas.
O último momento do ciclo de eventos da Iniciativa de lançamento de projeto, decorreu na manhã do dia 10 de fevereiro, como referido no início desta notícia.
Dirigiu a sessão a aluna ex-líder digital Catarina Oliveira, tento estado presentes no alinhamento da sessão – com ricos testemunhos, o ex-líder digital e também Embaixador do “BIK Poject – Better Internet for Kids”, João Pedro Martins, a Líder Digital do secundário Joana Martins e os Líderes Digitais do 3.º ciclo, Vicente Almeida e Manuel Marques.
Dada a elevada maturidade dos alunos, esta sessão constituiu uma verdadeira “preleção de cátedra” uma vez que os intervenientes demonstraram uma sensibilidade e aptidão não muito comuns para o desempenho de funções desta natureza. Foram ouvidas palavras como “a beleza do Projeto”, “a magia do projeto”….. Alguns destes jovens testemunharam a forma como o projeto determinou muitas das suas escolhas pessoais e profissionais: o jovem João Pedro, de 24 anos, trabalha nesta área, a Catarina está em ano “sabático” à demanda de projetos comunitários, a Joana já sabe que, siga o que seguir, não deixará nunca o mundo da comunicação.
Estamos em crer que o projeto será mais uma vez coroado de sucesso e acreditamos também que, muitos dos jovens que agora vão dar os primeiros passos como Líderes, (participaram na sessão mais de 800 alunos, acompanhados por dezenas de professores) se sentirão mais ricos e marcados indelevelmente pelo projeto, pela educação que o mesmo constitui para a cidadania digital, para os valores, em suma, para o saber-estar e saber-ser “com e para os outros”.