Depois de dois anos de interregno, a comemoração do Scratch Day voltou à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no passado dia 21 de maio de 2022. Mais de 100 crianças e adultos, de vários pontos do país, juntaram-se para cantar os parabéns ao Scratch e partilhar experiências.
Na mesa de abertura do evento estiveram presentes representantes do CCTIC-ESE/IPS, Dr. Miguel Figueiredo, da Direção Geral de Educação, através da Chefe da Equipa RTE, Dr.ª Carla Lourenço, da Escola Superior de Educação, através do seu Subdiretor, Prof. Doutor João Pires e do Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua Presidente, Prof.ª Doutora Ângela Lemos.
A sessão plenária, com Teresa Marques e Miguel Figueiredo, foi apresentado o balanço de um percurso de 15 anos, em torno desta linguagem de programação e do projeto EduScratch. Foram recordados vários momentos de partilha e crescimento comum, mas sobretudo pessoas que, connosco, trilharam este caminho de uma década e meia.
Seguiu-se um painel muito especial, que também já é uma tradição na comemoração do Scratch Day, em Setúbal, onde são os alunos os protagonistas. Sete grupos de alunos, vindos de vários pontos do país, apresentaram os seus projetos elaborados em Scratch, (alguns com uso do Makey Makey) e Pictoblox e estiveram ainda disponíveis para responder às questões colocadas pela audiência. Um momento alto do programa, onde estes pequenos programadores nos mostraram que, além de programadores de excelência, são também ótimos oradores e comunicadores.
Depois do Painel, foram distribuídos os prémios às 9 equipas de alunos vencedoras da edição deste ano do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!“, cujo tema foi “A Terra, a nossa única casa no Universo”, numa parceria com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que muito agradecemos. Entre os prémios, cada equipa contou com a oferta de um robô educativo, oferecido pela Clementoni, que tem apoiado o concurso nos últimos anos.
Este ano, num formato um pouco mais curto, não contamos com a habitual lição do Avô Fred, nem com o a sessão prática que normalmente nos oferece neste dia, mas pudemos contar com a sua presença num momento especial para todos nós. Agradecemos ainda a presença dos colegas dos CCTICs que estiveram presentes (Aveiro, Santarém e Viseu) e de colaboradores, como o Filipe Galego, que vieram de longe para comemorar este dia connosco, ou a Helena Romano, a Filipa Chambel, a Paula Pinto e o Paulo Torcato, que vindos de mais perto, estão sempre connosco e são colaboradores fundamentais do trabalho do CCTIC nesta área. Tivemos também a representação da CPCJ de Setúbal, na pessoa da Dr.ª Isabel Braz.
Um agradecimento especial também aos funcionários da ESE/IPS que colaboraram com o evento, e, em especial, ao Francisco Matias, que fez o registo dos momentos do evento que divulgaremos em breve.
No final, como manda a tradição, cantamos os parabéns ao Scratch e comemos o bolo de aniversário.
Foi um dia fantástico que esperamos poder voltar a repetir nos próximos anos, juntando em Setúbal professores, alunos e pais que gostam de programar!