Contributo do EduScratch para o II Congresso Internacional das Ciudades Creativas: vídeo – “Projeto EduScratch – Rumo à sociedade criativa”
Da sociedade industrial à sociedade do conhecimento foi um passo. Mitchel Resnick (MIT) afirma que só o conhecimento não é suficiente num mundo desafiador em constante, rápida e imprevisível transformação. É urgente dar o passo seguinte em direcção à “Sociedade Criativa”. As tecnologias, se usadas de forma adequada (creative computing), podem fazer a diferença na formação dos cidadãos. É assim que nasce o Scratch no MIT (2007). Um ambiente gráfico de programação que permite colocar os alunos no centro da criação de conteúdos abrindo horizontes para além do consumo desenfreado e acrítico) e os pode levar a resolver criativamente problemas de contornos mal definidos competência indispensável para a vida e na atual sociedade).
O Centro de Competência TIC da ESE/IPS, reconhecendo a importância de promover nas escolas a utilização desta ferramenta, está a desenvolver desde 2010/2011 um projeto – EduScratch http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/ – que tem como meta o desenvolvimento de uma comunidade de educadores em torno da utilização do Scratch em contexto escolar. São já muitas e variadas as experiências no terreno em escolas que não receiam dar o passo na mudança das abordagens educativas rumo à sociedade criativa.