11 e 25 de fevereiro, 17 de março 2012
Ação de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e nos 2º e 3º ciclos do ensino básico
Destinatários: Professores de Matemática do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Número máximo de participantes: 20
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 15 horas presenciais e 15 horas de trabalho autónomo
Formadores: Miguel Figueiredo e Teresa Marques (Centro de Competência TIC da ESE/IPS)
Creditação: Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, esta ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500;
Creditação máxima de 1,2 créditos
Conteúdos:
- Análise de situações de utilização das TIC em contexto educativo, de apoio ao desenvolvimento de atividades na disciplina de Matemática
- Exploração da ferramenta didática Scratch, com vista à construção e partilha online de projetos com potencial educativo para disciplina de Matemática
- Potencialidades do Scratch nos processos de ensino/aprendizagem e estratégias de utilização desta ferramenta em contexto escolar : modelos de planificação de situações de aprendizagem com recurso à utilização desta ferramenta (em interação com outras ferramentas TIC) pelos alunos
- Planificação/desenvolvimento de situações de aprendizagem na disciplina/área de Matemática para serem implementadas em sala de aula e que envolvam os alunos na construção de um projeto.
- Análise e avaliação das atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula.
- Partilha das planificações e das atividades desenvolvidas.
Calendarização: As sessões presenciais terão lugar ao sábado, das 8h30min às 13h30min, nos dias 11/02/2012, 25/02/2012 e 17/03/2012
Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Inscrições: As inscrições nesta ação de formação são feitas preenchendo o formulário online.
Preço:
Educadores e professores colaboradores da ESE/IPS – 50,00€
Outros educadores e professores: – 75,00 €
Informação no portal EduScratch