25 de janeiro de 2021

O site oficial do projeto possui todos os outputs produzidos: a publicação dirigida a professores do  Ensino Superior (em 5 línguas) e os cursos desenvolvidos pelos parceiros.

 


 

A equipa portuguesa do projeto foi responsável por duas comunicações na Conferência de Disseminação. Deixamos aqui os suportes utilizados  nas referidas comunicações.

Rodrigues, M. R. (2021, January 14). Intellectual Output no 1—Publication for academic teachers – presentation of the output. International On-line Conference “Soft skills of students,” online. PPT
Pires, A. L. O. P., Ferreira, E. (2021, January 14). Intellectual Output no 2 – Course 1 – Digital technologies in the process of teaching and learning. International On-line Conference “Soft skills of students,” online. PPT

 


14 de janeiro de 2021

Neste dia vai realizar-se a conferência final de divulgação dos resultados do projeto.

Programa da conferência (hora da europa central)

Conference-Graphics-FINAL

 

Graphics - IPS          Graphics - ISSBS

Graphics - THD         Graphics - WSPA

A Conferência foi divulgada nos seguintes meios:

FaceBook

FaceBook do Instituto Politécnico de Setúbal

Site do Instituto Politécnico de Setúbal

FaceBook do Instituto Politécnico de Setúbal

Notícia no Tome Nota

Notícia no Jornal Online Rostos


 

1 de junho a 24 de setembro de 2020

O curso, que funcionará a distância, é composto por 5 módulos de formação, centrados na utilização das tecnologias no Ensino Superior. Cada módulo tem uma carga de trabalho prevista de 15 horas, distribuídas por dois ou três tópicos. Destas 15 horas por módulo, com cerca de 3 horas de trabalho síncrono, todas as outras horas serão de trabalho autónomo, com materiais ou de interação assíncrona.

O trabalho previsto para cada tópico organiza-se de acordo com a seguinte sequência: inicia-se com disponibilização de recursos que serão trabalhados autonomamente com vista à participação num fórum e numa sessão assíncrona, segue-se uma sessão síncrona com todos os participantes e termina com um quizz de autoavaliação.

As inscrições serão feitas por módulo e os docentes do IPS poderão frequentar um ou mais módulos. Em cada módulo prevê-se, no máximo, 20 participantes. No final de cada módulo é necessário que os formandos respondam a um questionário com a finalidade de melhorar/ajustar a formação piloto.

Na data correspondente ao início da formação de cada tópico, serão disponibilizados os recursos e as atividades correspondentes na plataforma Moodle.

Os formandos que desenvolverem todas as atividades propostas em cada módulo terão um certificado de participação na formação. Os certificados serão emitidos por módulo.

Equipa de formadores

 eu Maria do Rosário Rodrigues é doutorada em Multimédia em Educação e professora no Departamento de Ciências e Tecnologias da Escola de Superior de Educação, desde 1986. A sua atividade profissional centra-se na integração das TIC no currículo e no design, desenvolvimento e avaliação de recursos digitais de aprendizagem. Participou em alguns projetos europeus, nomeadamente, o EEP – Empowering E-Portfolio Process, financiado pelo programa Erasmus + KA2.
 ana Ana Luísa Oliveira Pires é Professora Coordenadora da Escola de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal desde 2007, no Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia. É investigadora no CICS.NOVA (Universidade Nova de Lisboa), e as suas principais áreas de investigação são Aprendizagem ao Longo da Vida, políticas de ensino superior, aprendizagem de adultos e desenvolvimento e reconhecimento de competências. Atualmente, está envolvida  num projeto de Parcerias Estratégicas Erasmus+ KA2 e possui várias publicações internacionais e nacionais na área de Educação de Adultos particularmente no ensino superior.
 ana Elsa Ferreira é professora de Ciências Empresariais na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal, desde 1996. É doutorada em Gestão e o seu principal interesse de investigação é a influência das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de regiões e das sociedades. Tem um interesse especial em novos públicos para o ensino superior e novas metodologias /abordagens que possam contribuir para a aprendizagem e sucesso dos alunos.
 j João Torres é professor de Matemática, mestre em Educação, na especialidade de didática da Matemática, e está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Exerce funções no Departamento de Tecnologias da Escola Superior de Educação e no seu Centro de Competências TIC. Já trabalhou na Equipa Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção Geral de Educação (DGE) com o foco da sua atividade na utilização segura das tecnologias. Tem trabalhado, nos últimos anos, sobretudo com a utilização educativa de linguagens de programação e robótica e ainda com a promoção da Literacia Digital. É especialista convidado para o desenvolvimento e lecionação do módulo de Utilização segura das Tecnologias.
 m Mário Barroso Baía é mestre em Informática e Educação e professor do Departamento de Ciências e Tecnologias da Escola Superior de Educação do IPS desde 1997. A sua atividade profissional centra-se principalmente na integração de TIC no currículo (formação inicial e desenvolvimento profissional dos professores) e no design, desenvolvimento e avaliação de recursos digitais de aprendizagem. Participou em alguns projetos europeus, a saber, “VITRINE – VIRTUAL TRAINING IN THE INFORMATION SOCIETY” – Programa Leonardo da Vinci, Projetos UE e Hiflex II.

calendario

Número de participantes

grafico

Avaliação dos cursos pelos participantes

Média das respostas dos participantes às perguntas fecadas (escala de 1 a 5)

avalia 1

Quanto as perguntas abertas, a recomendação mais frequente dos participantes relacionou-se com a quantidade de trabaho e o tempo dedicado à formação. Tratando-se de um curso piloto, os tempos de formação foram muito curtos para os objetivos que traçamos.

 

24 a 26 de junho 2020

Capture

Nos dias 24, 25 e 26 de junho decorram online, via Teams, as sessões de formação dos vários cursos desenvolvidos pelos parceiros do projeto.

No primeiro dia foram apresentados os cursos Intercultural entrepreneurship – how to include intercultural aspects in regular classes, desenvolvido pelos parceiros Alemães e Teaching creativity, innovation, critical thinking and teamwork skills desenvolvido pelos parceiros eslovenos.

No segundo dia foram os parceiros portugueses do IPS que apresentaram o curso Using digital technologies in the process of teaching and learning e os parceiros polacos terminaram as sessões de formação com o curso por eles desenvolvido – Teaching of how to learn – through experimentation, experience and other methods activating students.

Estas sessões de formação foram integradas no programa de formaçao do IPS. Os docentes mostraram interesse nas temáticas e registamos 32 inscritos, do quais 26 participaram ativamente nas sessões.

No final de cada sessão os participantes responderam a um questionário no qual exprimiram as suas opiniões sobre a qualidade da formação.

A sessão do último dia foi orientada para a discussão dos resultados obtidos pelas respostas aos inquérito.

No caso do curso desenvolvido pelos docentes do IPS, as opiniões dos participantes foram muito boas. Resumimos na tabela seguinte os indicadores quantitativos recolhidos.

1. Was the quality of the content consistent throughout the course? (please mark in each question from 1 to 5, where 1 is very low, 5 is very high)resultado: 4,42

2. How engaging would you say the overall content was? (please mark in each question from 1 to 5, where 1 is very low, 5 is very high) – resultado: 4,42

3. Was the content in-depth enough? (please mark in each question from 1 to 5, where 1 is very low, 5 is very high) – resultado: 4,42

4. How would you rate the overall course content? (please mark in each question from 1 to 5, where 1 is very low, 5 is very high) – resultado: 4,5

5. Was the course easy to follow?? (please mark in each question from 1 to 5, where 1 is very low, 5 is very high) – resultado: 4,67

Estes resultados foram obtidos a partir de 12 respondentes distribuidos por países parceiros como representado no gráfico seguinte.

aa

 

 


 

29 de abril de 2020

capa pt

Foi tornada pública a versão portuguesa do Output 1, intitulada “Contributos para a prática docente – Publicação para professores do ensino superior”. O documento encontra-se disponível na página Publicações.

 


 

20 de março de 2020

Foi disponibilizada a versão inglesa do Output 1, designada “Improve your teaching – Publication for academic teacher”. O documento encontra-se disponível na página Publicações.

capa output1

 


 

11 de março de 2020

Jornal do IPS - Edição de fevereiro/março de 2020
Jornal do IPS – Edição de fevereiro/março de 2020

A edição do Jornal do IPS, no seu número de fevereiro/março de 2020, publicou uma notícia sobre o projeto. A notícia refere os trabalho efetuados na reunião de todas a equipa do projeto que referimos na notícia de 3 e 4 de fevereiro de 2020. A imagem seguinte reflete a notícia publicada na página 7 do jornal.

Página 7 do jornal MOVEte
Página 7 do jornal MOVEte

Para além da versão papel, o jornal possui também a possibilidade de consulta e leitura online, numa versão ISSUU.

 


3, 4 e 5 de fevereiro de 2020

O encontro de todos os parceiros do projecto, que teve lugar em Setúbal, no Instituto Politécnico, foi divulgado nas redes sociais.

elsaaa1

 


 

3 e 4 de fevereiro de 2020

Em fevereiro de 2020 a equipa reuniu em Setúbal, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Reunião da equipa em Setúbal
Reunião da equipa em Setúbal

Nesta reunião aprovou-se o Output1 e apresentaram-se e discutiram-se os módulos de formação que cada um dos parceiros estãoa  desenvolver.

Nesta reunião, o IPS foi representado pelos professoras  Maria do Rosário Rodrigues, Ana Luisa Oliveira Pires, Elsa Ferreira, Mário Baía e João Torres. Esteve também presenta a Ana Dias, Técnica Superior de apoio ao projeto.

 


3 de outubro de 2019

Segundo encontro presencial da equipa, em Celje, na Eslovénia. A equipa portuguesa esteve representada pelas professoras Elsa Ferreira da EST Setúbal e Maria do Rosário Rodrigues da ESE.

Eslovénia
Eslovénia

Nesta reunião discutiu-se o Output1 e sugeriram-se alterações e tomaram-se decisões sobre a estrutura dos cursos que serão desenvolvidos e constituirão o Output2.

 


Julho 2019

O projeto foi divulgado no facebook e na página da ESE.

Divulgação no FaceBook da ESE/IPS
Divulgação no FaceBook da ESE/IPS

 

Divulgação na página da ESE
Divulgação na página da ESE/IPS

 


 

7 de março de 2019

A  primeira reunião da equipa do projeto decorreu em Lublin, Polónia no dia 7 de março de 2019. A principal decisão nesta reunião presencial foi a distribuição das grandes temáticas pelos parceiros e a decisão sobre as linhas orientadoras para construção do Output 1 – “Contributos para a prática docente – Publicação para professores do ensino superior”. Nesta reunião, a equipa portuguesa foi representada pelas professoras Ana Luisa Oliveira Pires e Maria do Rosário Rodrigues.

Os temas foram distribuídos pelo parceiros do seguinte modo:

  • Aprender a aprender – através de experimentação, experiência e outros métodos de ativação dos estudantes, University College of Enterprise and Administration, Lublin, Polónia.

 

  • Modelando atitudes de criatividade, inovação, pensamento crítico e competências de trabalho em equipa, International School for Social and Business Studies, Celje, Eslovénia

 

  • Utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, escrito pela Escola Superior de Educação e pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal

 

  • Empreendedorismo intercultural – como incluir os aspetos interculturais nas aulas, Deggendorf Institute of Technology from University of Applied Sciences, Deggendorf , Alemanha
Reunião da equipa

Reunião da equipa

 

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