Para o ano letivo 2024/2025, propomos o tema “Os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões”,
A celebração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões oferece uma oportunidade única para a exploração do universo do poeta, para a valorização do seu imaginário, do seu legado literário e cultural e para a manutenção da sua influência intemporal.
Camões, muito além de ser apenas um poeta, é uma figura que orbita o imaginário cultural de Portugal e de todo o mundo lusófono, iluminando com a sua obra, a essência da língua, da história e da identidade portuguesas. Neste contexto, convida-se a comunidade de participantes a olhar de perto não só para “Os Lusíadas”, mas também para a sua vasta obra lírica e para a riqueza de reflexões que o autor deixou sobre o amor, a pátria, a coragem e a transcendência do espírito humano. Assim, redescobrir Camões é observar, a partir de múltiplas “órbitas” culturais e temporais, o impacto duradouro do seu legado na literatura, na filosofia e na identidade coletiva.
Em 1572, Camões deu ao mundo “Os Lusíadas”, uma epopeia que perdura, até hoje, na memória coletiva de Portugal e que traduz a profundidade das experiências de um povo navegante, que ousou aventurar-se no desconhecido.
Hoje, o desafio proposto passa por explorar a relevância de Camões, seja na análise do seu contexto histórico e social, seja na interpretação do seu impacto nas novas gerações de artistas, escritores e pensadores.
Redescobrir Camões na era digital, com suporte à tecnologia, implica que saibamos lidar com a informação para podermos dar credibilidade científica aos nossos trabalhos. Aqui deixamos sugestões de alguns recursos que depois de explorados e compreendidos, podem dar largas à imaginação na conceção dos trabalhos a produzir.
Não percas esta oportunidade única de homenagear a genialidade de Camões! Vamos juntos celebrar Camões e a riqueza da língua e cultura portuguesas!
Bora lá, tentar? Até onde nos leva a imaginação? Desafia-te e parte nesta aventura!
Tema: Os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões
E se Camões conversasse com as Pessoas de Hoje?
Luís de Camões, o autor de “Os Lusíadas”, o poeta que navegou pelos mares e viveu aventuras épicas, tem a oportunidade de conversar com algumas das figuras mais importantes da literatura, da política e da cultura portuguesa de hoje. O que ele diria? O que essas personalidades responderiam? O que conversaram entre si? O que eles teriam em comum? Como é que as diferentes épocas e experiências de vida iriam influenciar as suas opiniões?
Desafio
Que tal dar um toque de humor ao diálogo? Imaginem que Camões, ao ouvir José Saramago falar sobre seus livros, poderia ficar um pouco surpreso ou até um pouco ciumento. Ou talvez Marcelo Rebelo de Sousa tenha uma ideia maluca de criar um reality show sobre os navegadores portugueses! E quem sabe Sophia de Mello Breyner Andersen faça um comentário filosófico, mas com um toque de leveza. Bárbara Tinoco poderia até sugerir transformar “Os Lusíadas” em um grande hit pop!
Será uma conversa cheia de ideias, histórias e muita criatividade!
Caderneta de cromos: amores e desamores em Camões
Imaginem que, em vez de colecionar cromos de futebol ou de personagens de desenhos animados, pudessem ter uma caderneta cheia de cromos literários sobre os amores e desamores de Luís Vaz de Camões. Cada cromo representaria uma história de paixão, uma saudade ou um amor impossível vivido por Camões ao longo de sua vida.
A proposta será explorar os amores e desamores que marcaram a obra de Camões, usando uma linguagem leve, interativa e cheia de humor, de maneira criativa e divertida.
Desafio
Cria cromos para a caderneta de Camões, pesquisando quem foram as suas grandes paixões e para cada cromo inventa uma história de amor ou desamor que poderia ter inspirado os seus poemas.
Descobrir o Mundo com Camões
O que é que Camões descobriu ao longo das suas viagens? Para ele, navegar não era apenas atravessar o mar, era uma forma de descobrir não só o mundo exterior, mas também o mundo interior. A obra “Os Lusíadas” é uma verdadeira viagem de descobertas, onde, ao lado dos navegadores portugueses, Camões explora terras distantes e, ao mesmo tempo, revela o que acontece na alma humana quando se enfrenta o desconhecido, os desafios e os conflitos.
Desafio
Imagina que, em vez de estarem sentados na sala de aula, estão a bordo de um navio, à vela, com Luís de Camões como vosso companheiro de viagem. A caravela balança suavemente nas ondas e, à medida que o vento sopra, o mundo abre-se diante dos seus olhos. À vossa frente, estão continentes desconhecidos, culturas misteriosas e ilhas longínquas que vos aguardam para serem descobertas. Camões, o grande poeta e aventureiro, é o guia desta jornada, e a cada porto que chegam é uma nova inspiração.
Agora, a viagem é vossa! Vão juntar-se a Camões para descobrir o mundo, mas de uma forma diferente. Em vez de navegarem apenas pelos mares, serão os exploradores de novas ideias, lugares secretos e histórias inusitadas.
Os Heróis em “Os Lusíadas”: verdade ou ficção?
“Os Lusíadas” é uma obra onde as fronteiras entre a história e a ficção se misturam. Os heróis que vemos na obra, como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral ou o próprio Adamastor, são figuras que, embora baseadas em pessoas reais, são símbolos de coragem, determinação e até de algo mais… mitológico.
Verdade ou ficção? Até onde a realidade de Vasco da Gama e dos navegadores se mistura com as histórias fantásticas e exageradas que Camões criou para tornar a sua obra mais épica? Será que os heróis dos Lusíadas são pessoas reais que viveram feitos grandiosos, ou são figuras super-humanas, com poderes quase mágicos, criadas pela imaginação do poeta?
Desafio
Está lançada a discussão! Vamos refletir sobre as histórias de heróis e mitos e analisar até que ponto podemos distinguir entre a realidade histórica e a ficção literária. Como descreveriam esses heróis? Seriam figuras super-humanas ou homens comuns que viveram feitos extraordinários? Este desafio questiona a natureza das figuras históricas e literárias e a reflexão de como Camões mistura realidade e ficção para criar heróis imortais. Ao criarem os vossos heróis terão a oportunidade de aprender sobre história e mitologia ao mesmo tempo que exploram a vossa criatividade.
Deem largas à vossa imaginação!
Camões, Gigantes e Monstros!
Já imaginaram enfrentar gigantes, monstros marinhos e até deuses mitológicos, tudo em nome da aventura e da glória? Parece um conto de fadas ou uma história de heróis, mas essas são algumas das fantásticas criaturas que Camões coloca diante de seus heróis em “Os Lusíadas”!
Desafio
Agora é a vossa vez de entrarem no mundo de Camões e criarem os vossos próprios gigantes e monstros! Preparem-se para criar criaturas fantásticas que desafiem os heróis de hoje, como Camões fez para os seus. Mas lembrem-se: gigantes e monstros podem ser muito mais do que apenas seres de pesadelo. Eles podem representar medos, emoções e até valores humanos.
O legado de Camões: O que ficou para o Futuro?!
Há mais de 400 anos, Luís Vaz de Camões escreveu um dos maiores poemas épicos da literatura mundial: “Os Lusíadas”. Com as suas palavras, ele não contou apenas a história dos navegadores portugueses e das grandes explorações marítimas, mas também deixou um legado literário que ultrapassa o tempo e as fronteiras. Através da sua obra, Camões não só expressou suas ideias sobre o destino e a coragem humana, mas também ajudou a construir a identidade do povo português e a língua que falamos hoje.
Refletir sobre a relevância de Camões nos dias de hoje e como sua obra pode continuar a inspirar e influenciar as gerações futuras, de maneiras inovadoras e criativas é um dos propósitos desta temática.
Desafio
Mas o que restou dessa grandiosa obra para o futuro? Será que os ensinamentos de Camões ainda têm valor no mundo atual? Como é que as suas histórias de heróis, mitos e aventuras podem inspirar as novas gerações? Como é que as palavras de Camões continuam a ecoar no mundo das novas tecnologias, novas culturas e novos desafios?
Agora, é a vossa vez de entrarem na história! Como é que pensam que o legado de Camões pode ser preservado e transformado para as gerações futuras? O que fariam para trazer Camões para o futuro e para que as suas ideias ainda nos inspirem daqui a 100, 200 ou até 500 anos?
Recursos sugeridos
Centro Virtual Camões
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/explorar-por-autor.html?aut=182
Sinopse
O site Biblioteca Digital de Camões é uma biblioteca online que congrega uma panóplia de documentos e textos que nos permitem tomar contacto com a obra de Luís Vaz de Camões. Vale a pena visitar, para melhor conhecer o poeta português.
Biblioteca Nacional de Portugal (obras digitalizadas de Luís de Camões)
http://purl.pt/index/geral/aut/PT/10642_P1.html
Sinopse
Site que permite aceder às obras completas do poeta Luís Vaz de Camões, já que as mesmas se encontram em livre acesso.
RTP Ensina | dossiê Camões
https://ensina.rtp.pt/etiqueta/luis-de-camoes/
Sinopse
No Portal RTP Ensina constam inúmeros documentos em suportes variados, desde vídeos, áudios, fotos, textos, músicas, jogos e outros documentos relacionados com o poeta Luís Vaz de Camões. Espreita e apropria-te da informação pois pode ajudar-te a ser criativo neste campeonato de Scratch!
Centro de Documentação de Autores Portugueses (2004). Luís de Camões [Lisboa, 1524? – Lisboa, 1580].
http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=7172
Sinopse
Neste site encontramos uma biografia de Luís Vaz de Camões, credenciada cientificamente, apoiada por evidências históricas, tornando a informação credível e de confiança. Aconselhamos a sua leitura!
Bourgard, J., & Coelho, A. Z. (2024, junho 8). Cinco mistérios sobre Camões [Vídeo]. Público.
https://www.youtube.com/watch?v=q2vA5pICiBI
Sinopse
Vídeo onde a Professora Dra. Isabel Almeida do Centro de Estudos Clássicos apresenta factos que problematizam a vida de Luís Vaz de Camões desde o seu nascimento, até à sua morte, envolta em incógnitas até aos nossos dias. Documento importante para não tomarmos como certas algumas verdades que nos são incutidas e aceitamos sem as questionar. Espreitar para melhor conhecer!
Arquivo Nacional da Torre do Tombo (2021).Rostos e lugares de Luís de Camões.
https://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2021/05/Rostos-Lugares-Camoes-final.pdf
Sinopse
No Dia Mundial da Língua Portuguesa que se celebra no dia 5 de maio, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em 2021, publicou Rostos e lugares de Luís de Camões onde podemos encontrar o rosto de Luís Vaz de Camões na visão de alguns pintores, bem como lugares com a presença de Luís de Camões. Visitar este link é apropriarmo-nos de rasgos de criatividade e história da vida do poeta Luís Vaz de Camões, imortalizado pela arte!
Poemas musicados
Afonso, J. (2021, 25 de novembro). Verdes são os campos [Vídeo]. Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=QLSvpWmqn6c
Sinopse
Também os nossos ilustres cantores se apropriam das letras das obras de Luís Vaz de Camões e dão vida às suas palavras! Verdes são os Campos é um excelente exemplo em que a palavra escrita e a cantada se juntam e deixam os poetas e cantores de mãos dadas perpetuando o nosso Poeta!
Portal de Literatura
Poemas e Poesia de Luís Vaz de Camões
https://www.portaldaliteratura.com/poemas.php?poeta=116
RTP2 – Um Poema por Semana – Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Luís Vaz de Camões – declamado pelo cantor Rui Reininho
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=I8Kj6HYS4pI
Sinopse
Quando os cantores portugueses dão alma às letras do ilustre poeta Luís Vaz de Camões! Rui Reininho vocalista da banda GNR dá vida às palavras do poema Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades. Vale a pena escutar!
MUNDO DOS POEMAS
Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver | Poema de Luís Vaz de Camões com narração de Mundo Dos Poemas
https://www.youtube.com/watch?v=_deVmuED-yc
Sinopse
Na plataforma Mundo dos Poemas, encontramos uma panóplia de vídeo-poemas narrados em português. Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver, de Luís Vaz de Camões é um bom exemplo das palavras ditas, enaltecendo o poeta!
Fundo Documental
Sinopses
O Dicionário de Luís de Camões
Obra concebida sob a coordenação do Prof. Vítor Aguiar e Silva, constitui um vasto e rico Thesaurus da camonística contemporânea. Cerca de duzentos artigos, da autoria dos mais reputados camonistas nacionais e estrangeiros, proporcionam ao leitor uma informação abundante, rigorosa e actualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões.
Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor
Obra de Manuel António Pina, recomendada para o 8.º ano de escolaridade, conta-nos uma história com sabor a mar, traz-nos a aventura de Manuel, um corajoso rapaz que tudo fará para proteger o seu pai… incluindo enfrentar o gigante Adamastor!
O Bando das Cavernas Heróis do Mundo 13: Camões – Poeta e Herói
Obra de Nuno Caravela. Herói, rebelde, aventureiro, cavalheiro, estudante e acima de tudo… poeta. Assim é o nosso Luís Vaz de Camões. Desde o dia em que saiu de casa para ir estudar que a sua vida dava um filme. E foi isso mesmo que os nossos amigos do Bando decidiram fazer: um filme de aventuras para contar a vida do autor de Os Lusíadas. Mas atenção: este filme é todo a rimar. Prepara-te para as surpresas que aí vêm porque são muitas.
Obras Completas de Luís Vaz de Camões: Épica & Cartas – I Volume
Obra de Maria Vitalina Leal de Matos, a maior especialista na obra de Luiz Vaz de Camões, preparou esta edição utilizando um saber acumulado, resultado de décadas de investigação, que fazem desta edição a definitiva da obra do vulto maior das letras lusas que foi e é Camões.
Os Lusíadas, de Luís de Camões
Edição Comemorativa dos 500 Anos do Aniversário de Luís de Camões, A partir de Os Lusíadas, Mais do que um livro, Os Lusíadas é uma obra de arte, uma homenagem à bravura de homens e aos seus feitos. A história dos descobrimentos portugueses escritos em poesia épica. Obra comemorativa dos 500 anos com ilustrações e prefácio de Valter Hugo Mãe.
Clássicos da Literatura em BD
A Levoir e a RTP elaboraram uma nova coleção, desta vez inteiramente dedicada a clássicos da literatura portuguesa. A coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em Banda Desenhada foi criada de raiz, pelo que todas as bandas desenhadas são inéditas.
Os Lusíadas de Luís de Camões: Contados às Crianças e Lembrados ao Povo
Livro recomendado para o 8.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Nesta obra, João de Barros condensa e simplifica a leitura dessa joia da literatura nacional, tornando-a acessível a um público mais jovem, mas interessado em conhecer a sua História e as suas Origens.
Deuses e Divindades D´Os Lusíadas
Obra do arquiteto Luís Teles, é uma homenagem a Camões, pelos 500 Anos, com Ilustrações do Autor e Textos D` Os Lusíadas.
O Pensamento de Camões
Pela mão de Jorge de Sena, a obra de Camões «transcende em muito o âmbito nacional de um destino histórico não-cumprido do seu mais alto sentido, para ser, na verdade, um aviso e um apelo que se dirige a toda a Humanidade».
Recursos adicionais
Licenças Creative Commons
https://www.rbe.mec.pt/np4/3219.html
Modelo de Pesquisa Big Six – Guião de pesquisa 1.º e 2.º CEB_ The Big 6, Biblioteca Escolar do AE do Sardoal
https://www.youtube.com/watch?v=c6f3rblcZOs
RBS | Rede de Bibliotecas de Setúbal