Tema

Vivemos num mundo cada vez mais interligado, em permanente contacto entre culturas, ideias e modos de vida diferentes dos nossos. A escola, enquanto espaço de aprendizagem e convivência, é hoje um reflexo desta realidade global onde se cruzam diferentes histórias, línguas, tradições e identidades. Dizer que “a minha escola se tornou o mundo inteiro” é reconhecer que a Educação deve abrir-se à diversidade e promover o diálogo entre culturas, tornando-se um verdadeiro laboratório de cidadania global e de humanismo.

De acordo com os princípios da Educação Intercultural (UNESCO, 2017), a valorização da diferença e o respeito pela diversidade são condições essenciais para o desenvolvimento de sociedades inclusivas e solidárias. A escola tem o dever de promover a empatia, o respeito mútuo e a colaboração entre os seus membros, criando oportunidades para que cada aluno reconheça o valor da sua identidade e da identidade do outro. Deste modo, celebrar as diferenças é também construir pontes — entre povos, saberes e formas de expressão — e combater estereótipos e preconceitos que ainda persistem.

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) sublinha que a educação deve formar cidadãos ativos, responsáveis e solidários, capazes de agir segundo os princípios dos direitos humanos, da igualdade e do respeito pela diversidade cultural. Esta visão humanista da educação assenta na ideia de que cada aluno é um agente de transformação social, participando na construção de comunidades mais justas e sustentáveis. A escola é por excelência um espaço de exercício de cidadania, onde se aprende não só a saber, mas também a ser, a conviver e a agir com ética e empatia.

Através da exploração de histórias de migrações, tradições culturais, línguas, culinárias, música, jogos e outras manifestações culturais, os alunos são convidados a descobrir e compreender a riqueza do mundo em que vivem. Este processo educativo deve favorecer a consciência intercultural e o sentido de pertença a uma comunidade global, promovendo um olhar crítico e sensível sobre as desigualdades e os desafios da convivência entre culturas, preservando e cultivando valores como a integração, inclusão, tolerância e respeito mútuo.

O Scratch assume um papel central enquanto ferramenta pedagógica e expressiva. De acordo com Mitchel Resnick (2007), criador do Scratch, programar é uma forma de “pensar criativamente, raciocinar sistematicamente e trabalhar colaborativamente”. Estas competências, fundamentais para o século XXI, articulam-se diretamente com os valores da educação intercultural e da cidadania global: o pensamento criativo permite representar a diversidade de perspetivas; o raciocínio sistemático estimula o respeito e a compreensão das diferenças; e o trabalho colaborativo reforça a empatia e o diálogo entre pares.

O concurso “A Criar com Scratch” propõe, assim, um encontro entre tecnologia, criatividade, cidadania e humanismo. Através de histórias interativas, animações ou jogos digitais, os alunos podem representar tradições culturais, retratar viagens e migrações, partilhar memórias familiares ou imaginar mundos onde o respeito e a colaboração entre povos são os protagonistas. O Scratch torna-se, deste modo, uma ferramenta de expressão intercultural e cívica, que dá voz às múltiplas identidades presentes na escola, transformando o ato de programar num exercício de convivência, empatia e construção de pontes entre culturas.

Quando a escola se abre ao mundo — e o mundo entra na escola — nasce um espaço de aprendizagem mais humano, inclusivo e criativo. É esse o espírito que este concurso pretende celebrar, utilizando a programação para criar histórias que nos aproximam, promovendo a cidadania, o humanismo e a construção de um mundo mais solidário e plural.

Referências Bibliográficas

Tema: Quando a minha escola se tornou o mundo inteiro

Vivemos num mundo diverso e em permanente transformação. Cada cultura — nas suas diferentes formas de expressão, tradições, linguagens, modos de viver e imaginar — é um convite à descoberta e ao diálogo.

Quando a escola se abre ao mundo — e o mundo entra na escola, os alunos embarcam numa aventura criativa e digital, explorando a riqueza cultural do planeta através da programação em Scratch.

Esta “aventura” é aqui entendida em vários sentidos:

  • uma aventura e viagem geográfica, que percorre países, línguas e costumes;
  • uma aventura e viagem simbólica, que aproxima o eu e o outro, o familiar e o desconhecido;
  • uma aventura e viagem criativa, que transforma o conhecimento cultural em narrativa, jogo ou arte interativa.

O concurso pretende:

  • valorizar a diversidade cultural como fonte de aprendizagem, curiosidade e respeito;
  • desenvolver o pensamento computacional aliado à expressão artística e à literacia digital;
  • promover competências de cidadania global, comunicação e colaboração entre alunos de diferentes idades e contextos;
  • fomentar o gosto por criar e partilhar histórias que mostrem o mundo como um espaço de encontro.

Os desafios abaixo são comuns a todos os ciclos, mas podem ser adaptados à idade e nível de proficiência de cada grupo. Cada participante (ou equipa) escolhe um ou mais desafios para desenvolver o seu projeto Scratch.

Mapa das Culturas

Cria um projeto que leve o utilizador a descobrir diferentes lugares do mundo e aspetos das suas culturas — como a música, a arte, a gastronomia, as festas, o vestuário ou as paisagens.
Podes criar um mapa interativo, uma história de viagem ou um jogo de adivinhas culturais.

Quando o mundo se encontra

Imagina o encontro entre personagens de diferentes origens culturais. O que aprendem um com o outro? Como comunicam?
Podes criar uma história animada, um diálogo com escolhas ou um jogo colaborativo

Tradições que inspiram

Escolhe uma tradição, arte, dança, instrumento ou celebração e transforma-a num projeto Scratch. Podes representar uma dança animada, um jogo musical ou uma pequena história sobre a sua origem.

Palavras do mundo

Explora as línguas e expressões que tornam o mundo tão diverso.
Cria um dicionário interativo, um jogo de tradução, uma história multilingue ou um desafio de comunicação entre personagens.

Cidadãos do Mundo

Mostra, através do teu projeto, como podemos viver juntos num mundo diverso e sustentável.
Podes criar um jogo de missões sobre respeito cultural, cooperação, igualdade ou preservação do património.

Aventura-te, programa e partilha o teu olhar sobre o mundo.
Porque quando aprendemos com as culturas, o mundo torna-se maior — e nós também!

 

Recursos sugeridos

Conselho Português para os Refugiados
https://cpr.pt/
Sinopse
Promover e defender o direito de asilo em Portugal e criar condições válidas para que os refugiados possam sentir condições de dignidade para refazerem as suas vidas é a missão da CPR.

Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental
https://unric.org/pt/refugiados/
Sinopse
Num mundo onde uma pessoa é forçada a deslocar-se a cada 2 segundos como resultado de um conflito ou perseguição, o trabalho do ACNUR é mais importante do que nunca.

Rede de Bibliotecas Escolares
https://www.rbe.mec.pt/np4/cidadania-recursos-albuns/?text=&from=&to=&tags=Interculturalidade
Sinopse
A RBE oferece recursos que podem ser utilizados para pensar questões como a guerra, os refugiados, os migrantes, os imigrantes e a interculturalidade.

O QUE É DIVERSIDADE CULTURAL? AULA COMPLETA – DIA 21 DE MAIO [DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL]
https://www.youtube.com/watch?v=U-kBqPNpf14
Sinopse
Neste vídeo do canal Bisnagas Kids, é explicada, de forma simples e clara, a importância do Dia Mundial da Diversidade Cultural, celebrado a 21 de maio, destacando o valor das diferentes tradições, línguas e práticas culturais. A aula ajuda os alunos a compreender como a diversidade cultural promove o diálogo, a tolerância e o desenvolvimento entre povos. É um recurso educativo adequado para todas as idades reforçando a ideia de que respeitar as diferenças é essencial para uma convivência harmoniosa. A proposta estimula a reflexão sobre a riqueza da cultura global e o papel de cada pessoa na valorização dessa diversidade.
Autoria: canal Bisnagas Kids.

INTERCULTURALIDADE
https://www.youtube.com/watch?v=uaL1M_Iaca4
Sinopse
Neste vídeo, somos convidados a refletir sobre o que significa interculturalidade: a convivência respeitosa e enriquecedora entre diferentes culturas, línguas e tradições. Destaca a importância de abrir espaço para o diálogo, a empatia e a troca de experiências, mostrando como a diversidade cultural pode fortalecer a comunidade escolar e social. É um recurso educativo valioso para alunos de todos os ciclos de ensino, incentivando o respeito mútuo e a valorização das diferenças. A proposta reforça que a interculturalidade é um caminho para construir uma sociedade mais inclusiva e humana.
Autoria: canal INTERCULTURALIDADE.

SEMANA DA INTERCULTURALIDADE | EAPN Portugal
https://www.youtube.com/watch?v=9N9I3fgoui4
Sinopse
Neste vídeo da EAPN Portugal, é apresentada a iniciativa anual da Semana da Interculturalidade, que promove o diálogo e a convivência entre pessoas de diferentes origens, nacionalidades e culturas. Através desta campanha, a EAPN destaca valores como solidariedade, igualdade, não discriminação, respeito pela diversidade e inclusão social. O objetivo é sensibilizar cidadãos de todas as idades — do pré escolar ao secundário — para a importância de construir uma sociedade mais unida e acolhedora. É um recurso educativo que reforça a noção de cidadania ativa e interculturalidade.
Autoria: EAPN Portugal.

SEMANA DA INTERCULTURALIDADE 2025
Reel – EAPN Portugal: Interculturalidade
Sinopse
Neste vídeo publicado pelo EAPN Portugal, é divulgada uma iniciativa que promove a interculturalidade, destacando a importância do diálogo, respeito e valorização das diferentes culturas presentes na sociedade. A peça mostra como ações educativas e comunitárias podem aproximar pessoas de diversas origens e reforçar a inclusão social. É um recurso informativo acessível para todas as idades — do pré escolar ao secundário — que estimula a compreensão e empatia entre culturas. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a riqueza da diversidade e a necessidade de conviver de forma harmoniosa.
Autoria: EAPN Portugal.

O Mundo Aqui – Somos Diversidade!
https://www.facebook.com/watch/?v=3297007887274656
Sinopse
Neste vídeo da EAPN Portugal, celebra-se a Semana da Interculturalidade 2025 sob o lema “O Mundo Aqui – Somos Diversidade!”, destacando a riqueza das diferentes culturas que convivem no país. A iniciativa mostra como a solidariedade, a igualdade e a inclusão ganham força através do diálogo entre pessoas de várias origens. Destina-se a sensibilizar toda a comunidade, desde os mais novos até aos jovens do secundário para a importância de valorizar a diversidade cultural. É um convite para construir pontes, combater preconceitos e promover o respeito entre diferentes culturas.
Autoria: EAPN Portugal.

Conversando sobre racismo – O jeito criança de ser cidadão
https://www.youtube.com/watch?v=X8FWkOXr-zo
Sinopse
Neste vídeo do Plenarinho – O Jeito Criança de Ser Cidadão é iniciada uma conversa sensível e educativa sobre racismo, explicando que é um problema presente no nosso dia a dia e que devemos falar dele desde cedo para construir uma sociedade mais justa. Mostra-se como reconhecer atitudes racistas, mesmo as “pequenas” e sugere caminhos para o antirracismo, como ouvir quem sofre preconceito e valorizar a cultura afro brasileira. O conteúdo é voltado para crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, promovendo a empatia, a responsabilidade e a cidadania ativa.
Autoria: Plenarinho – Câmara dos Deputados.

Programa Nós – Escola multicultural
https://www.youtube.com/watch?v=DHvJhy6XySI
Sinopse
Neste episódio do programa NÓS, produzido pela RTP2, visitamos uma escola com grande diversidade cultural onde convivem alunos de cerca de 25 nacionalidades diferentes. A reportagem mostra como esta comunidade escolar lida com as diferenças de língua, origens e tradições, promovendo a tolerância e a integração. É um documento educativo para todos os ciclos de ensino, onde se destaca a riqueza da interculturalidade num contexto real. O vídeo sublinha que a escola pode ser um lugar de encontro e respeito para culturas distintas.
Autoria: Programa NÓS (RTP).

RESPEITO À DIVERSIDADE
https://www.youtube.com/watch?v=rMpB7sFMv6Y
Sinopse
Neste vídeo animado do canal Nina Resolve, aprendemos de forma simples e divertida sobre a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas, sejam elas físicas, culturais ou emocionais. A proposta ensina que a diversidade é algo natural e positivo, e que acolher e valorizar as singularidades de cada colega fortalece a convivência. É um recurso educativo útil para todos os alunos, promovendo empatia, inclusão e respeito. Através de exemplos práticos, o vídeo destaca que cada pessoa é única e merece ser valorizada.
Autoria: Nina Resolve.

Normal É Ser Diferente – Grandes Pequeninos
https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg&list=RDoueAfq_XJrg&start_radio=1
Sinopse
Neste vídeo-musical animado de Jair Oliveira e o projeto Grandes Pequeninos, crianças retratam com desenhos as suas diferenças (cor, altura, tipo de cabelo, crenças) como parte do que é “normal”. A canção convida a refletir sobre a aceitação, o respeito e a inclusão, reforçando que todos têm o direito a ser quem são. É um recurso educativo poderoso e acolhedor para alunos de todos os ciclos de ensino, estimulando a empatia e a valorização da diversidade.
Autoria: Jair Oliveira e Grandes Pequeninos.

Turma da Mônica Clássica em “Juntos pela Igualdade”
https://www.youtube.com/watch?v=2iSk3DVvlYk
Sinopse
Neste vídeo da Turma da Mônica, feito em parceria com a PNUD Brasil e a ONU Mulheres, Cascão, Cebolinha e Mônica mostram que as crianças podem sonhar livremente: ele quer dançar, ela ser jogadora de vídeos, outro ser marinheiro. A animação quebra estereótipos de género, defendendo que meninos e meninas podem brincar, expressar emoções e partilhar responsabilidades. É um recurso educativo para todas as idades que promove a igualdade, o respeito e a empatia.
Autoria: Maurício de Sousa Produções, PNUD Brasil e ONU Mulheres.

Música – Obrigado, África (Video Educativo Animado)
https://www.youtube.com/watch?v=gJ8Gs0B-wN0&list=RDgJ8Gs0B-wN0&start_radio=1
Sinopse
Neste vídeo do canal Encanto de Educar, a canção “Obrigado, África!” celebra com alegria e gratidão a herança africana presente na cultura brasileira: da comida ao ritmo dos tambores, da dança à fé, demostrando que a sabedoria ancestral pode influenciar a nossa identidade. A animação convida os alunos a refletirem sobre raízes culturais e a importância de se valorizar a diversidade africana. É um recurso educativo que promove a interculturalidade, a empatia e o orgulho das origens.
Autoria: canal Encanto de Educar.

UNICEF: Algumas histórias nunca foram feitas para crianças
https://www.youtube.com/watch?v=TC2HgC_ecjg
Sinopse
Neste vídeo da UNICEF, conhecemos a história de Ivine, uma menina de 14 anos forçada a fugir da sua casa com a família, numa trajetória marcada pelo medo, a fome e os pesadelos. A animação mostra de forma sensível os desafios que muitas crianças refugiadas enfrentam nas suas vidas, situações que nunca deveriam ser para crianças, nem para nenhum ser humano. É um alerta educativo para alunos de todos ciclos de ensino que ajuda a desenvolver valores como a empatia, a solidariedade e o direito à proteção infantil. O propósito deste vídeo é ainda o de sensibilizar para a realidade dos refugiados e chamar a atenção para causas humanitárias.
Autoria: ONU / UNICEF Brasil.

Cultures of the World | A fun overview of the world cultures for kids
https://www.youtube.com/watch?v=RwSYrsjTiW4
Sinopse
Neste vídeo Cultures of the World | A fun overview of the world cultures for kids, do canal Learn Bright, é apresentada uma explicação simples e divertida sobre o que é cultura, destacando tradições, comidas, celebrações e estilos de vida de diferentes povos. Através de exemplos como a cultura americana, chinesa, africana e espanhola, as crianças aprendem que cada cultura é única e enriquecedora. O vídeo reforça a importância de respeitar e valorizar a diversidade cultural, mostrando que nenhuma cultura é “melhor” do que outra. Incentiva a empatia, a curiosidade e o diálogo entre diferentes identidades.
Autoria: Learn Bright.

Music Around The World
https://www.youtube.com/watch?v=-9BPVwCsLMQ&list=RD-9BPVwCsLMQ&start_radio=1
Sinopse
Neste vídeo Music Around The World (YouTube), é proposta uma viagem sonora por diferentes países, explorando estilos musicais de diversas culturas. Através de ritmos e melodias distintos, os alunos descobrem como a música reflete tradições, identidades e histórias de povos variados. É um documento educativo destinado a todos os alunos retratando a interculturalidade e o respeito pelas diferenças culturais. Estimula a curiosidade sobre o mundo, mostrando que a música é uma língua universal.
Autoria: canal Sunfish Kids English (ou equivalente, conforme aparece no vídeo).

Dances of The World -Let’s go on a World Dance Tour!
https://www.youtube.com/watch?v=zwKVWGZAZaQ
Sinopse
Neste vídeo do canal Sunfish Kids English, somos convidados para uma viagem alegre pelo mundo através da dança, onde se exploram estilos variados como danças irlandesas, ballet, hip-hop, flamenco, tango, hula e Bollywood. Cada tipo de dança representa uma tradição cultural diferente, mostrando como os movimentos podem expressar identidade, história e alegria. A proposta é educativa e destinada a alunos de todos os ciclos de ensino, promovendo a compreensão da diversidade cultural. Ao apresentar danças internacionais, o vídeo reforça a importância da interculturalidade e do respeito entre povos.
Autoria: canal Sunfish Kids English.

10 CURTAS de ANIMAÇÃO que celebram o comer e o cozinhar | A gastronomia inspirando o cinema
https://www.youtube.com/watch?v=7KXJ6jhDTEE
Sinopse
Neste vídeo do canal Em Pratos Limpos, encontramos uma seleção de 10 curtas-metragens de animação que celebram o ato de cozinhar e saborear alimentos. Cada filme mostra diferentes estilos visuais e formas de contar histórias ligadas à gastronomia, destacando a criatividade, a cultura e a conexão humana através da comida. Ao explorar sabores variados, esta proposta também convida a refletir sobre a interculturalidade e como os alimentos podem aproximar diferentes tradições. É uma experiência educativa que desperta a curiosidade para o mundo através da animação e da culinária.
Autoria: canal Em Pratos Limpos

Interculturalidade e jogos tradicionais – 11.º 2
https://www.youtube.com/watch?v=Il8KPecLzjg
Sinopse
Neste vídeo “Interculturalidade e Jogos Tradicionais – 11.º 2”, produzido pela turma do 11.º 2 da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana), alunos exploram brincadeiras tradicionais de diferentes culturas para refletir sobre a diversidade cultural. A atividade pretende destacar como os jogos antigos, vindos de diferentes partes do mundo, ajudam a fortalecer a interculturalidade numa comunidade escolar. É uma proposta educativa que incentiva a participação, a partilha e o respeito pelas origens diversas, sendo relevante para todos os ciclos de ensino.
Autoria: Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, turma 11.º 2.

UNICEF Portugal – “O que são os Direitos da Criança com a Rita e o João”
https://www.youtube.com/watch?v=2txldr_OVcg
Sinopse
Neste vídeo, os irmãos Rita e João explicam de forma simples e acessível o que são os direitos da criança, com base na Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado mais ratificado de direitos humanos no mundo. Eles ajudam te a perceber que todas as crianças têm direitos como brincar, aprender, ser protegidas e participar. É um recurso educativo pensado para todos os ciclos — do pré escolar até ao secundário — que promove a consciência, a empatia e a cidadania ativa.
Autoria: UNICEF Portugal.

Direitos Humanos em dois minutos
https://www.youtube.com/watch?v=ZcouRGcu6y0
Sinopse
Neste vídeo animado do canal Pensamento Livre, é explicado de forma rápida e clara o que são os Direitos Humanos e por que eles são importantes para todas as pessoas. Mostra que existem leis universais que protegem a dignidade, a igualdade e a liberdade de cada ser humano, independentemente da origem ou condição. É um recurso educativo muito útil para crianças, jovens e adultos, para nos lembrarmos que os direitos humanos nos pertencem a todos e que devem ser respeitados.
Autoria: Pensamento Livre.

A importância da Cooperação
https://www.youtube.com/watch?v=NNoAdZA6S7w
Sinopse
Neste vídeo de Daniel Buchmann, é destacada a mensagem de que “unidos somos muito melhores e mais fortes”, sublinhando a relevância de trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns. A apresentação incentiva a cooperação entre pessoas, comunidades e grupos, mostrando que a colaboração fortalece tanto o coletivo como o indivíduo. É um recurso educativo que promove valores como a solidariedade, a responsabilidade social e a empatia.
Autoria: Daniel Buchmann.

Bandeiras de todos os países do mundo
https://www.significados.com.br/bandeiras-dos-paises/
Sinopse
A página “Bandeiras de todos os países do mundo”, revisada por Vinícius Marques, professor de Geografia, apresenta as bandeiras de todas as nações soberanas, explicando o significado simbólico de cores, formas e elementos de cada uma. Cada bandeira é relacionada com a história, valores e identidade nacional dos respetivos países. O recurso serve como um guia educativo para alunos de todos os ciclos — do pré escolar ao secundário — permitindo descobrir a diversidade cultural mundial através dos símbolos nacionais. Destaca a importância das bandeiras como representação da soberania e da herança cultural de cada povo.
Autoria e revisão: Vinícius Marques, professor de Geografia.

A MESMA PALAVRA EM DIFERENTES IDIOMAS
https://www.youtube.com/watch?v=VWwSP5ZmQm8
Sinopse
Neste vídeo educativo, Ju Bilotta, brasileira, mostra como uma mesma palavra pode aparecer em línguas diferentes, com escrita ou som semelhantes, revelando ligações inesperadas entre culturas. Compartilha as mesmas palavras com as suas amigas, do México, Bélgica, Holanda, Estados Unidos da América, Turquia e Filipinas onde podemos ouvir a palavra e o seu som em diferentes línguas. A proposta ajuda os alunos a perceber que, apesar das diferenças linguísticas, há muita proximidade entre povos por meio das palavras. É um recurso interessante para todos os ciclos de ensino, estimulando a curiosidade sobre idiomas e a diversidade cultural. Através desta reflexão, os estudantes aprendem a valorizar a interculturalidade e as origens comuns nas línguas.
Autoria: Ju Bilotta.

Guia para a Prevenção e Combate à Discriminação Racial nas Escolas (2022)
Webinar DGE/ME 1: https://youtu.be/1Zx6WSB9Ngo
Webinar DGE/ME 2: https://www.youtube.com/watch?v=H7fPhbegoAk

 

Fundo Documental

Conselho Nacional de Educação: Recomendação sobre Cidadania e Educação Antirracista (2020)
https://www.cnedu.pt/content/deliberacoes/recomendacoes/REC_Cidadania_Educacao_Antirracista.pdf

Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDI3NgEAkTS69AUAAAA%3d

Guia para a Prevenção e Combate à Discriminação Racial nas Escolas (2022)
https://aegv.edu.pt/wp-content/uploads/2024/07/Guia-para-a-Prevencao-e-Combate-a-Discriminacao-Racial-nas-Escolas-2022.pdf


Sinopses

Um outro país para AZZI
Autora: Sarah Garland
Azzi e seus pais correm perigo. E por isso precisam fugir às pressas, deixando para trás a sua casa, os seus parentes, os seus amigos, as suas profissões e a sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido, levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura. Azzi terá de enfrentar a saudade que sente da avó e muitos desafios: aprender outra língua, acompanhar a preocupação dos pais, adaptar-se à nova casa e cidade, frequentar a nova escola e fazer novas amizades.

Refugiados e Migrantes
Autora:
Ceri Roberts
Por vezes, as crianças ouvem palavras nas notícias que não entendem e que as deixam preocupadas. Com ilustrações lindíssimas e uma linguagem acessível, Refugiados e Migrantes procura responder às suas perguntas e oferecer soluções encorajadoras. Um livro que ajuda a entender o que significa ser refugiado ou pedir asilo, as razões que podem levar alguém a ter de deixar tudo para trás e, em especial, as dificuldades que as crianças deslocadas sentem ao chegar ao seu país anfitrião.

PERSEPOLIS
Autora:
Marjane Satrapi
Nesta autobiografia gráfica, narrada com ilustrações monocromáticas simples mas muito eloquentes, Satrapi conta a história de uma adolescência durante a qual familiares e amigos “desaparecem”, mulheres e raparigas são obrigadas a usar véu, os bombardeamentos iraquianos fazem parte do quotidiano e a música rock é ilegal. Contudo, a sua família resiste, tentando viver uma vida com um sentido de normalidade. Um livro inteligente, muito relevante e profundamente humano.

Mira’s
Autora:
Maryam Al Serkal
Mira não gosta do seu cabelo. Enrola-se na frente. Enrola-se na parte de trás. Enrola-se em todo o lado! Ela quer que seja liso e liso, tal como o da sua mãe. Mas depois algo imprevisível acontece … e Mira nunca mais vai olhar para o cabelo da sua mãe da mesma maneira! Uma deliciosa celebração do cabelo natural e da coragem que é necessária para ser você mesma.

A nossa pele arco-íris
Autora:
Manuela Molina
É um convite para falarmos sobre as nossas diferenças e, também, sobre o que nos une como seres humanos. Através de belas ilustrações e de textos simples, as crianças poderão entender por que razão temos diferentes cores de pele. Um livro que encoraja os mais novos a tratarem todos os seres humanos com o mesmo respeito e compaixão, e que constitui uma ferramenta crucial para conversar sobre racismo desde a primeira infância.

A colher
Autora:
Sandra Siemens | Ilustradora: Bea Lozano
É particularmente tocante para leitores cujas famílias tiveram de migrar, mas convida todos os leitores à partilha de memórias, que por vezes estão guardadas em simples objetos. Além de utilidade prática, alguns objetos têm histórias secretas, que vão passando de geração em geração, alimentando o seu valor afetivo e criando elos que durarão para sempre.

O Diário de um migrante
Autora:
Maria Inês Almeida
Esta é a história de um pássaro que tem de abandonar o seu país, a sua casa, família e amigos. Um livro que deixa uma mensagem de esperança para todos aqueles que também perderam as suas asas e têm de recomeçar.

Da minha janela
Autor:
Otávio Júnior
Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca? O narrador deste livro narra cada coisa, pessoa e animal que vê da sua janela numa favela do Rio de Janeiro. Dela ele vê cores, traços, gestos, objetos e bichos cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas com certeza têm algo a ensinar. Com uma narrativa sensível e ilustrações cheias de vida e movimento, este livro é um convite a todos os leitores para olharem para as vidas que nos cercam, mas, muitas vezes, passam despercebidas.

 

Recursos adicionais

Licenças Creative Commons
https://www.rbe.mec.pt/np4/3219.html

Modelo de Pesquisa Big Six – Guião de pesquisa 1.º e 2.º CEB_ The Big 6, Biblioteca Escolar do AE do Sardoal
https://www.youtube.com/watch?v=c6f3rblcZOs

 

RBS | Rede de Bibliotecas de Setúbal