Lançamento do concurso “A Criar com Scratch!” Edição 2023

cartaz_criar_scratch_2023No próximo dia 23 de novembro, pelas 18h30, não perca a sessão de lançamento do concurso nacional de programação “A criar com Scratch!”, na qual falaremos sobre os planetas que estão fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas.
A edição de 2022-23 do concurso “A criar com Scratch!” terá como mote “Da luz à gravidade: como se estuda o Universo”, um tema inspirado no documento “Grandes Ideias em Astronomia – Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia“.
Estudar o Universo é estudar o extremamente distante e ténue, e é muitas vezes estudar o que não se conhece, nem encontra paralelo na Terra. É esticar a física, a química, a geologia e a biologia aos seus extremos. A astronomia é multidisciplinar por natureza e são muitas as formas de estudar o Universo: começando pela radiação eletromagnética, desde as grandes ondas rádio aos energéticos raios gama, passando pela gravidade de Newton e de Einstein, até às recém-descobertas ondas gravitacionais e às partículas subatómicas que chegam à Terra diariamente. Telescópios (terrestres e espaciais) e os seus instrumentos, como espectrógrafos, detetores de partículas e de ondas gravitacionais, e modelos matemáticos são algumas das ferramentas utilizadas pelos investigadores.
Assim, a sessão de lançamento do concurso contará com a participação de Ana Rita Silva, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que nos falará sobre formas de descobrir e estudar estes planetas que estão fora do Sistema Solar.
O concurso “A criar com Scratch!” é uma iniciativa do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A sessão, de acesso livre, será transmitida no canal YouTube do projeto EduScratch https://www.youtube.com/user/eduscratch

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Esta entrada foi publicada em 2022/23, A Criar com Scratch. ligação permanente.