Recursos Educativos Digitais (1.º Ciclo)

RED_1ciclo_cartazJá estão disponíveis alguns “Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvidos pela Direção-Geral de Educação em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, cofinanciado pelo FSE através do POCH.

Estes recursos de qualidade, de acesso livre, validados científica e pedagogicamente por académicos de reconhecido mérito junto dos seus técnicos especializados, constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português.

Os RED para o 1.º ciclo do ensino básico – Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home, podem ser utilizados em diversos contextos.

Assim, no que se refere às Ciências, é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra para os professores (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/science/perfil), onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos de avaliação das aprendizagens, enquadramento conceptual e curricular, bem como diversos recursos originais de apoio à planificação de aulas (ex. vídeos-dicas e vídeos-aula) e à sua exploração com as crianças (ex. jogos digitais, infografias, podcasts, vídeos-maker).

Na área dedicada ao Português, é possível encontrar recursos interativos que levem a criança, numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/VHeK8k6wnjQ5AFxaEhYh). Cada jogo obedece a um percurso narrativo que, em interatividade constante, desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem. O Comboio dos Sons às Letras destina-se a guiar o pequeno viajante na descoberta da relação entre a língua oral e a língua escrita. A DIGIBIBLIO visa impulsionar a aprendizagem de estratégias de compreensão da leitura de textos. A Fábrica de Textos tem como objetivo a compreensão das etapas e dos processos na produção de um texto, obedecendo a uma estrutura coerente e coesa e respeitando a correção ortográfica. A Casa na Quinta promove a consciência lexical e o conhecimento gramatical, incluindo atividades sobre a estrutura interna das palavras e das frases.

Na área da Matemática existem diversos jogos aos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: O pescador – Cálculo mental; A agricultora – Localizar números na reta; O camionista – Organização de dados; O alpinista – Adição e subtração; O construtor – Multiplicação e divisão; O arqueólogo – Classificação de figuras; A arquiteta – Planificação de sólidos; A condutora de drone – Orientação espacial; A merceeira – Medida; A analista-Representações gráficas em OTD (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/4dqbEL90nyHFjP3FhGCz).

No site dos RED está, ainda, disponível um conjunto de guiões que poderão apoiar na utilização dos recursos (https://redge.dge.mec.pt/site/).

Disponibilizamos um cartaz e um panfleto sobre estes recursos.

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Esta entrada foi publicada em 2022/23, RED. ligação permanente.