Os Makerspaces ou Espaços Maker educativos marcam cada vez mais presença nas escolas, um pouco por todo o mundo, assumindo-se como espaços de aprendizagem ativa e de promoção de metodologias centradas na construção e colaboração.
Apresentam-se como locais de aprendizagem “mão na massa”, onde os alunos são responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem, levando, também, a alterações no papel do professor, que passa a ser um mediador e orientador, ao longo do processo de aprendizagem e do desenvolvimento dos projetos planificados pelos alunos.
Tendo em conta a relevância e importância desta filosofia de trabalho e da constituição destes espaços, o CCTIC-ESE/IPS pensou em construir e disponibilizar alguns documentos de apoio. Estes podem servir para quem está a iniciar a construção de um destes espaços, nas suas escolas, mas também como apoio a algumas atividades que podem ser implementadas, nos mesmos.
Este primeiro documento que facultamos faz uma apresentação sobre estes espaços, algumas configurações possíveis e o que é necessário para começar.
Descarregue aqui o documento: Formato Word | Formato PDF