Nos dias 10 (Escola Secundária de Mira) e 12 de janeiro (Escola Secundária Sebastião da Gama) de 2022, demos início às atividades com os alunos no âmbito do nosso projeto.
Durante cerca de duas horas, apresentamos o projeto aos 31 jovens que compõem as duas turmas que iremos acompanhar este ano.
Para além de termos dado a conhecer e discutido as propostas de desenvolvimento do mesmo, refletimos sobre algumas questões com os alunos:
• O que é e como podemos ser um Cidadão Digital?;
• As três grandes áreas relacionadas com a Cidadania Digital: Presença online, Bem-estar online e Direitos e responsabilidades online;
• Alguns episódios positivos e menos positivos vividos online;
• Alguns temas relacionados com a Cidadania Digital.
No final de todo este debate, conversa e partilha lançamos o primeiro desafio que consistirá na elaboração de um trabalho de grupo sobre uma destas temáticas. Estes trabalhos serão desenvolvidos com os professores, nas duas escolas, e terão por base um documento produzido pelos mentores do projeto com alguns recursos sobre as diferentes temáticas a trabalhar.
Contamos juntar, na próxima sessão, os alunos, das duas escolas, para a apresentação dos trabalhos e definição dos próximos passos.
Gostaríamos de agradecer aos professores e aos alunos das duas turmas a forma excecional como nos receberam sendo que, como primeira análise, pensamos que os alunos ficaram entusiasmados com as propostas efetuadas e que sairão daqui excelentes trabalhos.