No dia 25 de fevereiro de 2022, os alunos das duas turmas envolvidas no projeto “A Internet como nós a vemos” juntaram-se, via zoom, para fazerem a apresentação de trabalhos realizados até aqui. Os elementos do CCTIC – UA e do CCTIC – ESE/IPS estiveram a acompanhar as atividades nas duas escolas envolvidas, Escola Secundária de Mira e Escola Secundária Sebastião da Gama, com os professores das duas turmas.

Foi uma manhã muito rica, com excelentes apresentações, fruto das reflexões que os elementos de cada grupo realizaram sobre as diferentes temáticas abordadas: Sexting e Sextortion; Conversas com desconhecidos; Grooming; Cyberbullying; Direitos de autor e Proteção de dados.

Para além das apresentações, houve ainda espaço para questões destinadas aos diferentes grupos que apresentaram os seus trabalhos, tendo estas sido prontamente respondidas pelos alunos.

Uma vez que nem todos os grupos conseguiram fazer as suas apresentações, ficou acordado regressar na semana de 28 de fevereiro a 4 de março, para podermos acompanhar os trabalhos desenvolvidos e assistir às apresentações em falta.

No passo seguinte do projeto e com base nos trabalhos realizados, os alunos das duas turmas vão pensar em questões para a elaboração de um questionário conjunto sobre cidadania digital, que será aplicado nos dois agrupamentos de escolas. Esses dados serão posteriormente trabalhados pelos elementos das duas turmas para tentarmos, em conjunto, perceber como é que a Internet é vista e utilizada pelos jovens.

Aqui ficam alguns registos desta sessão: