Após a nossa visita às escolas e tendo por base a apresentação realizada na primeira sessão e os trabalhos elaborados pelos alunos, desafiamo-los a pensar em questões para um questionário conjunto sobre cidadania digital, a ser aplicado nos dois Agrupamentos de Escolas (alunos do 7.º ao 12.º ano).

Após algum trabalho em sala de aula, com os professores que acompanham as turmas e com a revisão final dos elementos dos dois CCTIC, da psicóloga educacional e investigadora Eduarda Ferreira e da professora e investigadora Lídia Marôpo, foi possível chegar a uma versão final.

O questionário tinha os seguintes objetivos:

• Identificar de que forma os alunos das duas escolas (do 7.º ao 12.º ano de escolaridade) usam a Internet;
  • Perceber se os alunos conhecem as potencialidades da Internet assim como as consequências e riscos de utilização;
  • Entender de que forma os alunos aprendem sobre o mundo, com a Internet.

O mesmo foi aplicado, nos dois Agrupamentos, durante o 1.º período do ano letivo 2022/23 e, em janeiro de 2023, foi realizada uma reunião, com as respetivas Direções, para apresentação de alguns dados preliminares.

Dessa reunião, ficou a certeza que existiam algumas questões que deveriam ser trabalhadas nos dois Agrupamentos e o compromisso dos dois CCTIC para a apresentação de um relatório final com a análise dos questionários.