Durante o ano letivo 2023/24, continuamos a desenvolver o projeto, envolvendo novos docentes e alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, que realizaram algumas atividades, com recurso a robôs, desenvolvendo competências relacionadas com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, com as Aprendizagens Essenciais das diferentes áreas curriculares e de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Agrupamentos/Escolas envolvidas:

• Agrupamento de Escolas de Santo André;
  • Agrupamento de Escolas José Saramago;
  • Agrupamento de Escolas do Montijo;
  • Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra;
  • Agrupamento de Escolas José maria dos Santos;
  • Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho;
  • Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago;
  • Agrupamento de Escolas D. João I.

Foram realizadas, durante o mês de janeiro de 2024, 3 ACD que envolveram 56 docentes. Depois de terem realizado algumas atividades com os alunos, os docentes foram convidados a participar na Competição Internacional de Robótica Future City (MWRC Portugal), promovida pela MATATALAB.

Participaram na referida Competição 31 docentes (15 turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 4 grupos de Pré-Escolar), dos diferentes Agrupamentos, que apresentaram 16 projetos a concurso.