A evolução que a Internet tem tido, nos últimos anos, tem aberto inúmeras
possibilidades e potencialidades, no que diz respeito ao desenvolvimento das redes sociais, possibilitando, de forma mais célere, a criação de conteúdos, a difusão da informação e a comunicação interativa.

O aparecimento e utilização massiva de Smartphones, em detrimento do uso quase exclusivo de computadores, que se verificava antes da sua massificação, abriu um novo leque de opções, levando ao aparecimento de um conjunto de aplicações (Facebook; Instagram; Youtube; Twitter…), que chegam a cada vez mais pessoas.

Assim, partindo destes pressupostos, o CCTIC-ESE/IPS, em colaboração com o CCTIC-UA pensaram em lançar um conjunto de atividades, que pretendem:

i) romper com a ideia pré-concebida de que existe uma barreira entre o que são as redes sociais e os conteúdos que devem ser abordados nas escolas;
ii) apresentar exemplos práticos das potencialidades pedagógicas de conteúdos disponíveis nas redes sociais;
iii) através desses exemplos inspirar os professores a realizar tarefas com recurso a conteúdos disponíveis nas redes.

Na verdade, é nossa convicção que os alunos podem beneficiar desta aproximação entre as atividades em que ocupam bastante do seu tempo livre, em particular, navegando nas redes, e a sala de aula, trazendo para dentro dela uma linguagem que lhes é familiar.

Assim, construímos uma contextualização teórica e uma proposta de atividade, dirigida ao 2.º ano de escolaridade, que foi desenvolvida por alguns colegas, de algumas escolas (piloto) e que pode ser consultada aqui. Com base no feedback dado pelos mesmos, pretendemos, no ano letivo 2023/24, construir uma série de atividades, que possam ir sendo desenvolvidas pelos colegas, nas escolas, uma vez que acreditamos que e existem inúmeras possibilidades de trabalho entre aquilo que é visto como aprendizagem informal ou informal teacher learning (ITL) e aprendizagem formal ou FTL (formal teacher learning).