Nesta página serão disponibilizadas as publicações realizadas pelos membros do CCTIC.

2024

  • Graça, A. de J. F. da S. (2024). Integração curricular do pensamento computacional: Que desafios para os professores? [masterThesis]. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/4835
  • Chambel, A. F. C. de A. (2024). Contributos da implementação de um Espaço Maker para o Desenvolvimento de Competências do PASEO [masterThesis]. https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/4834
  • Grácio, J., Torres, J., Rodrigues, M. D. R., Chambel, A., & Figueiredo, M. (2024). MatataStudio: Um projeto de Robótica Educativa na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Medi@ções, 199-214. https://doi.org/10.60546/MO.V12I1.423
  • Grácio, J., Couvaneiro, S., & Martins, A. (2024). Perceções dos estudantes quanto à Aprendizagem Baseada em Projetos na Unidade Curricular Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Profissionais. Medi@ções, 184-198. https://doi.org/10.60546/MO.V12I1.420
  • Rodrigues, M. D. R., Torres, J., & Grácio, J. (2024). Perspetiva dos estudantes sobre uma UC de tecnologias na formação inicial de professores. Medi@ções, 170-183. https://doi.org/10.60546/MO.V12I1.417 
  • Grácio, J., Dorotea, N., & Rosário Rodrigues, M. (2024). A community of practice of primary school teachers – 2nd year of implementation. Educational Media International, 61(1–2), 134–145. https://doi.org/10.1080/09523987.2024.2357961
  • Torres, J., Grácio, J., Rodrigues, M. D. R., & Figueiredo, M. (2024). Reflections on a scratch summer course: Trainers’ perspectives. Educational Media International, 1–13. https://doi.org/10.1080/09523987.2023.2324602

2023

  • Grácio, J. C. da S. (2023). Integração curricular das tecnologias digitais: O caso de uma comunidade de prática de professores do 1.º ciclo [masterThesis]. http://hdl.handle.net/10451/62732
  • Couvaneiro, S. R., Grácio, J. and Martins, A. R. “Project-Based Learning in the curricular unit ICT in Professional Contexts – perceptions of Sociocultural Animation students.” 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setúbal, Portugal, 2023, pp. 1-5, https://doi.org/10.1109/SIIE59826.2023.10423694
  • Grácio, J. C., Torres, J., Rodrigues, M. Do Rosário, Chambel A. and M. Figueiredo. “Reflections on an educational robotics project in kindergarten and in primary school education,” 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setúbal, Portugal, 2023, pp. 1-6, https://doi.org/10.1109/SIIE59826.2023.10423703
  • M. Do Rosário Rodrigues, J. Vítor Torres and J. C. Grácio. “Reflections on a technology curricular unit in initial teacher training: the students’ perspective,” 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setúbal, Portugal, 2023, pp. 1-6, https://doi.org/10.1109/SIIE59826.2023.10423686
  • Oliveira Pires, A. L. and Rodrigues, M. Do Rosário. “Pedagogical Training of Higher Education Teachers: Communication and Collaboration with Digital Technologies,” 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setúbal, Portugal, 2023, pp. 1-6, https://doi.org/10.1109/SIIE59826.2023.10423696
  • Torres, J. V., Rodrigues, M. D. R., Grácio, J., & Figueiredo, M. (2023). Robótica Educativa: reflexões sobre uma ação de formação contínua de educadores e professores em contexto (pp. 15-28). Aprender.
    http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/183/163
  • Pinheiro, M., Albuquerque, C., Moreira, F., Torres, J. V., & Sousa, J. M. (2023). Pensamento Computacional na Educação: Que sentido faz e que competências promove? Em Matemática com vida: Diferentes olhares sobre o Pensamento Computacional (pp. 9–26). Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/36445/1/Livro_Encontro2023_27fev.pdf
  • Torres, J. V., & Rodrigues, M. D. R. (2023). Estratégias de ensino utilizadas numa UC da formação inicial de professores: Perceção dos estudantes. Atas do Seminário Internacional de Práticas pedagógicas. Seminário Internacional de Práticas pedagógicas, Instituto Politécnico de Setúbal.
    https://bc9d0ccf-eb95-4967-abeb-81c8419e7f2a.filesusr.com/ugd/8aa947_784499db69eb463ead1f9015e6cb6ea8.pdf

2022

  • Grácio, J., Dorotea, N., & Rodrigues, M. R. (2022). A community of practice of primary school teachers – 2nd year of implementation. Atas da Conferência Internacional “Moving on towards ‘new normal’ in education”. ICEM 2022 Conference, Santarém.
    https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/4372/1/Book_of_Abstracts_ICEM22L.pdf
  • Torres, J., Grácio, J., Rodrigues, M. R., & Figueiredo, M. (2022). Reflections on a Scratch summer course: trainers’ perspectives. Atas da Conferência Internacional “Moving on towards ‘new normal’ in education”. ICEM 2022 Conference, Santarém.
    https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/4372/1/Book_of_Abstracts_ICEM22L.pdf
  • Grácio, J., Rodrigues, M. D. R., Torres, J. V., & Figueiredo, M. (2022). Reflections on a Scratch summer course: Students’ perspectives. SIIE 2022 – 24th International Symposium on Computers in Education.
  • Marôpo, L., & Torres, J. (2022). O papel das notícias nas culturas digitais de crianças e jovens: Um estudo em contexto português. 20.º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Universidade Federal do Ceará (UFC) – Fortaleza (CE).
  • Grácio, J., Senos, S. (2022). Tecnologias Digitais e Avaliação – de mãos dadas pela melhoria das aprendizagens. In Cadernos de Formação: Ensinar, Aprender e AVALIAR. (pp. 55-74). Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas.
    http://novo.cfagora.pt/images/Publicacoes/cadernos/Caderno_7.pdf

2021

  • Chambel, A., & Grácio, J. (2021). Pensamento Computacional e Robótica nos primeiros anos de escolaridade. Revista Educação e Matemática, (162) 15-17.
  • Grácio, J., Torres, J., Rodrigues, M., Graça, A., Chambel, A., Franco, C., & Pinto, P. (2021). Comunidade de prática de professores do 1.º ciclo. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2021, desafios do digital: Livro de atas (1.ª ed., pp. 381-391). Universidade do Minho. Centro de Competência.
    https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/77709
  • Torres, J. V., Figueiredo, M., Grácio, J., & Romano, H. (2021). Vamos Scratchar juntos? In CiEF-IPS Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal, Seminário Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais: Livro de Atas (1.ª ed., pp. 211–222).
    https://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf