Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

PIC.TIC 2025

Nos dias 8 e 9 de setembro, participamos no PIC.TIC 2025, este ano integrado nas Jornadas Pedagógicas do CFAEBI, denominadas “Do Pixel ao Pensamento”, que decorreram na Universidade de Beira Interior e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã.

No dia 8 de setembro, participamos no Workshop “Criatividade e Inovação com as Metodologias ativas”, dinamizado pelo Professor Filipe Moreira, Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico da Guarda.

No dia 9 de setembro, dinamizamos o Workshop “STEAM e Microscópios Digitais”, dirigido a Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo, onde discutimos questões relacionadas com o trabalho de projeto, a importância da comunicação matemática, desde tenra idade, a resolução de problemas adequados às vivências e interesses dos alunos e as formas de utilização dos Microscópios, visto pela lente das STEAM, entre outros.

Muito obrigado à organização, pela forma como nos receberam, e aos professores que participaram de forma entusiasta no workshop.

Atividades de robótica – Espaço Ciência

No passado dia 6 de setembro, estivemos, a convite da Professora Cármen Ramos, a dinamizar algumas atividades de robótica para jovens e adolescentes, famílias, educadores de infância e professores de várias zonas do país.

Estas atividades foram realizadas no Espaço Ciência da Festa do Avante e tiveram como objetivo a realização de atividades de robótica educativa, desafiando os participantes a perceber as potencialidades deste tipo de trabalho para o desenvolvimento de competência múltiplas e a forma como este tipo de trabalho pode ser realizado envolvendo diferentes disciplinas.

Muito obrigado pelo convite e pela forma como fomos recebidos pelas centenas de pessoas que passaram pelo espaço do CCTIC-ESE/IPS.

ACD “Introdução à edição de vídeo”

Nos dias 4 e 5 de setembro, organizamos, em conjunto com o Professor Joaquim Lopes, coordenador do LED do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, duas sessões sobre edição de vídeo para professores do Agrupamento.

Ao longo de 6 horas, os professores tiveram a possibilidade de perceber como podem realizar gravações utilizando os equipamentos que estão disponíveis no espaço LED do Agrupamento e como poderão editar os vídeos criados.

Foram duas sessões muito profícuas e que serão, de certeza, muito importantes para o trabalho a realizar durante o ano letivo 202526, por estes docentes e pelos seus alunos.

O CCTIC-ESE/IPS agradece a disponibilidade do Professor Joaquim Lopes na dinamização destas sessões e pela forma como todos os docentes nos receberam.

Ano Letivo 2025/26

Bem-vindos ao Ano Letivo 2025/2026

O novo ano letivo começa e com ele abre-se mais uma oportunidade de construirmos, em conjunto, caminhos de inovação e de aprendizagem.

No CCTIC-ESE/IPS renovamos o compromisso de estar ao lado das escolas, dos professores e dos parceiros educativos, apoiando a integração do digital de forma crítica, criativa e inclusiva.

Queremos que este seja um ano de colaboração ativa, onde cada desafio se transforme numa oportunidade de crescimento, partilha e construção de soluções que façam a diferença no quotidiano das nossas escolas.

Estamos disponíveis para colaborar dentro das nossas áreas de trabalho (Pensamento Computacional, Robótica, Cidadania Digital e Scratch) ou outra que seja do interesse/necessidade dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas da nossa área de influência.

Desejamos a toda a comunidade educativa um ano pleno de inspiração, projetos significativos e conquistas coletivas.

João Torres, João Grácio e Ana Chambel

Verão com Ciências e Tecnologias

Na semana de 14 a 18 de julho, o CCTIC-ESE/IPS organizou e levou a cabo as atividades “verão com Ciências e Tecnologias”, que contou com alunos entre os 7 e os 14 anos de idade, filhos de professores e funcionários do Instituto Politécnico de Setúbal.

Durante a semana, os alunos, divididos em 2 turmas, realizaram diversas atividades, entre as 9h30 e as 17h00:

  • Workshop “Robótica”;
  • Workshop “Microscópios Digitais”;
  • Workshop “Modelação/Impressão 3D”;
  • Workshop “Makey – Makey”;
  • Workshop “Missão Matemática: Pensa e Brinca”;
  • Workshop “Cidadania Digital”;
  • Manhã Desportiva.

Pensamos que foi uma semana extremamente interessante para estes jovens, que para além de terem conhecido e trabalhado com diferentes materiais e tecnologias, conseguiram criar um espírito de colaboração e entreajuda entre todos.

O CCTIC-ESE/IPS agradece à Direção da Escola Superior de Educação de Setúbal pela confiança e o apoio disponibilizado para a implementação desta semana, que pensamos repetir para o próximo ano letivo.

Jornadas Pedagógicas do CFAE do Alentejo Litoral – “A escola como ecossistema: entre resistências e possibilidades”

Foi com muito agrado que a equipa do CCTIC recebeu, mais uma vez, o convite para estar presente nas Jornadas Pedagógicas organizadas pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Alentejo Litoral (CFAEAL), que decorreram na Escola Secundária Padre António Macedo (Agrupamento de Escolas de Santo André), no dia 16 de Julho.

Neste encontro, que teve como mote “A escola como ecossistema: entre resistências e possibilidades”, mais de uma centena de professores, de todos os níveis de ensino, puderam refletir sobre o papel da escola na atualidade, reconhecendo tanto os limites — estruturais, sociais, políticos e pedagógicos — que a condicionam, como também as potências transformadoras que emergem do trabalho colaborativo, da escuta ativa e de um compromisso ético com uma educação verdadeiramente emancipadora.

Ao longo do dia, os elementos do CCTIC contribuíram para os trabalhos através da moderação da mesa redonda alusiva à temática “Inovação Pedagógica e Profissionalidade Docente” com a presença dos professores João Mouro, João Couvaneiro e Marco Bento e ainda com a dinamização do WS Robótica Educativa com recurso ao robô mBot2, sendo que, para este WS, pudemos contar ainda com a valiosa colaboração da professora Amélia Soares, do Agrupamento de Escolas da Boa Água, que pôde partilhar a sua experiência sobre a utilização deste robô, em contexto de sala de aula.

Foi um dia muito enriquecedor, de boas partilhas, e que deixará, com certeza, o caminho aberto não só à reflexão, mas também à implementação de novas práticas e metodologias nas escolas dos envolvidos.

Mais uma vez, muito obrigada pela oportunidade e esperamos voltar para a próxima edição.

« Older posts