Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Programar o Futuro

O Programar o Futuro é um projeto desenvolvido pela SIC Esperança, com financiamento da Google.org, que tem como objetivo capacitar jovens adultos até aos 30 anos – desempregados, empregados ou estudantes que pretendam fortalecer o seu perfil profissional – nas áreas da programação, código e robótica.

Os jovens devem ainda residir num dos municípios onde o projeto está a ser implementado: Coimbra, Faro e Setúbal.

Os conteúdos programáticos das formações foram desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Setúbal, entidade responsável pela gestão da formação, onde se inclui o CCTIC-ESE/IPS.

A formação em Coimbra, Faro e Setúbal vai ter o seu início no dia 22 de novembro. Mais informações sobre o projeto e inscrições podem ser consultadas aqui.

Sessão “A IA e tu: Tu decides o caminho…”

No dia 22 de outubro de 2025, foi dia de visitarmos a EB Bairro Afonso Costa, em Setúbal, para falarmos com duas turmas do 4.º ano de escolaridade sobre a IA.

Refletimos sobre os aspetos positivos e alguns riscos a que temos de estar atentos. Somos nós que decidimos o caminho e a forma como utilizamos a Inteligência Artificial.

No fim, houve ainda tempo para vermos onde é que a IA está integrada no nosso dia a dia e os alunos do 4.º ano estão muito atentos a esta situação. E como falamos, IA não é o ChatGPT, ideia que foi partilhada muitas vezes.

Muito obrigado às professoras que acompanharam as turmas e à professora bibliotecária pelo apoio e acompanhamento, durante a atividade.

Webinar “Vamos conversar com… Programação, para quê e como…”

No próximo dia 10 de novembro de 2025, entre as 18h00 e as 19h00, online, vamos levar a cabo o webinar “Vamos conversar com… Programação, para quê e como…”.

Durante esta hora, iremos conversar com a Gestora Pedagógica Leandra Santos, da ubbu e o Professor Ricardo Almeida sobre Programação.

Será uma conversa moderada pela Professora Aida Graça, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, onde falaremos sobre os objetivos da programação, quais os principais benefícios para os alunos e como fazer, através da utilização de duas plataformas: ubbu e Scratch.

As inscrições serão feitas através da nossa plataforma, disponível em https://projetos.ese.ips.pt/acd.

Projeto Bem-estar Digital

É um projeto de inovação pedagógica financiado pelo concurso IPS & Santander-InovPed 2024. Esta investigação-ação, levada a cabo por docentes e alunos da ESE/IPS, incluíu a pesquisa e cocriação com estudantes do ensino superior de um workshop destinado a alunos do ensino secundário acerca do bem-estar digital. Envolveu ainda um processo de educação entre pares no qual os jovens da Licenciatura em Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal se tornaram agentes multiplicadores de conhecimento junto dos adolescentes de escolas da região.

O site do projeto pode ser consultado aqui: https://projetos.ese.ips.pt/bedigital

Webinar “À conversa com os Centros de Competência TIC”

No passado dia 20 de outubro, participamos, a convite da ubbu, em conjunto com o CCTIC-ESE/IPV e o CCTIC-UE, no webinar “À conversa com os Centros de Competência TIC”.

Durante cerca de uma hora, falamos sobre Pensamento Computacional, Robótica e Cidadania Digital, sublinhando a importância dos CCTIC no trabalho que pode ser realizado com as escolas, no desenvolvimento de projetos, englobados nestas e noutras áreas de trabalho de integração do digital.

Um agradecimento à ubbu, pelo convite, e aos participantes no webinar que puderam discutir connosco estas temáticas tão atuais e tão importantes para o desenvolvimento de competências pelos alunos.

Sessão “A IA é boa ou má?”

A convite dos professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, estivemos, no dia 20 de outubro, na Escola Básica n.º4 de Setúbal, para falar com alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade sobre as questões ligadas à Inteligência Artificial.

Numa primeira sessão, que decorreu da parte da manhã, 3 turmas partilharam os seus conhecimentos sobre o tema, o que já fazem com a IA, tendo depois falado sobre os aspetos positivos e alguns riscos a que temos de estar atentos.

Da parte da tarde, foi a vez de duas turmas de 3.º e 4.º ano participarem nesta sessão, onde, para além dos aspetos positivos e de alguns pormenores a que temos de estar atentos, foi também lançado um desafio para que pensassem em algo positivo que gostariam de inventar, tendo por base a IA e o desenhassem.

Ficamos à espera dos trabalhos dos alunos para que os possamos publicar em breve. Um agradecimento a todos os professores, à coordenadora de estabelecimento Paula Pinto e à professora bibliotecária Fátima Carreira pela forma como nos receberam.

« Older posts