A convite da Comissão Organizadora, participamos ontem, dia 3 de dezembro, num painel intitulado “Criar experiências de aprendizagem com a plataforma Moodle” no Encontro EPIES 2025 — Encontro de Profissionais para a Inovação no Ensino Superior, que decorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Foi uma oportunidade de refletir sobre o uso que fazemos da plataforma Moodle na ESE/IPS e no CCTIC para promover melhores aprendizagens.
À organização, ao moderador, colegas de painel e a todos os presentes deixamos o nosso agradecimento pela tarde de partilha.
Ontem, dia 2 de dezembro, realizamos a primeira reunião de trabalho individual com um dos 8 Agrupamentos de Escolas que iremos acompanhar durante o ano letivo 2025/26, depois de termos já realizado uma reunião conjunta no passado dia 6 de novembro.
Assim, fomos recebidos no Agrupamento de Escolas da Boa Água pelo Diretor, Professor Nuno Mantas, pela Adjunta da Direção, Professora Fátima Nave, pelo Adjunto da Direção, Professor Rui Silva, pelo Coordenador do PAA e Projetos, Professor Armindo Serra e pela Coordenadora LED, Professora Amélia Soares.
Durante cerca de duas horas, refletimos sobre o autodiagnóstico realizado pelo Agrupamento e definimos formas de trabalho conjunta, de modo a dar resposta a algumas situações apontadas pelo Agrupamento.
Nos próximos dias, daremos continuidade a este trabalho que ontem se iniciou, de forma a poder acompanhar todos os Agrupamentos neste caminho:
Dia 4 de dezembro (manhã) – AE Navegador Rodrigues Soromenho;
Dia 4 de dezembro (tarde) – AE n.º 2 de Beja;
Dia 5 de dezembro (manhã) – AE D. João I;
Dia 15 de dezembro (manhã) – AE Paulo da Gama;
Dia 15 de dezembro (tarde) – AE Vale de Milhaços;
Dia 18 de dezembro (manhã) – AE Monte de Caparica;
No passado dia 26 de novembro, a convite do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, organizamos uma sessão sobre impressão 3D para professores do Agrupamento, dinamizada pelo professor Eduardo Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Azeitão.
Ao longo de 3 horas, os professores tiveram a possibilidade de conhecer a impressora que têm disponível no espaço LED, perceber que tipo de trabalhos podem ser produzidos e a forma como os alunos podem ser integrados nesse processo. Houve ainda tempo para refletir sobre os planos de aula que podem ser criados e outros que estão já disponíveis no espaço LED da DGE, em https://led.dge.medu.pt/cenarios-de-aprendizagem.
O CCTIC-ESE/IPS agradece a disponibilidade do professor Eduardo Fernandes para, mais uma vez, colaborar connosco, e a forma como todos os docentes nos receberam.
No passado dia 22 desenvolvemos um workshop a que demos o nome de “STEAM, Microscópios Digitais e Makey Makey, no Encontro Anual da Associação de Reflexão e Intervenção Educativa na Política das ESE (Aripese)”. A nossa participação partiu de um convite da Comissão Organizadora do evento, que este ano teve como tema “(PER)CURSOS EM DIÁLOGO: Desafios e Oportunidades no Ensino Superior”.
Durante cerca de duas horas, os participantes tiveram a possibilidade de refletir sobre a importância das STEAM e do trabalho de projeto nos primeiros anos de escolaridade e experimentar microscópios digitais e os Makey Makey, pensando em atividades que poderão ser realizadas com estes recursos nos primeiros anos de escolaridade.
O CCTIC-ESE/IPS agradece à Direção da Aripese, na pessoa do seu presidente, o Professor Doutor João Pires pela forma como nos receberam e a todos os colegas que participaram no workshop, desejando que tenham saído mais ricos do mesmo e com algumas ideias que poderão ser implementadas com os seus alunos.
No dia 19 de novembro, a convite do Agrupamento de Escolas de Sampaio, organizamos uma sessão sobre podcast e os equipamentos do espaço LED para professores do Agrupamento, dinamizada pela professora Aida Graça, do Agrupamento de Escolas de Azeitão e pelo professor Armindo Serra, do Agrupamento de Escolas da Boa Água.
Ao longo de 3 horas, os professores tiveram a possibilidade, num primeiro momento, de conhecer os equipamentos disponíveis no espaço LED para a criação de podcast, algumas ferramentas que são úteis para a criação e disponibilização destes recursos, refletindo também sobre as potencialidades da realização deste tipo de trabalho envolvendo os alunos. Num segundo momento, em grupos de trabalho, tiveram a possibilidade de criar um exemplo de um podcast, com ajuda de ferramentas de IA e sempre com o apoio dos formadores e, num momento final, apresentaram os trabalhos produzidos.
O CCTIC-ESE/IPS agradece a disponibilidade da professora Aida Graça e do Professor Armindo Serra para, mais uma vez, colaborar connosco e a forma como todos os docentes nos receberam.
No dia 18 de novembro, teve lugar a sessão de apresentação do Concurso Nacional de Programação “A Criar com Scratch!” – edição 2025/26.
Durante a sessão de abertura, o Professor João Torres, Coordenador do CCTIC-ESE/IPS, teceu algumas considerações sobre a 11.ª edição deste Concurso, que conta já com milhares de projetos produzidos a nível nacional, sobre diversas temáticas. Ainda na sessão de abertura, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas de Setúbal, Dr.ª Elisabete Carvalho, parceira deste concurso desde 2025/25, falou sobre a importância das múltiplas linguagens no trabalho realizado pelos professores bibliotecários, salientando a importância do Scratch no mesmo. Finalmente, a Dr.ª Lígia Águas, Chefe de Serviço de Bibliotecas do Departamento de Educação e Bibliotecas da Câmara Municipal de Setúbal referiu a importância deste tipo de parcerias e o compromisso da Câmara Municipal de Setúbal para o apoio a todos estes projetos e concursos.
De seguida, tivemos a presença da Doutora Cristina Roldão, Socióloga e Docente da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE/IPS), que nos trouxe alguns dados sobre diferentes temáticas relacionadas com a discriminação que, infelizmente, existe ainda em Portugal, dando assim o destaque à importância da escolha da temática para este ano “Quando a minha escola se tornou o mundo inteiro!”.
Posteriormente, o tema foi apresentado pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas de Setúbal, Dr.ª Elisabete Carvalho, e pela Professora Bibliotecária Fátima Pinto, que nos trouxeram algumas propostas que podem ser desenvolvidas nas escolas, assim como os recursos que selecionaram e que estão disponíveis no site de apoio ao concurso (https://projetos.ese.ips.pt/acriarcomscratch/).
Se não teve a oportunidade de estar presente, pode assistir à sessão de abertura, que está disponível aqui.
Esperamos, mais uma vez, que esta temática possa acolhida nas escolas portuguesas e esperamos pelos projetos que forem realizados pelos alunos.