Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

ACD “Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional”

No dia 12 de dezembro, iniciamos mais um projeto de articulação com o Colégio Atlântico. Esta parceria teve o seu início no ano letivo 2021/22 e culminou na publicação do caderno de atividades “FIRST SCHOOL, FIRST ROBOT” (disponível aqui) em abril de 2023, que continha 3 propostas de atividades para o Pré-Escolar e 9 para o 1.º Ciclo.

Este ano, o desafio é a construção de um caderno de atividades, mas envolvendo professores do 2.º ciclo do ensino básico.

Desta forma, iniciamos o projeto com a realização de uma ACD sobre pensamento computacional, onde abordamos várias questões relacionadas com esta temática e levamos os colegas presentes a experimentar alguns jogos, recorrendo ao pensamento computacional unplugged.

Foi uma sessão muito rica, onde a partilha foi fundamental para que todos entendessem os conceitos e que ficassem já com algumas ideias que podem ser realizadas em sala de aula.

Voltaremos para mais 3 sessões, uma sobre a linguagem de programação Scratch, outra sobre o robô VinciBot e outra onde serão apresentadas as atividades realizadas pelos diferentes professores.

Muito obrigado ao Colégio Atlântico pelo convite e pelo trabalho que realizamos e iremos realizar.

ACD – “Laboratórios de Educação Digital – STEAM”

No dia 11 de dezembro, realizou-se mais uma das Ações de Capacitação Docente no âmbito dos Laboratórios de Educação Digital, sendo que, desta vez, as atividades incidiram sobre a exploração de alguns dos equipamentos do Kit STEAM que consta dos LED tipo 1 e tipo 3.

Os anfitriões e formadores desta sessão foram a professora Amélia Soares e o professor Armindo Serra, do Agrupamento de Escolas da Boa Água, na Quinta do Conde, os quais acolheram cerca de 22 colegas de diferentes agrupamentos da nossa área de influência (Agrupamento de Escola de Vale de Milhaços, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, Agrupamento de Escolas José Saramago, Agrupamento de Escolas de Sampaio, Agrupamento de Escolas Paulo da Gama Escola Secundária de Palmela).

Durante a sessão, num primeiro momento, foram apresentados e discutidos alguns aspetos relacionados com as competências que se podem desenvolver no trabalho realizado em contexto LED. Numa segunda fase da ACD, os presentes foram convidados a realizar algumas tarefas com recurso ao robô mBot2, podendo assim, de forma colaborativa e com a “mão na massa” esclarecer algumas dúvidas e planificar atividades pedagógicas que poderão levar para os seus contextos educativos.

Muito obrigada aos professores Amélia e Armindo, bem como ao grupo de alunos que os apoiou nesta sessão, a qual se mostrou muito enriquecedora, contribuindo para a promoção de atividades com recurso aos LED, nas escolas dos docentes que participaram.

Deixamos desde já o convite para a próxima sessão, desta vez alusiva à temática Multimédia e Impressão 3D, no próximo dia 15 de janeiro, na Escola Poeta Joaquim Serra, pelas 16 horas. Ainda temos algumas (poucas) vagas para esta sessão.

Entrega de Prémios da Competição 2024 MWRC – Portugal online Competition

Foi com muita alegria e boa disposição que os elementos do CCTIC-ESE/IPS foram recebidos pelas equipas vencedoras da edição do ano letivo 2023/24 do concurso de robótica MWRC – Cidades do Futuro, uma iniciativa que nasceu de uma parceria com a empresa Matatastudio e que envolveu, durante o ano letivo 23/24, dezasseis equipas de escolas de primeiro ciclo e pré-escolar do distrito de Setúbal.

Desta vez, as equipas vencedoras foram as seguintes:

  • Equipa EG1-EG3 do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, que se assumiu como a estrela da criatividade;
  • Equipa Cotovia 4HC do Agrupamento de Escolas de Sampaio como a estrela do código;
  • Equipa Azimutto do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho que venceu a categoria estrela Brilhante.

Todas as equipas foram presenteadas com um robô VinciBot, um troféu alusivo à sua categoria bem como um certificado e medalhas para todos os elementos da equipa.

A equipa do CCTIC agradece e congratula, não só as três equipas vencedoras, mas também todas as 16 equipas que participaram nesta competição, as quais, para além de terem competido de uma forma saudável, desenvolveram competências ao nível da colaboração, espírito crítico e pensamento computacional. Parabéns a todos !

Em 2025, anunciaremos o tema da competição para que as escolas que queiram participar se possam inscrever.

1.ª Sessão de Colaboração no âmbito do PPMD (grupos 16 e 18)

Foi num clima de boa disposição e ambiente de partilha, que decorreu, no dia 4 de dezembro, a primeira sessão de colaboração no âmbito do Projeto-piloto Manuais Digitais (PPMD), a qual foi organizada pelos Centros de Competência TIC de Setúbal, Algarve e Évora.

Nesta sessão, que decorreu em formato online, estiveram presentes professores dos Agrupamentos de Escolas do grupo 16 (AE Maria do Carmo Serrote, AE de Sampaio, AE Paulo da Gama, AE Navegador Rodrigues Soromenho e AE de Vale de Milhaços) e do grupo 18 ( AE Nuno Mergulhão, AE D. Dinis e AE Sabóia), os quais puderam contar com a partilha dos docentes Amélia Soares, Fátima Nave, Armindo Serra e Luísa Mantas do AE da Boa Água, que mostraram a forma como este agrupamento está a desenvolver projetos de articulação curricular que envolvem não só o PPMD, mas também os LED (Laboratórios de Educação Digital).

Num segundo momento da sessão, os docentes dos grupos de colaboração foram convidados a construir, de forma colaborativa, em trabalho de grupo realizado em salas paralelas, cenários de aprendizagem que pudessem ser implementados nos seus Agrupamentos, em que realizassem atividades no âmbito do PPMD, recorrendo também aos equipamentos dos LED.

Foi uma sessão muito rica da qual resultaram propostas de atividades que serão implementadas nos Agrupamentos envolvidos, promovendo novas dinâmicas e aprendizagens ativas com recurso aos LED.

Sensibilização para Pais/Encarregados de Educação sobre bem estar e os cuidados online

No passado dia 4 de dezembro, a convite da Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo e da Embaixadora Digital Bernardete Lopes, estivemos à conversa com cerca de duas dezenas de pais/encarregados de educação sobre questões relacionadas com o bem estar e os cuidados online.

Durante cerca de duas horas, falamos sobre o mundo que está em mudança, segurança na Internet, tempo de ecrã, apresentamos algumas linhas e materiais de apoio e deixamos alguns desafios para o trabalho a realizar entre pais, filhos e a escola, no sentido de termos um equilíbrio relativamente ao tempo de ecrã a que as crianças e jovens estão sujeitos.

Falamos ainda na necessidade de se definirem regras claras, por parte das famílias, para a utilização de dispositivos móveis e algumas estratégias para que essa gestão possa ser uma realidade no seu quotidiano.

Finalmente, a professora Susana Senos, do CCTIC-UA, juntou-se a nós, através de videoconferência, para nos apresentar o Projeto Academia Digital para Pais.

Muito obrigado pelo convite que foi realizado e esperamos que a sessão tenha sido esclarecedora e motivante para as famílias.

Sessões de Sensibilização – Iniciativa Líderes Digitais

No dia 3 de novembro, realizou-se a sessão de sensibilização para os alunos Líderes Digitais Benjamins, no âmbito da Iniciativa Líderes Digitais.

Nesta sessão, moderada pelos alunos Líderes Digitais Benjamins Ana Melo, Manuel Torres e Beatriz Pereira, do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, contou ainda com a presença da Dr.ª Ana Cecília Lázaro do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), que falou sobre as temáticas do Bem-estar online e Dependência online.

A sessão contou com a presença de 187 alunos, de diferentes escolas de Portugal Continental, uma escola da Madeira e uma dos Açores.

No dia 4 de novembro, foi a vez da sessão dirigida aos alunos Líderes Digitais. A mesma contou com a presença de 326 alunos de todo o país, incluindo os Açores, tendo também a presença de uma escola de Cabo Verde.

A sessão, que foi dinamizada pelos alunos Líderes Digitais José Caçador e Manuel Morgado, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, teve também a participação das alunas Carolina Fernandez e Sofia Melo, do mesmo agrupamento, que, através de um vídeo, deram a conhecer o projeto menABLE, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, que reúne e envolve jovens, profissionais da educação e especialistas relevantes de toda a Europa para testar, melhorar e desenvolver materiais educativos para combater a violência de género (VBG).

A professora Susana Senos, do CCTIC-UA fez também uma apresentação sobre a temática do discurso de ódio, deixando algumas ideias e projetos que poderão ser desenvolvidos pelos Líderes Digitais.

Muito obrigado a todas as escolas pela presença e entusiasmo e esperamos ver, em breve, todos os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelos vários Líderes Digitais.

« Older posts