Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

MWRC2025 | Competição Online Internacional de Robótica “Interstellar Energy Quest”

Já saíram os resultados da MWRC2025 | Competição Online Internacional de Robótica “Interstellar Energy Quest”. Concorreram 100 equipas de 12 países, que trouxeram uma criatividade incrível a este concurso mundial, organizado pela MatataStudio.

É com grande alegria que anunciamos que Portugal está entre os países vencedores desta competição, com duas distinções “Estrela do trabalho em equipa”.

Assim, as equipas vencedoras são “NaveBot” e “Exploradores Intergaláticos”, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho.

Muitos parabéns a todos(as) os(as) alunos(as) e às suas professoras Susana Clímaco, Catarina Sacramento e Andrea Graça, pelo trabalho desenvolvido, que leva, uma vez mais, o nome de Portugal a um dos lugares mais altos do pódio.

Muitos parabéns a todos(as) os(as) alunos(as) e professores(as) que participaram nesta edição do concurso. Muitas aprendizagens terão sido feitas e pensamos que foi um processo bastante enriquecedor, nas diferentes salas de aula do país.

Entrega dos prémios da Smart Sports Competition

Finalmente, os prémios da Smart Sports Competition já começaram a ser entregues às equipas vencedoras da 2.ª edição, que se realizou na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no passado dia 24 de maio de 2025.

Muitos parabéns a todas as equipas que participaram e, em especial, às equipas vencedoras:

Escalão Júnior

1.º lugar – Robôchave1 (Escola Básica de Chave)

2.ºlugar – Robôchave2 (Escola Básica de Chave)

3.º lugar – Equipa VinciMasters (Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas)

Escalão Sénior

1.º lugar – Simão e Diogo (Agrupamento de Escolas da Boa Água)

2.º lugar – Miguel e Rafael (Agrupamento de Escolas da Boa Água)

3.º lugar – ByteForce (Colégio Atlântico)

As equipas que ficaram em 1.º lugar, em cada um dos escalões, têm agora a oportunidade de representar Portugal na edição deste ano da competição de robótica internacional WRC (World Robot Contest), que irá ter lugar na China, no último trimestre deste ano.

Sessão final –Desenvolvimento de Projetos em sala de aula com recurso a microscópios digitais

No passado dia 14 de junho, cerca de 50 docentes de 5 Agrupamentos da nossa área de influência (AE da Boa Água; AE de Pegões, Canha e Santo Isidro; AE do Barreiro; AE Michel Giacometti e AE Professor Ruy Luís Gomes) estiveram reunidos na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal para partilhar os projetos que desenvolveram ao longo do ano letivo, com recurso aos microscópios digitais.

Num primeiro momento, no painel “STEAM no Pré-Escolar e 1.º Ciclo”, tivemos a presença da Professora Rute Oliveira, da Nobel Algarve British International School e da Educadora Ana Rasteiro, do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, que apresentaram alguns projetos que têm vindo a desenvolver e deixaram algumas pistas para o trabalho a realizar nesta área.

Num segundo momento, tivemos 13 apresentações por parte dos colegas envolvidos nesta formação, que partilharam o trabalho desenvolvido e refletiram sobre as potencialidades do digital, neste caso dos microscópios digitais nas suas práticas letivas.

Muito obrigado às direções dos Agrupamentos, que acreditaram neste projeto e aos educadores e professores que abraçaram este desafio. Existe agora o convite para apresentarem todos os projetos desenvolvidos no Festival Nacional Science on Stage 2025, que irá ser realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2025, no Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico, Taguspark, Porto Salvo.

Mais informações podem ser consultadas em https://scienceonstage.pt/festival-nacional-2025/.

Sessão final – Robótica Educativa nos primeiros anos de escolaridade

No passado dia 7 de junho, decorreu, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a última sessão da formação “Robótica Educativa nos primeiros anos de escolaridade”.

Esta formação, que contou com educadores e professores de 7 Agrupamentos de Escolas do Seixal e de Almada, serviu para discutirmos as potencialidades da robótica educativa e a sua importância no trabalho que é realizado diariamente em sala de aula.

Nesta última sessão, tivemos um primeiro painel com algumas partilhas por parte de alguns convidados: Joana Lima, do Agrupamento de Escolas de Palmela; Andrea Graça, do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e Ana Rasteiro, do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas.

De seguida, os educadores e professores presentes apresentaram os trabalhos que desenvolveram com as suas turmas, ao longo dos últimos meses. Finalmente, tivemos o encerramento com o Embaixador Digital de Almada, o professor Rui Baltazar.

Muito obrigado às Direções dos Agrupamentos (Agrupamento de Escola de Vale de Milhaços; Agrupamento de Escolas Francisco Simões; Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica; Agrupamento de Escolas António Gedeão; Agrupamento de Escolas da Caparica; Agrupamento de Escolas Elias Garcia e Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade) e aos educadores e professores que decidiram fazer este caminho connosco.

Evento Nacional LED (laboratórios de Educação Digital)

A equipa do Centro de Competência TIC marcou presença no evento Nacional LED, que se realizou no dia 6 de junho, no Agrupamento de Escolas do Cerco, no Porto, entre as 09h30 e as 17h00.

Neste evento, que teve como principal objetivo dar visibilidade a práticas pedagógicas de referência que evidenciem a integração curricular dos Laboratórios de Educação Digital (LED), através da partilha de experiências entre escolas, estiveram presentes equipas de alunos e professores de cerca de 55 Agrupamentos de Escolas (AE) que puderam partilhar algumas das atividades que têm vindo a desenvolver com recurso aos equipamentos destes laboratórios digitais.

Ao longo do dia, para além das partilhas de práticas em salas paralelas, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a dois painéis onde se discutiram diferentes aspetos relacionados com os desafios e as oportunidades que a implementação do LED têm para os AE.

No evento, houve ainda lugar à apresentação de vídeos realizados por escolas que não conseguiram marcar presença, bem como um momento de exposição de pósteres com referência a boas práticas com recurso ao digital.

Encontro final dos Grupos de colaboração 15, 16, 17, 18 e 19 | PPMD

No passado dia 5 de junho, os docentes pertencentes aos grupos de colaboração 15, 16, 17, 18 e 19, no âmbito do PPMD, rumaram a Évora para a última sessão deste ano.

Num primeiro momento, e já depois da sessão de abertura, os Professores José Lagarto e Paulo Almeida, com a moderação da Professora Elisabete Cruz, foram os intervenientes principais do Painel “5 anos de PPMD – Que efeitos e transformações nas escolas?”. Ao longo de cerca de uma hora, falaram sobre o trabalho desenvolvido, o primeiro numa vertente mais investigativa sobre a implementação do PPMD e o segundo sobre a forma como o seu Agrupamento tem vindo a colocar em prática todo o trabalho relacionado com o digital, onde se inclui o PPMD.

Depois de um coffee break, os elementos dos 20 Agrupamentos/Escolas não Agrupadas presentes foram divididos em salas de trabalho, moderadas pelos Embaixadores Digitais e Elementos responsáveis pela Autonomia e Flexibilidade Curricular, para partilharem como tem sido a implementação do PPMD nos seus Agrupamentos. Foi um momento muito rico, onde se discutiram estratégias, dificuldades e os desafios com que se depararam, tendo havido troca de ideias e propostas de melhoria.

Depois da sessão de encerramento, os participantes juntaram-se num restaurante local, para um momento final de confraternização, onde assistimos a vários pedidos de continuação deste trabalho de colaboração entre escolas (Comunidades de Prática), que começa a dar os seus frutos.

Muito obrigado a todos os participantes, que se deslocaram a Évora para esta última sessão, e pelo seu envolvimento em todo o processo.

« Older posts