A Internet Como Nós a Vemos

Um projeto Sobre Cidadania Digital

Terceira sessão do projeto

Em março de 2023, voltamos às turmas para debater com os alunos as conclusões do relatório.

Foi uma sessão bastante interessante e enriquecedora, uma vez que os alunos ficaram a conhecer alguns hábitos dos seus colegas, tendo sido debatidas algumas questões que foram consideradas mais graves e que necessitavam de uma intervenção mais urgente.

Com base nesta discussão, os alunos ficaram de pensar e construir alguns materiais de apoio (até ao final do 3.º período) a disponibilizar aos colegas das duas escolas, no sentido de mudar alguns comportamentos menos informados e considerados perigosos.

Ficamos de voltar no início do ano letivo 2023/24, para ver o trabalho realizado e começar a preparar as sessões de esclarecimento para os colegas das escolas envolvidas.

Análise dos questionários

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023, procedemos à análise dos questionários e elaboramos o relatório final.

Os dados apresentados no relatório refletem as opiniões e perceções de 522 alunos (22% do universo de alunos que frequentam os dois agrupamentos, nos anos de escolaridade contemplados, nomeadamente do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino secundário e Ensino profissional) que responderam ao questionário.

Os dados foram distribuídos em quatro grandes grupos de questões:

1.º grupo – Caracterização geral dos respondentes;
2.º grupo – Equipamentos e hábitos de utilização dos respondentes;
3.º grupo – Acesso a informação e opinião sobre temáticas específicas;
4.º grupo – Perceções sobre potencialidades e riscos da utilização da Internet.

Ao longo do relatório, apresentamos as respostas, relativamente a cada uma das questões e fizemos, sempre que consideramos pertinente, algumas considerações sobre os assuntos abordados. No final, apresentamos algumas conclusões sobre os dados do questionário.

Pode consultar o relatório, clicando aqui.

Construção e aplicação do questionário

Após a nossa visita às escolas e tendo por base a apresentação realizada na primeira sessão e os trabalhos elaborados pelos alunos, desafiamo-los a pensar em questões para um questionário conjunto sobre cidadania digital, a ser aplicado nos dois Agrupamentos de Escolas (alunos do 7.º ao 12.º ano).

Após algum trabalho em sala de aula, com os professores que acompanham as turmas e com a revisão final dos elementos dos dois CCTIC, da psicóloga educacional e investigadora Eduarda Ferreira e da professora e investigadora Lídia Marôpo, foi possível chegar a uma versão final.

O questionário tinha os seguintes objetivos:

  • Identificar de que forma os alunos das duas escolas (do 7.º ao 12.º ano de escolaridade) usam a Internet;
  • Perceber se os alunos conhecem as potencialidades da Internet assim como as consequências e riscos de utilização;
  • Entender de que forma os alunos aprendem sobre o mundo, com a Internet.

O mesmo foi aplicado, nos dois Agrupamentos, durante o 1.º período do ano letivo 2022/23 e, em janeiro de 2023, foi realizada uma reunião, com as respetivas Direções, para apresentação de alguns dados preliminares.

Dessa reunião, ficou a certeza que existiam algumas questões que deveriam ser trabalhadas nos dois Agrupamentos e o compromisso dos dois CCTIC para a apresentação de um relatório final com a análise dos questionários.

Segunda sessão do projeto

No dia 25 de fevereiro de 2022, os alunos das duas turmas envolvidas no projeto “A Internet como nós a vemos” juntaram-se, via zoom, para fazerem a apresentação de trabalhos realizados até aqui. Os elementos do CCTIC – UA e do CCTIC – ESE/IPS estiveram a acompanhar as atividades nas duas escolas envolvidas, Escola Secundária de Mira e Escola Secundária Sebastião da Gama, com os professores das duas turmas. 

Foi uma manhã muito rica, com excelentes apresentações, fruto das reflexões que os elementos de cada grupo realizaram sobre as diferentes temáticas abordadas: Sexting e Sextortion; Conversas com desconhecidos; Grooming; Cyberbullying; Direitos de autor e Proteção de dados.

Para além das apresentações, houve ainda espaço para questões destinadas aos diferentes grupos que apresentaram os seus trabalhos, tendo estas sido prontamente respondidas pelos alunos.

Uma vez que nem todos os grupos conseguiram fazer as suas apresentações, ficou acordado regressar na semana de 28 de fevereiro a 4 de março, para podermos acompanhar os trabalhos desenvolvidos e assistir às apresentações em falta.

No passo seguinte do projeto e com base nos trabalhos realizados, os alunos das duas turmas vão pensar em questões para a elaboração de um questionário conjunto sobre cidadania digital, que será aplicado nos dois agrupamentos de escolas. Esses dados serão posteriormente trabalhados pelos elementos das duas turmas para tentarmos, em conjunto, perceber como é que a Internet é vista e utilizada pelos jovens.

Aqui ficam alguns registos desta sessão:

Início do Projeto

Nos dias 10 (Escola Secundária de Mira) e 12 de janeiro (Escola Secundária Sebastião da Gama) de 2022, demos início às atividades com os alunos no âmbito do nosso projeto.
Durante cerca de duas horas, apresentamos o projeto aos 31 jovens que compõem as duas turmas que iremos acompanhar este ano.
Para além de termos dado a conhecer e discutido as propostas de desenvolvimento do mesmo, refletimos sobre algumas questões com os alunos:
• O que é e como podemos ser um Cidadão Digital?;
• As três grandes áreas relacionadas com a Cidadania Digital: Presença online, Bem-estar online e Direitos e responsabilidades online;
• Alguns episódios positivos e menos positivos vividos online;
• Alguns temas relacionados com a Cidadania Digital.
No final de todo este debate, conversa e partilha lançamos o primeiro desafio que consistirá na elaboração de um trabalho de grupo sobre uma destas temáticas. Estes trabalhos serão desenvolvidos com os professores, nas duas escolas, e terão por base um documento produzido pelos mentores do projeto com alguns recursos sobre as diferentes temáticas a trabalhar.
Contamos juntar, na próxima sessão, os alunos, das duas escolas, para a apresentação dos trabalhos e definição dos próximos passos.
Gostaríamos de agradecer aos professores e aos alunos das duas turmas a forma excecional como nos receberam sendo que, como primeira análise, pensamos que os alunos ficaram entusiasmados com as propostas efetuadas e que sairão daqui excelentes trabalhos.