Entre os dias 22 e 29 de maio de 2024, dois elementos da MatataStudio (Vivian Huang e Marc Zhang) estiveram em Portugal, para apoiar a competição Internacional de Robótica MWRC Smart Sports Competition e para trabalhar com a equipa do CCTIC no desenvolvimento de novos projetos para o ano letivo 2024/25.

Para além de terem colaborado na organização e apoiado tecnicamente as equipas que participaram na competição, houve ainda tempo para falarmos sobre outro concurso que está a decorrer neste momento (Future City), onde participam alunos e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo de 19 agrupamentos de escolas da área de intervenção do CCTIC-ESE/IPS e que tem como objetivos:

• Incentivar a exploração educativa da robótica, nas diferentes áreas de conteúdo/áreas curriculares;
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho colaborativo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho interdisciplinar;
  • Selecionar dados e resolver problemas;
  • Implementar metodologia de trabalho de projeto.

Outro dos projetos abordados relaciona-se com a formação de professores na área da utilização educativa de microscópios digitais e aplicação de metodologias STEM, a ser realizada no ano letivo 2024/25.

Foi uma semana de intenso trabalho, mas muito profícua, onde se estreitaram laços de cooperação e onde se delinearam objetivos para o futuro.

Esperamos estar juntos em breve, na fase final desta competição, que irá decorrer na China, em dezembro ou janeiro de 2025.