No dia 28 de novembro, estivemos presentes na sessão final de apresentação de trabalhos realizados por duas turmas do 3.º e 4.º anos da EB Bairro Afonso Costa, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi e por uma turma do 7.º ano, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, sobre as questões da cidadania digital.
Nesta sessão, que contou também com a participação da Embaixadora Digital Eduarda Ferreira, tivemos a possibilidade de ver os trabalhos realizados por estes alunos, sobre diferentes temáticas, que partiram das suas dúvidas relativamente a algumas situações do seu quotidiano.
Muitos parabéns por todos os trabalhos produzidos, que fizeram com que ficassem mais informados sobre algumas questões e pelo trabalho colaborativo que foi desenvolvido entre professores de diferentes agrupamentos e de diferentes anos de escolaridade.
Partilhamos alguns dos trabalhos realizados e assim que tivermos todos os vídeos, iremos partilhá-los nas nossas redes sociais.
No passado dia 23 de Novembro, realizou-se a reunião de apresentação da edição deste ano da iniciativa de programação e robótica no pré-escolar e primeiro ciclo que decorrerá, mais uma vez, através de uma parceria entre a empresa Matatalab e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Nesta reunião, na qual estiveram presentes elementos dos nove Agrupamentos envolvidos (Agrupamento de Escolas de Santo André, Agrupamento de Escolas do Montijo, Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Agrupamento de Escolas da Ordem de Sant’Iago, Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Agrupamento de Escolas D. João I e Agrupamento de Escolas José Saramago), foram apresentados os objetivos desta iniciativa que procura promover o desenvolvimento do espírito crítico e de competências de trabalho colaborativo, através da exploração educativa da robótica, tendo sido ainda apresentada a calendarização e o conjunto de atividades que lhe estarão subjacentes, quer ao nível da formação de professores quer ao nível do acompanhamento do projeto.
A equipa de docentes que acompanhará o projeto é constituída pelos professores Ana Chambel, João Grácio, João Torres, Maria do Rosário Rodrigues e Miguel Figueiredo, que esperam que este seja o primeiro passo para mais um projeto enriquecedor nas escolas envolvidas.
Decorreu nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, a primeira sessão de partilha de práticas por parte das escolas que integram o grupo 21 do Projeto-piloto Manuais Digitais.
Coube ao Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão iniciar este ciclo, tendo partilhado um caso prático do uso dos manuais digitais da disciplina de Inglês no 7º ano, através da sua integração na plataforma Teams e alguns exemplos de portefólios digitais criados na disciplina prática de Educação Visual e a forma como podem ser avaliados na mesma plataforma.
Houve lugar ao debate e reflexão, onde se considerou o projeto como uma mais-valia para as escolas envolvidas, potenciando alunos mais ativos, mais envolvidos e mais dinâmicos quando têm acesso aos mais diversificados RED.
Obrigada a todos os intervenientes pela participação e disponibilidade.
No dia 17 de novembro, realizou-se, no Agrupamento de Escolas da Boa Água, o primeiro encontro do grupo de mentorias constituído por 5 agrupamentos (AE Boa Água, AE Santo André, AE do Torrão, AE Barbosa du Bocage e AE Luísa Todi).
Neste encontro, pela mão de dois alunos desta escola, os elementos das equipas puderam fazer uma visita a diferentes turmas e observar algumas das atividades desenvolvidas, no âmbito do Projeto-piloto Manuais Digitais.
Após a visita, foi partilhada uma apresentação sobre o projeto, a qual levou à discussão e partilha das principais vantagem detetadas e das principais dificuldades que tiveram de enfrentar.
No final da sessão, foi agendado um encontro, online, para o próximo dia 20, no qual serão discutidos os próximos passos e partilhadas algumas estratégias de disseminação em cada um dos agrupamentos.
Foi uma sessão muito enriquecedora, na qual todos se sentiram bem recebidos e que esperamos que possa ser mais uma forma de levar este projeto ao sucesso e à promoção de aprendizagens ativas, por parte dos alunos.
No passado dia 20 de novembro, o Agrupamento de Escolas do Barreiro abriu as suas portas para receber os outros 4 agrupamentos de escolas que fazem parte do seu grupo de Mentorias (AE Azeitão, AE D. João I, AE Palmela e AE Santo André).
Durante a sessão, os visitantes tiveram a possibilidade de visitar a escola, partilhar a sua experiência relativamente ao Projeto-Piloto Manuais Digitais e refletir sobre a implementação que está a ser feita, nos diferentes agrupamentos.
A próxima sessão de trabalho vai acontecer no dia 30 de janeiro de 2024, no Agrupamento de Escolas de Azeitão.
Queremos agradecer pelo trabalho que está a ser desenvolvido pelos diferentes agrupamentos e pelo compromisso de todos, no sentido da melhoria constante do trabalho realizado, no âmbito deste projeto, através da partilha e troca de ideias sobre o mesmo.
No dia 22 de novembro, ocorreu a sessão de apresentação da iniciativa Líderes Digitais, em formato online, que contou com a presença de cerca de 110 professores e que foi moderada pelas alunas líderes digitais Beatriz Fernandes e Maria Rodrigues, da EBS Santa Cruz, na Madeira e Carolina Fernandez, do AE Ílhavo.
Durante o primeiro momento da sessão, tivemos a possibilidade de ouvir, na primeira pessoa, o testemunho da líder digital Beatriz Fernandes e da professora Mónica Velosa, relativamente à sua participação em edições anteriores dos Líderes Digitais, assim como a apresentação dos temas e das datas para o ano letivo 2023/24.
Na segunda parte da sessão, tivemos a presença da Dr.ª Joana Rato, Professora Auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, que nos falou sobre o Bem-estar online e que promoveu uma reflexão relativamente a esta temática.
De seguida, os professores presentes tiveram a possibilidade de trocar algumas ideias sobre o trabalho que têm vindo a realizar nas suas escolas, fazendo com que, a partir desta partilha, se pudessem construir algumas redes de trabalho e existissem algumas ideias que podem ser colocadas em prática, durante o próximo ano.
Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet da Direção-Geral da Educação, e com a colaboração dos Centros de Competência TIC de Setúbal e de Aveiro, pretende-se que os alunos, acompanhados por um professor, com o apoio do SeguraNet e dos CCTIC, promovam ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital.
Para participar com os alunos, nas categorias “Líderes Digitais” e/ou “Líderes Digitais Benjamins”, o professor responsável deve proceder à sua inscrição, até ao dia 15 de dezembro 2023, através do formulário: https://projetos.dge.mec.pt/adp/lideres-digitais-2023-24.