Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Tic@Portugal’24

Na passada sexta feira, dia 5 de julho, marcamos presença em mais uma edição do encontro Tic@Portugal. Esta é uma iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores, em colaboração com os Centros de Competência em TIC da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação e é uma oportunidade para divulgar e debater a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

Desta vez o tema foi “Educação Digital e IA: entre a revolução e os dilemas éticos de uma nova escola”, sendo que a equipa do CCTIC-ESE/IPS contribuiu com a dinamização de uma sessão prática online alusiva ao tema “Cidadania Digital”, na qual estiveram presentes professores e educadores de todo o país, os quais puderam refletir sobre aspetos relacionados com a utilização das tecnologias em contexto educativo, ao mesmo tempo que contactaram com alguns temas e recursos relacionados com a cidadania digital, que lhes permitirá abordar este assunto com os seus alunos.

A equipa agradece o convite e a oportunidade de poder fazer parte deste evento, que é já um encontro habitual para os educadores e professores do nosso país.

2.ª Jornada de Partilhas do Agrupamento de Escolas de Sampaio

Foi a convite da equipa de Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas de Sampaio que, no dia 4 de julho, a equipa do CCTIC se deslocou até Sesimbra para participar nas Jornadas de Partilha desse agrupamento.

Durante o dia, pudemos também nós partilhar, com os cerca de 100 docentes presentes, as dinâmicas e os projetos que temos vindo a desenvolver com este agrupamento.

Para além desta partilha com o grande grupo, dinamizamos um Workshop alusivo ao tema “Cidadania Digital”, que permitiu aos professores refletir sobre os desafios e o potencial pedagógico da utilização da tecnologia em sala de aula, e também apresentar algumas temáticas e recursos para trabalhar as questões da cidadania digital com os alunos .

Foi um dia muito agradável de boas partilhas em que conseguimos, mais uma vez, sentir as mudanças que o digital tem trazido às nossas escolas.

Muito obrigada pelo convite e pela oportunidade de poder fazer parte deste evento.

Jornadas Pedagógicas do CFAE Alentejo Litoral “O Digital na Escola – Desafios e Oportunidades”

No dia 3 de julho, a equipa do CCTIC deslocou-se até à escola Secundária de Santo André, para participar nas Jornadas Pedagógicas do CFAEAL. Durante o evento, moderamos o painel “Partilha de práticas com o digital” e dinamizamos três workshops alusivos às temáticas Robótica Educativa e Cidadania Digital.

Durante a manhã, que também contou com a presença dos professores Marco Bento, Sílvia Couvaneiro, João Mouro e José Calado, do CCTIC da Universidade de Évora, os participantes do evento tiveram a oportunidade de refletir e discutir aspetos relacionados com o papel do digital na escola.

No período da tarde, dinamizamos três workshops destinados a professores de todos os ciclos de ensino. O primeiro workshop foi alusivo ao tema “Robótica Educativa” e procurou mostrar diferentes formas de promover a aprendizagem com recurso à robótica educativa. O segundo e terceiro workshops foram alusivos ao tema “Cidadania Digital” e permitiram aos presentes, num primeiro momento, refletir sobre as potencialidades da utilização do digital em contexto educativo. Num segundo momento, foram apresentados alguns recursos para o trabalho que pode ser realizado no que diz respeito a algumas temáticas relacionadas com a Cidadania Digital.

A equipa agradece o convite que nos foi endereçado e a oportunidade de poder fazer parte de mais um evento que contribuiu para o desenvolvimento digital dos nossos docentes.

Sessão de Sensibilização – Cidadania Digital – O bem estar e os cuidados online

Decorreu, ontem, na Escola Básica de Sampaio (Agrupamento de Escolas de Sampaio), uma sessão de sensibilização dirigida a familiares de alunos do pré-escolar deste agrupamento.

Esta foi uma iniciativa que decorreu no âmbito do trabalho realizado pela equipa de desenvolvimento digital deste agrupamento, e que pretendeu promover uma reflexão sobre a influência da utilização do digital, desde os primeiros anos, alertando para os cuidados e para o papel que as famílias têm de assumir na educação para o digital (controlo parental).

Foi um fim de tarde muito enriquecedor, no qual se discutiram ideias e foram dadas sugestões para que as tecnologias digitais possam ser parceiras no desenvolvimento global das nossas crianças e jovens, promovendo assim uma cidadania participativa, responsável e consciente.

A equipa do CCTIC- ESE/IPS agradece o convite e reitera a disponibilidade para futuras sessões ou iniciativas que o Agrupamento pretenda promover.

Sessão final da Formação/Microcredencial “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”

No passado dia 8 de junho, decorreu, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a última sessão da ação de Formação/Microcredencial “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”.

Durante a manhã, 43 professores discutiram questões relacionadas com a Robótica Educativa e apresentaram os trabalhos que desenvolveram com os seus alunos, ao longo do ano letivo.

Antes das apresentações, que decorreram após um breve lanche, tivemos um painel temático intitulado “Robótica Educativa – da Investigação à Prática”, que contou com a presença da Educadora Helena Braz, do Agrupamento de Escolas de Palmela, da Professora de 1.º Ciclo Teresa Pires, do Agrupamento de Escolas de Sampaio e dos Professores Eduardo Fernandes e Sandra Fernandes, do 2.º e 3.º ciclo, também do Agrupamento de Escolas de Palmela. Este painel, moderado pela Professora Aida Graça, teve como objetivo fazer a ligação entre aquilo que é a teoria, no que diz respeito a esta temática, e a forma como os professores, de diferentes ciclos de ensino, a colocam em prática, com os seus alunos.

Alguns dos trabalhos apresentados durante a manhã foram ainda submetidos à MWRC Online Competition, este ano sob a temática das “Cidades do Futuro”, uma parceria entre o CCTIC-ESE/IPS e a empresa MatataStudio, que pretende:

  • Incentivar a exploração educativa da robótica, nas diferentes áreas de conteúdo/áreas curriculares;
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho colaborativo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho interdisciplinar;
  • Selecionar dados e resolver problemas;
  • Implementar metodologia de trabalho de projeto.

Os resultados sairão em breve. No entanto, mais do que o produto final, aquilo a que tivemos a oportunidade de assistir, durante esta manhã, foram excelentes partilhas de como a robótica pode ser trabalhada em sala de aula, nas diferentes áreas de conteúdo ou disciplinas. Assim, podemos ver todo o processo e todas as aprendizagens realizadas pelos alunos, de diferentes grupos etários.

Muitos parabéns a todos os colegas, por partilharem todo o seu trabalho e aos elementos do painel, por terem sabido mostrar o que pode ser feito e o caminho que têm vindo a percorrer.

Visita de trabalho por parte de elementos da MatataStudio

Entre os dias 22 e 29 de maio de 2024, dois elementos da MatataStudio (Vivian Huang e Marc Zhang) estiveram em Portugal, para apoiar a competição Internacional de Robótica MWRC Smart Sports Competition e para trabalhar com a equipa do CCTIC no desenvolvimento de novos projetos para o ano letivo 2024/25.

Para além de terem colaborado na organização e apoiado tecnicamente as equipas que participaram na competição, houve ainda tempo para falarmos sobre outro concurso que está a decorrer neste momento (Future City), onde participam alunos e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo de 19 agrupamentos de escolas da área de intervenção do CCTIC-ESE/IPS e que tem como objetivos:

  • Incentivar a exploração educativa da robótica, nas diferentes áreas de conteúdo/áreas curriculares;
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho colaborativo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho interdisciplinar;
  • Selecionar dados e resolver problemas;
  • Implementar metodologia de trabalho de projeto.

Outro dos projetos abordados relaciona-se com a formação de professores na área da utilização educativa de microscópios digitais e aplicação de metodologias STEM, a ser realizada no ano letivo 2024/25.

Foi uma semana de intenso trabalho, mas muito profícua, onde se estreitaram laços de cooperação e onde se delinearam objetivos para o futuro.

Esperamos estar juntos em breve, na fase final desta competição, que irá decorrer na China, em dezembro ou janeiro de 2025.

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