Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Workshop 7: Práticas de integração do PPMD

No passado dia 10 de maio, o CCTIC-ESE/IPS esteve envolvido na dinamização do Workshop 7, onde foram partilhadas práticas de integração do PPMD por 3 Agrupamentos de Escolas: Moimenta da Beira, Alcanena e Boa Água.

Foi uma sessão fantástica, com muitas partilhas por parte destes Agrupamentos, tendo em conta a sua experiência, no âmbito do PPMD. No caso do CCTIC, coube-nos a apresentação do Agrupamento de Escolas da Boa Água, com quem temos tido um trabalho de grande proximidade, no desenvolvimento de vários projetos e uma nota final sobre a partilha realizada pelo Sr. Diretor, professor Nuno Mantas, pela professora Fátima Nave, membro da Direção e coordenadora do PPMD, pela professora Amélia Soares (Ciências de 3.º ciclo) e pela professora Ana Estremoz (Português de 3.º ciclo).

A partilha incidiu sobre o trabalho realizado no agrupamento, numa perspetiva de trabalho colaborativo e envolvimento dos alunos, onde o digital tem um papel fundamental, mas onde é usado, quando faz sentido, numa perspetiva de integração pedagógica.

Muitos parabéns a todos os agrupamentos pela partilha e, em especial, ao Agrupamento de Escolas da Boa Água, por nos ter dado a conhecer a sua filosofia de trabalho.

Sessão de Mentoria – grupo 19 (AE Pinhal de Frades)

Decorreu no dia 8 de maio, na sede do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, mais uma sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais.

Estiveram presentes na sessão, para além dos anfitriões, representantes do Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, Agrupamento de Escolas de Sampaio, Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços e Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato.

Nesta sessão, o Agrupamento anfitrião partilhou uma série de atividades e estratégias que tem vindo a colocar em prática, desde o pré-escolar até ao 9.º ano, nas mais variadas disciplinas.

Nas palavras do Diretor do Agrupamento, é um caminho que tem vindo a ser realizado, em que os docentes têm vindo a refletir sobre as suas práticas, fomentando a colaboração, onde os alunos são o centro da aprendizagem e são ativamente implicados na mesma.

Muito obrigado pela forma como fomos recebidos e aqui estaremos para tudo aquilo que o Agrupamento entender ser necessário, continuando o trabalho de colaboração que tem vindo a acontecer.

VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar

Nos dias 3 e 4 de maio, os elementos do CCTIC estiveram presentes no PIC.TIC, que se realizou na Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, sede do Agrupamento de Escolas de Ovar, em Ovar.

O PIC.TIC é um evento da responsabilidade do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e, este ano, foi organizado em parceria com o Centro de Formação Intermunicipal Estarreja, Murtosa e Ovar (CFIEMO), a Câmara Municipal de Ovar e as escolas associadas ao Centro de Formação.

O CCTIC-ESE/IPS participou na Sessão Plenária “Aprender e Inovar com Inteligência Artificial” e dinamizou o Workshop “Robótica educativa com o robô VinciBot”, onde discutimos e apresentamos um conjunto de atividades, não só de programação, mas principalmente de abordagem interdisciplinar do currículo através da utilização da robótica.

Muito obrigado à organização, pelo convite, que contou com casa cheia e que foi um fórum de discussão de ideias para o futuro, sobre diferentes temáticas.

Segundo encontro de partilha entre escolas

No âmbito da Iniciativa Líderes Digitais, realizou-se, no dia 24 de abril, o segundo encontro de partilha entre as escolas que fazem parte deste projeto.

Entre as 9h30 e as 10h40, os Líderes Digitais de 6 Agrupamentos de Escolas apresentaram o trabalho que têm vindo a desenvolver, com a moderação da aluna Ana Magalhães, do Colégio Júlio Dinis. Esta sessão contou ainda com a intervenção das Líderes Digitais Sofia Melo e Carolina Fernandez sobre a temática “Como contruir uma identidade digital positiva?” e dos Líderes Digitais João Lopes e Guilherme Santos sobre a temática “Inteligência Artificial: que vantagens e cautelas – onde ficam os direitos de autor?”.

De seguida, foi a vez dos Líderes Digitais Benjamins, entre as 11h00 e as 12h10. Nesta sessão, 5 Agrupamentos de Escolas partilharam o que têm vindo a realizar, no âmbito desta iniciativa, estando a moderação a cargo dos alunos Guilherme Ferreira e Maria Inês, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, na Madeira. Fizeram ainda uma intervenção os Líderes Digitais Gabriel Tavares, João Neves e Ana Nunes sobre a temática “Respeitar os Direitos de Autor” e a Líder Digital Marta Gonçalves sobre a temática “Prevenir o Bullying e o Cyberbullying”.

Muito obrigado a todos os professores e alunos que, de Norte a Sul, fizeram questão de estar presentes nas sessões e que, todos os dias, trabalham, nos seus agrupamentos, para que estas questões da cidadania digital possam ser desmistificadas, levando a comportamentos atentos, seguros e saudáveis.

Sessão de Mentorias – Grupo 18 (AE Palmela)

Foi num ambiente de companheirismo e trabalho colaborativo que os elementos do grupo 18 , no âmbito do Projeto Piloto Manuais Digitais, do qual fazem parte equipas do AE de Palmela, AE Azeitão, AE Barreiro, AE D. João I e AE de Santo André, estiveram presentes em mais um encontro.

Desta vez, a sessão decorreu em Palmela, numa visita que teve início na Escola Básica Joaquim José de Carvalho e que terminou na escola sede do Agrupamento, a escola EB 2, 3 Hermenegildo Capelo, tendo ainda contado com uma breve passagem cultural na casa mãe da Rota dos Vinhos de Palmela.

Durante este encontro, os cerca de 20 docentes, representantes das equipas, puderam refletir e discutir diferentes aspetos relacionados com a crescente digitalização das escolas e com a inovação pedagógica que lhe está subjacente. Para esta discussão, foram convidados, pela escola anfitriã, elementos da Associação de Pais, do Centro de Formação Ordem de Santiago, da Autarquia e dos vários projetos que estão a ser implementados no Agrupamento.

Os presentes puderam ainda visitar uma sala de primeiro ciclo e usufruir de um momento musical dinamizado por alguns alunos do agrupamento.

No final da sessão, foi realizada, pela professora Sílvia Couvaneiro, uma apresentação alusiva ao tema Inteligência Artificial e o seu potencial ao nível da educação.

Os elementos do CCTIC agradecem a forma como foram recebidos e congratulam-se por poder fazer parte desta iniciativa, que tem vindo a revelar-se como uma mais-valia para as escolas envolvidas.

Painel de Avaliação Externa AE Boa Água

Na terceira semana de abril, o Agrupamento de Escolas da Boa Água, na Quinta do Conde, foi alvo de uma avaliação externa por parte de uma equipa da IGEC.

Sendo um dos parceiros deste Agrupamento, o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal esteve presente em duas das sessões que ocorreram durante esta avaliação, podendo, desta forma, testemunhar o excelente trabalho que o Agrupamento tem vindo a desenvolver, quer ao nível da implementação de metodologias ativas com recurso ao digital, quer ao nível da capacitação do seu corpo docente.

Agradecemos o convite e a possibilidade de poder fazer parte deste processo de avaliação e crescimento do Agrupamento de Escolas da Boa Água.

« Older posts