Equipa


João Torres (Professor Adjunto do Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS) – Coordenador

João Torres é licenciado em Matemática e tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática dessa disciplina. Está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Tem trabalhado, nos últimos anos, sobretudo na promoção da utilização educativa de linguagens de programação e robótica e no desenvolvimento da Literacia Digital, áreas em que tem participado também em diversos projetos, quer nacionais quer internacionais.


João Grácio (Professor em mobilidade estatutária)

João Grácio é licenciado em Português e Inglês e é pós-graduado em Educação e Tecnologias Digitais. Tem vindo a realizar o seu percurso profissional no 1.º ciclo do Ensino Básico e a desenvolver vários projetos, ao nível da utilização das Tecnologias Digitais, em contexto educativo. É formador de professores e de formadores na área das TIC.


Ana Chambel (Professora em mobilidade a 80%)

Ana Chambel é licenciada em Matemática e Ciências da Natureza e nos últimos anos professora de primeiro ciclo. É pós-graduada em Ferramentas Digitais em Educação. Coordena o projeto de implementação de um espaço maker no agrupamento onde exerce funções e é também membro da equipa PADDE e do clube de robótica do mesmo. Na sua prática letiva é uma utilizadora frequente das TIC no desenvolvimento do currículo, sendo formadora de professores e de formadores na área das TIC.


Colaboradores


Aida Graça

Aida Graça é professora de 1.º ciclo com ampla experiência, dedicando-se ao ensino desde 1992. Possui uma pós-graduação em Recursos Digitais em Educação. Atualmente, coordena um projeto que visa implementar atividades que promovem o Pensamento Computacional no seu agrupamento escolar, ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo. É membro da equipa PADDE. Na sua prática pedagógica, é utilizadora das tecnologias educativas enquanto ferramentas que fortalecem a aprendizagem e o desenvolvimento curricular.


Fábio Sampaio

Fábio Ferrentini Sampaio é Professor na Escola Superior de Tecnologia EST/IPS. Possui graduação em Informática, Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação e Doutorado pela Universidade de Londres na área de Ensino de Ciências e Informática. No Brasil coordenou diferentes projetos na área de Tecnologias no Ensino financiados por agências de fomento do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal. Coordenou a área de Informática e Educação do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI/UFRJ) e o curso de Especialização em Tecnologias no Ensino ofertado pela mesma Universidade. Foi também responsável pela orientação de trabalhos de Mestrado e Doutorado. Tem publicado em revistas e livros especializados nas áreas de Informática e de Tecnologias, em parceria com diferentes autores.


Helena Romano

Helena Romano é professora licenciada em ensino básico com especialização em língua portuguesa desde 1987. É formadora em didática geral e ferramenta Scratch desde 2010 – colaboradora do CCTIC da ESE de Setúbal.
Desde há 9 anos a trabalhar na CPCJ de Setúbal, é docente convidada na ESE de Setúbal, no departamento de pedagogia e ciências sociais.


José Duarte

José Duarte é professor aposentado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cujas áreas de interesse e de investigação são o desenvolvimento curricular, em particular, em Matemática, o desenvolvimento profissional dos professores e as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e no currículo.
Desde os anos 80 esteve envolvido nos principais projetos nacionais de tecnologias de informação e comunicação no ensino, como o Projeto MINERVA, o Nónio – Século XXI e a Internet@eb1, entre outros, tendo realizado formação de professores e acompanhamento de professores e projetos em sala de aula, nesta área.
O computador como ferramenta e as linguagens de programação na educação, como o Logo e o Scratch, foram as principais linhas de trabalho, a par da exploração de aplicativos interativos multimédia para a aprendizagem de conceitos, em Matemática.


Lídia Marôpo

Lidia Marôpo é professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, é membro da equipa portuguesa do projeto europeu Yskills (2020-2024) e coordenou o projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) financiado pelo IPS (2020-2021). É membro da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria), no Brasil. Estuda há quase 20 anos diferentes aspetos da relação entre crianças, jovens e media e tem publicado internacionalmente em revistas científicas como The Journal of Children and Media e Global Studies of Childhood e em editoras como Routledge e Palgrave Macmillan.


Maria do Rosário Rodrigues

Maria do Rosário Rodrigues é Professora Coordenadora no Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS, é licenciada em Engenharia Informática, mestre e doutora em Multimédia em Educação. Coordenou e participou em vários projetos nacionais e internacionais de integração educativa das tecnologias, de entre os quais destaca a Coordenação do CCTIC de 2007 a 2009. Tem publicado em revistas e livros especializados nesta área, em parceria com múltiplos autores.


Miguel Figueiredo

Miguel Figueiredo é Licenciado em Matemática e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Membro do Conselho Técnico-Científico.
Foi coordenador do Centro de Competência TIC da ESE/IPS entre 2010/11 e 2021/22, tendo participado no projeto EduScratch, premiado em 2014 pela Rede TIC e Sociedade, promovendo a utilização educativa do ambiente gráfico de programação Scratch e a Segurança na Internet.
Na área da programação, coordenou na ESE/IPS o Projeto GEN10S Portugal e participou no Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal.
É membro do Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS).
Tem coordenado e participado em projetos que incluem formação de professores na área das TIC em Angola (PREPA, PAT) e Guiné-Bissau (PRECASE).


Sílvia Couvaneiro

Sílvia Roda Couvaneiro é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Évora e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado e Doutoramento em Educação na área das TIC em Educação e participou em projetos de investigação nacionais e internacionais relacionados com a integração de tecnologias em educação e ambientes educativos inovadores. Dá formação em diversos centros de formação e é Apple Professional Learning Specialist. A sua formação de base é em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês e Alemão, no Ramo de Formação Educacional. Tem experiência no ensino básico e secundário, tendo lecionado no ensino particular, bem como no ensino de adultos. Leciona disciplinas de línguas estrangeiras e da área das tecnologias. Colaborou com o Instituto Piaget na coordenação do curso de Ensino de Inglês ao 1.º ciclo.


Teresa Marques

Teresa Martinho Marques nasceu no ano de 1962 em Lisboa. Depois de fazer a licenciatura em Geologia – Ramo Educacional, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tornou-se professora de Matemática e Ciências e formadora de professores (Tecnologias e Matemática) por vocação até ao presente. Fez um Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Tecnologias Educativas, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e integrou o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal durante três anos. Atualmente leciona na Escola Básica de Azeitão, coordenando o Departamento de matemática e ciências experimentais e integrando o projeto de desmaterialização de manuais escolares “Projeto-Piloto Manuais Digitais”.