Equipa

João Torres é licenciado em Matemática e tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática dessa disciplina. Está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Tem trabalhado, nos últimos anos, sobretudo na promoção da utilização educativa de linguagens de programação e robótica e no desenvolvimento da Literacia Digital, áreas em que tem participado também em diversos projetos, quer nacionais quer internacionais.

João Grácio é licenciado em Português e Inglês e é mestre em Educação e Tecnologias Digitais. Tem vindo a realizar o seu percurso profissional no 1.º ciclo do Ensino Básico e a desenvolver vários projetos, ao nível da utilização das Tecnologias Digitais, em contexto educativo. É formador de professores e de formadores na área das TIC.

Ana Chambel é licenciada em Matemática e Ciências da Natureza e nos últimos anos professora de primeiro ciclo. É mestre em Ferramentas Digitais em Educação. Coordena o projeto de implementação de um espaço maker no agrupamento onde exerce funções e é também membro da equipa PADDE e do clube de robótica do mesmo. Na sua prática letiva é uma utilizadora frequente das TIC no desenvolvimento do currículo, sendo formadora de professores e de formadores na área das TIC.
Colaboradores

Aida Graça é professora de 1.º ciclo com ampla experiência, dedicando-se ao ensino desde 1992. Possui uma pós-graduação em Recursos Digitais em Educação. Atualmente, coordena um projeto que visa implementar atividades que promovem o Pensamento Computacional no seu agrupamento escolar, ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo. É membro da equipa PADDE. Na sua prática pedagógica, é utilizadora das tecnologias educativas enquanto ferramentas que fortalecem a aprendizagem e o desenvolvimento curricular.

Ana Rute Martins é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, tem desenvolvido, nos últimos 15 anos, atividade como formadora e investigadora nas áreas da ciência, tecnologia e educação.
Os seus principais interesses centram-se em projetos de inclusão, cidadania digital e promoção das áreas STEAM em contextos educativos formais e não formais. Coordena, a nível nacional, o projeto Technovation Girls, um programa de educação tecnológica e de empreendedorismo que capacita raparigas dos 8 aos 18 anos a identificar problemas nas suas comunidades e a construir soluções tecnológicas, desenvolvendo competências de design thinking, programação, pensamento crítico, comunicação e colaboração.

Fábio Ferrentini Sampaio é Professor na Escola Superior de Tecnologia EST/IPS. Possui graduação em Informática, Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação e Doutorado pela Universidade de Londres na área de Ensino de Ciências e Informática. No Brasil coordenou diferentes projetos na área de Tecnologias no Ensino financiados por agências de fomento do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal. Coordenou a área de Informática e Educação do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI/UFRJ) e o curso de Especialização em Tecnologias no Ensino ofertado pela mesma Universidade. Foi também responsável pela orientação de trabalhos de Mestrado e Doutorado. Tem publicado em revistas e livros especializados nas áreas de Informática e de Tecnologias, em parceria com diferentes autores.

Helena Romano é professora licenciada em ensino básico com especialização em língua portuguesa desde 1987. É formadora em didática geral e ferramenta Scratch desde 2010 – colaboradora do CCTIC da ESE de Setúbal.
Desde há 9 anos a trabalhar na CPCJ de Setúbal, é docente convidada na ESE de Setúbal, no departamento de pedagogia e ciências sociais.

José Duarte é professor aposentado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cujas áreas de interesse e de investigação são o desenvolvimento curricular, em particular, em Matemática, o desenvolvimento profissional dos professores e as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação e no currículo.
Desde os anos 80 esteve envolvido nos principais projetos nacionais de tecnologias de informação e comunicação no ensino, como o Projeto MINERVA, o Nónio – Século XXI e a Internet@eb1, entre outros, tendo realizado formação de professores e acompanhamento de professores e projetos em sala de aula, nesta área.
O computador como ferramenta e as linguagens de programação na educação, como o Logo e o Scratch, foram as principais linhas de trabalho, a par da exploração de aplicativos interativos multimédia para a aprendizagem de conceitos, em Matemática.

Lidia Marôpo é professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, é membro da equipa portuguesa do projeto europeu Yskills (2020-2024) e coordenou o projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) financiado pelo IPS (2020-2021). É membro da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria), no Brasil. Estuda há quase 20 anos diferentes aspetos da relação entre crianças, jovens e media e tem publicado internacionalmente em revistas científicas como The Journal of Children and Media e Global Studies of Childhood e em editoras como Routledge e Palgrave Macmillan.

Maria do Rosário Rodrigues é Professora Coordenadora no Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS, é licenciada em Engenharia Informática, mestre e doutora em Multimédia em Educação. Coordenou e participou em vários projetos nacionais e internacionais de integração educativa das tecnologias, de entre os quais destaca a Coordenação do CCTIC de 2007 a 2009. Tem publicado em revistas e livros especializados nesta área, em parceria com múltiplos autores.

Miguel Figueiredo é Licenciado em Matemática e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Membro do Conselho Técnico-Científico.
Foi coordenador do Centro de Competência TIC da ESE/IPS entre 2010/11 e 2021/22, tendo participado no projeto EduScratch, premiado em 2014 pela Rede TIC e Sociedade, promovendo a utilização educativa do ambiente gráfico de programação Scratch e a Segurança na Internet.
Na área da programação, coordenou na ESE/IPS o Projeto GEN10S Portugal e participou no Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal.
É membro do Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS).
Tem coordenado e participado em projetos que incluem formação de professores na área das TIC em Angola (PREPA, PAT) e Guiné-Bissau (PRECASE).

Sílvia Roda Couvaneiro é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Évora e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado e Doutoramento em Educação na área das TIC em Educação e participou em projetos de investigação nacionais e internacionais relacionados com a integração de tecnologias em educação e ambientes educativos inovadores. Dá formação em diversos centros de formação e é Apple Professional Learning Specialist. A sua formação de base é em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês e Alemão, no Ramo de Formação Educacional. Tem experiência no ensino básico e secundário, tendo lecionado no ensino particular, bem como no ensino de adultos. Leciona disciplinas de línguas estrangeiras e da área das tecnologias. Colaborou com o Instituto Piaget na coordenação do curso de Ensino de Inglês ao 1.º ciclo.

Teresa Martinho Marques nasceu no ano de 1962 em Lisboa. Depois de fazer a licenciatura em Geologia – Ramo Educacional, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tornou-se professora de Matemática e Ciências e formadora de professores (Tecnologias e Matemática) por vocação até ao presente. Fez um Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Tecnologias Educativas, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e integrou o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal durante três anos. Atualmente leciona na Escola Básica de Azeitão, coordenando o Departamento de matemática e ciências experimentais e integrando o projeto de desmaterialização de manuais escolares “Projeto-Piloto Manuais Digitais”.