No próximo dia 9 de novembro, pelas 18h00, não perca a sessão de lançamento do concurso nacional de programação “A criar com Scratch!”.

A edição de 2023-24 terá como mote “Satélites… de Titã ao Telescópio Espacial Hubble”, um tema inspirado no documento “Grandes Ideias em Astronomia – Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia“.

Um satélite é um objeto natural ou artificial que orbita outro de maior massa.

Um satélite natural é, por exemplo, um planeta que orbita uma estrela, ou uma lua que orbita um planeta ou outro corpo celeste que não uma estrela, como um asteroide. Longe de serem objetos de menor importância, as luas podem ser ambientes fascinantes e diversos. Exemplos disso são Io, lua do planeta Júpiter, com vulcões com erupções tão intensas que se observam a partir da Terra, ou Titã, lua de Saturno, que apesar de ser um mundo gelado, é um local promissor para a procura de vida extraterrestre.

Também existem satélites artificiais, equipamentos desenvolvidos na Terra que são enviados para o espaço com vários objetivos como recolher dados sobre a Terra ou o Universo, facilitar as comunicações por telemóvel, rádio ou televisão, ou permitir uma navegação precisa na superfície terrestre. O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, ou o PoSat-1, o primeiro satélite português, são exemplos de satélites artificiais.

Assim, a sessão de lançamento do concurso contará com a participação de Rafael Silva, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que falará sobre algumas luas do Sistema Solar, que são destinos interessantes para a procura de vida, com a apresentação “Mora alguém nas luas geladas do Sistema Solar?”.

O concurso “A criar com Scratch!” é uma iniciativa do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC-ESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A sessão, de acesso livre, será transmitida no canal YouTube do projeto EduScratch https://www.youtube.com/user/eduscratch