Foi com a receção, por parte da Direção e da Equipa PADDE, e uma visita guiada, com a colaboração de alguns alunos do Clube Ubuntu, que se iniciou a primeira sessão de mentoria do grupo 19, do qual fazem parte o Agrupamento de escolas Maria do Carmo Serrote (escola mentora), Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, Agrupamento de Escolas de Pinhal dos Frades, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho e Agrupamento de Escolas de Sampaio.

Neste encontro, que decorreu no dia 30 de novembro, na escola mentora, estiveram ainda presentes as Embaixadoras Digitais Eduarda Ferreira e Carmo Correia, bem como alguns docentes dos Agrupamentos de Escolas Pedro Eanes Lobato e Vale de Milhaços que, embora não estejam, neste momento, envolvidos de forma direta no PPMD, solicitaram a sua integração neste grupo de mentoria, como observadores, de forma a poder ver qual a melhor maneira de integrar o projeto, num futuro próximo.

No início da sessão, o Diretor Luís Pacheco apresentou o Projeto Pedagógico do AEMCS e a forma como é realizada a integração do PPMD, tendo sido visualizado um vídeo com diversas atividades que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2020/2021, ao qual se seguiu a visita e observação de práticas nas salas de aula, onde está implementado o projeto-piloto manuais digitais.

No final, teve lugar uma dinâmica de grupo, na qual se procedeu a uma reflexão e uma partilha, por parte todos os participantes, de forma a identificar novas abordagens e metodologias, constrangimentos e soluções.

A equipa do CCTIC congratula não só a equipa do Agrupamento organizador mas todos os restantes que contribuíram para uma sessão enriquecedora e de crescimento conjunto.

Deixamos ainda uma nota para uma das mensagens transmitidas durante a sessão, quer pelos alunos do Clube Ubuntu, quer pelos docentes presentes, que é a importância da Resiliência na forma como encaramos os desafios deste projeto, pois arriscar e fazer diferente acarreta riscos e dificuldades, mas não pode inibir-nos de o fazer, com toda a responsabilidade e humildade.