No passado dia 29 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Azeitão recebeu o Agrupamento de Escolas do Barreiro, o Agrupamento de Escolas D. João I, o Agrupamento de Escolas de Santo André e o Agrupamento de Escolas de Palmela para mais uma sessão do seu grupo de mentoria.

Depois de uma breve introdução, por parte da Diretora do Agrupamento, tivemos a possibilidade de perceber algumas das estratégias que o agrupamento tem vindo a colocar em prática, no sentido de efetuar uma (Trans)FormAção do trabalho que é realizado, por alunos e professores.

De seguida, tivemos a possibilidade de ouvir dois alunos, que deram a sua opinião sobre as vantagens e desvantagens da utilização dos manuais digitais, assim como algumas estratégias de estudo que têm vindo a desenvolver, aproveitando os recursos dos manuais digitais.

Após esta partilha, tivemos a possibilidade de ver o trabalho que está a ser desenvolvido com os manuais digitais, em sala de aula, e, depois deste momento, foram partilhadas algumas estratégias e recursos para a atribuição e divulgação do acesso aos manuais digitais.

Terminamos esta sessão com uma breve reflexão sobre a visita, que consideramos muito rica em partilhas, com muitas ideias que poderão ser colocadas em prática nos diferentes agrupamentos presentes.

Queremos agradecer à Direção do Agrupamento de Escolas de Azeitão, aos professores Adelaide Rodrigues, Luís Ornelas e Carlos Teixeira, e aos alunos Isabel e Rafael pela forma como nos receberam e por todo o trabalho de reflexão que realizaram, para que tivéssemos esta sessão de trabalho.