Foi num ambiente de muita aprendizagem e partilha que decorreu, na escola sede do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, no Seixal, a terceira sessão do grupo de mentoria, de que fazem parte o Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, o Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, o Agrupamento de Escolas de Sampaio e o Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, o qual conta ainda com a participação das equipas do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços e do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, como escolas observadoras.

Para além da visita ao espaço, onde é implementado o projeto piloto de manuais digitais (PPMD), os elementos das equipas puderam conhecer outro, ainda em desenvolvimento, que dará lugar ao espaço inovador de aprendizagem deste agrupamento, e conversar com alguns dos alunos envolvidos neste projeto.

Durante a sessão, foi realizado um workshop sobre a temática “Metodologias Ativas”, no qual os presentes, tendo como base o modelo de rotação por estações, visualizaram alguns vídeos com exemplos concretos de práticas do agrupamento anfitrião, que recorrem a diferentes metodologias ativas, como por exemplo a gamificação, a aprendizagem por projeto ou a aprendizagem a partir de investigação.

Após o workshop, foi realizada uma reflexão, a qual foi registada num padlet conjunto partilhado com todos os elementos das escolas envolvidas.

O CCTIC congratula, mais uma vez, todos os envolvidos, principalmente a escola anfitriã que, apesar dos vários obstáculos com que se tem deparado, ao longo do seu caminho, tem encontrado soluções para os ultrapassar e desta forma crescer em conjunto com todas as escolas desta comunidade que é o projeto PPMD.