Decorreu no dia 17 de maio, na sede do Agrupamento de Escolas Mendonça Furtado, no Barreiro, a última sessão de partilha e de reflexão sobre o Projeto Piloto Manuais Digitais.

A sessão iniciou de forma diferente das anteriores, no refeitório da Escola, num almoço de trabalho, a convite da Direção do Agrupamento. Foi entre duas garfadas que os vários intervenientes começaram a partilhar ideias sobre o uso do digital na Escola. As sobremesas, algumas trazidas pelos intervenientes, estavam deliciosas.

Depois do almoço seguiu-se um momento musical, pela “Tuna Limpa”, uma tuna diferente, composta por elementos femininos do corpo de assistentes operacionais da Escola, acompanhadas por um professor de Educação Musical.

Seguiram-se momentos de balanço do trabalho desenvolvido nas Escolas do agrupamento anfitrião, que serviram de mote ao debate sobre o Digital na Escola.

O intervalo da tarde, com duração de uma hora, foi, mais uma vez um misto de trabalho e de lanche. No bar da Escola, esperava-nos comida e bebida, mas também mesas com toalhas de papel onde tinham sido desenhadas linhas para registo de uma análise SWOT do projeto nas várias escolas.

A tarde terminou com um debate em torno das notas registadas por cada uma das escolas. Foi destacada a importância destes encontros entre escolas que aconteceram sob o pretexto de troca de experiências, no âmbito de um projeto, mas que, na opinião geral dos intervenientes, deveria continuar e abranger outros aspetos da vida da Escola.

Para nós, foi um privilégio acompanhar este grupo de professores e as metodologias inovadoras (muitas vezes com esparguete ou toalhas de papel) usadas para estimular o debate em torno do digital.