No passado dia 25 de maio, realizou-se, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, mais uma edição do Scratch Day. A edição deste ano contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre professores, alunos e encarregados de educação, que fizeram questão de assinalar esta data connosco.

Este encontro começou com a sessão de abertura, que contou com a presença de Carla Lourenço, Chefe de Equipa da ERTE/DGE, de Rodrigo Lourenço, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, de João Pires, Diretor da Escola Superior de Educação e de João Torres, Coordenador do CCTIC-ESE/IPS.

Após este momento inicial, seguiu-se a Mesa Redonda “O Scratch em Portugal – As sementes e as colheitas”, com a participação de vários professores e alunos que que foram pioneiros na utilização do Scratch, em Portugal (Beatriz Pinto; Fernando Frederico; Helena Romano; Paula Pinto e Teresa Marques), com a moderação do Professor Miguel Figueiredo.

De seguida, tivemos um Painel para professores e pais/encarregados de educação denominado “O digital na escola e na sociedade”, dinamizado pelas professoras Maria José Loureiro e Susana Senos, do CCTIC da Universidade de Aveiro, pela professora Sílvia Couvaneiro, da ESE/IPS e pelo professor Fábio Sampaio, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal, com a moderação da professora Maria do Rosário Rodrigues. À mesma hora, os alunos tiveram a oportunidade de participar em vários workshops (Aprender a programar com o Scratch (Fernando Frederico); Scratch, Fruta e muito mais (João Torres); Aprender a programar o VinciBot (Aida Graça) e Aprender a programar com o ScratchJr (Regina Colaço)).

Depois de um lanche retemperador, tivemos um dos momentos altos do encontro, onde os alunos partilharam os trabalhos que têm vindo a realizar com o Scratch (14 apresentações de diferentes Agrupamentos de Escolas), ao longo de uma hora.

Finalmente, procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso “A Criar com Scratch! – 23/24”, onde estiveram presentes 11 das 12 equipas premiadas.

Foi uma manhã de muita alegria e partilha, onde mais uma vez se celebrou esta data, num programa para todos, adaptado aos diferentes grupos etários e tendo em conta os desafios do mundo atual, sempre com o foco nas possibilidades que a programação oferece à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

De tarde, continuamos a celebrar o Scratch Day, com a competição “MWRC Smart Sports Competition” e, no final do dia, por volta das 18 horas, os presentes cantaram os parabéns ao Scratch e comeram o bolo de aniversário.