No passado dia 8 de junho, decorreu, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a última sessão da ação de Formação/Microcredencial “Robótica educativa nos primeiros anos de escolaridade”.

Durante a manhã, 43 professores discutiram questões relacionadas com a Robótica Educativa e apresentaram os trabalhos que desenvolveram com os seus alunos, ao longo do ano letivo.

Antes das apresentações, que decorreram após um breve lanche, tivemos um painel temático intitulado “Robótica Educativa – da Investigação à Prática”, que contou com a presença da Educadora Helena Braz, do Agrupamento de Escolas de Palmela, da Professora de 1.º Ciclo Teresa Pires, do Agrupamento de Escolas de Sampaio e dos Professores Eduardo Fernandes e Sandra Fernandes, do 2.º e 3.º ciclo, também do Agrupamento de Escolas de Palmela. Este painel, moderado pela Professora Aida Graça, teve como objetivo fazer a ligação entre aquilo que é a teoria, no que diz respeito a esta temática, e a forma como os professores, de diferentes ciclos de ensino, a colocam em prática, com os seus alunos.

Alguns dos trabalhos apresentados durante a manhã foram ainda submetidos à MWRC Online Competition, este ano sob a temática das “Cidades do Futuro”, uma parceria entre o CCTIC-ESE/IPS e a empresa MatataStudio, que pretende:

• Incentivar a exploração educativa da robótica, nas diferentes áreas de conteúdo/áreas curriculares;
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Desenvolver competências adequadas ao trabalho colaborativo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho interdisciplinar;
  • Selecionar dados e resolver problemas;
  • Implementar metodologia de trabalho de projeto.

Os resultados sairão em breve. No entanto, mais do que o produto final, aquilo a que tivemos a oportunidade de assistir, durante esta manhã, foram excelentes partilhas de como a robótica pode ser trabalhada em sala de aula, nas diferentes áreas de conteúdo ou disciplinas. Assim, podemos ver todo o processo e todas as aprendizagens realizadas pelos alunos, de diferentes grupos etários.

Muitos parabéns a todos os colegas, por partilharem todo o seu trabalho e aos elementos do painel, por terem sabido mostrar o que pode ser feito e o caminho que têm vindo a percorrer.