A cidadania digital é uma área que assume cada vez mais importância na sociedade atual, sendo fundamental que as escolas trabalhem estas temáticas com os seus alunos, de forma responsável e ativa.
Foi no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área que o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, dinamizou, no passado dia 23 de outubro, a sessão que marcou o arranque daquela que será a 10.ª edição da iniciativa Líderes Digitais, uma iniciativa promovida pela equipa de Recursos e Tecnologias Digitais (ERTE/DGE) em colaboração com os dois centros de competência, que decorrerá durante o ano letivo 2024/25 e que procura chegar aos jovens das escolas portuguesas, de todos os níveis de Ensino.
Durante esta sessão, estiveram presentes cerca de 220 professores de todo o país que puderam assistir à apresentação da iniciativa, que teve como anfitriões os alunos Inês, Laura, Lara e Guilherme do Agrupamento de Escolas de Vialonga e que contou com os testemunhos dos alunos Luís e Tomás, do Agrupamento de Escolas de Vagos e do professor Márcio Amorim, do colégio Júlio Dinis, do Porto.
Numa segunda parte da sessão, os professores presentes puderam assistir a uma apresentação por parte do professor Doutor Cosmin Nada, especialista na área do Bem Estar Online, e discutir, em conjunto, os desafios e os riscos que se colocam ao nível da utilização do digital por parte dos jovens.
A equipa organizadora agradece a presença de todos nesta sessão, a qual, devido à sua elevada afluência, mostrou mais uma vez o interesse e a preocupação que os nossos professores têm em abordar estas temáticas com os seus alunos.
Deixamos ainda o link para o site da iniciativa, onde poderão obter mais informações e fazer a inscrição de turmas para esta 10.ª edição.