E, desta vez, foi a robótica educativa com recurso ao robô VinciBot, o tema que nos fez voltar ao Colégio Atlântico.

Demos assim continuidade ao trabalho de parceria, que terá como produto final a construção da segunda edição de um caderno de atividades, produzido e destinado maioritariamente a professores de 2.º e 3.º ciclo.

Nesta sessão, que contou com a presença de cerca de 15 docentes do colégio, estive ainda presente, como formadora e especialista convidada, a professora Aida Graça, que tem vindo a desenvolver um conjunto de tarefas de desenvolvimento curricular com recurso a estes rôbos.

Estiveram também presentes os professores Fábio Sampaio e Maria do Rosário Rodrigues que acompanham o desenvolvimento desta parceria, estando a desenvolver uma investigação sobre o tema.

Ao longo das 3 horas de formação, os presentes puderam refletir sobre o potencial da robótica educativa e contactar com diversos exemplos da sua utilização em contexto pedagógico.

Após essa reflexão, todos os presentes tiveram a oportunidade de “pôr a mão na massa” e programar os robôs, sendo que, neste momento, os professores iniciaram já o processo de planificação e organização das tarefas que irão implementar nas suas aulas e que constarão no caderno de atividades deste ano.

A equipa do CCTIC agradece a forma como é sempre bem recebida pela equipa do colégio, e aguarda com grande expectativa as atividades que ali serão implementadas, no âmbito das 3 ações de formação já realizadas.