Estamos a preparar a edição de 2024 do Scratch Day, que irá decorrer na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no próximo dia 25 de maio, entre as 9h00 e as 17h00.

O Scratch Day é um evento mundial incentivado pelo MIT Media Lab, envolvendo a linguagem de programação e a comunidade Scratch. Visa disseminar o uso do Scratch e a importância do desenvolvimento da fluência computacional e da computação criativa por pessoas de diversas idades.

O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC-ESE/IPS) associa-se a este evento mundial, realizando, todos os anos, em maio, na Escola Superior de Educação, um encontro em que alunos, professores e educadores partilham experiências de utilização desta linguagem de programação.

Para participar no Scratch Day, faça a sua inscrição, gratuita, através do formulário https://forms.gle/qNDg3WLKcG4d9oVt9. Pode também, através deste formulário, inscrever os seus alunos para a apresentação de projetos, que vai decorrer entre as 11h30 e as 12h30, como apresentado no programa.

Este ano, pela primeira vez, integrado no programa do Scratch Day 2024, fruto da parceria realizada com a empresa MatataStudio, teremos uma primeira edição da MWRC Smart Sports Competition (VinciBot), dirigida a alunos de todo o país, com experiência de utilização do robô VinciBot e do Smart Sports Kit. Pode saber mais sobre esta competição e ver como pode participar, através do regulamento, disponível aqui.

Descarregar o cartaz | PDF | PNG

Programa do Evento:

8h30 – Receção aos participantes
9h00 – 9h15 – Abertura
9h15 – 9h45 – Mesa Redonda “O Scratch em Portugal – As sementes e as colheitas”
9h45 – 11h15 – Workshops (alunos) / Painel “O digital na Escola e na Sociedade. Problemas e desafios” (pais e professores)
11h15 – 11h30 Intervalo
11h30 – 12h30 – Apresentação de Projetos pelos alunos envolvidos
12h30 – 13h00 – Entrega de prémios do Concurso “A Criar com Scratch!”

13h00 – 14h30 Almoço

14h30 – 16h30 – MWRC Smart Sports Competition