Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

Page 2 of 24

Sessão do grupo de colaboração 16 (PPMD) – Aprendizagem Cooperativa – Jigsaw

Foi num ambiente familiar e de muita partilha e colaboração que se reuniram, na escola sede do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, os elementos das equipas que participam neste grupo de colaboração (grupo 16) que agrega docentes de 5 agrupamentos de escolas (AE Navegador Rodrigues Soromenho, AE de Sampaio, AE Paulo da Gama, AE Maria do Carmo Serrote e AE de Vale Milhaços).

Para esta sessão, o tema escolhido foi a metodologia de trabalho colaborativo Jigsaw, sendo que, após as boas vindas dadas pela Diretora do AE anfitrião, os presentes assistiram a uma apresentação sobre esta metodologia , tendo sido apresentados exemplos práticos de como a mesma é aplicada em turmas PPMD no agrupamento.

Após a apresentação e alguns esclarecimentos, os professores, em grupos de trabalho heterogéneos, foram convidados a planificar e a partilhar uma atividade com recurso a esta metodologia, a qual será implementada nos seus agrupamentos.

Durante a sessão, procedeu-se ainda a um momento de reflexão e partilha entre os elementos das diferentes equipas, no qual se discutiu a forma como o projeto tem vindo a ser implementado e quais as mais-valias que cada docente sente para o trabalho a realizar com os alunos, quer ao nível do desenvolvimento das aprendizagens relacionadas com os currículos, quer ao nível da autonomia e trabalho colaborativo.

De referir ainda que todos os participantes nesta sessão puderam conhecer também o espaço LED deste agrupamento, o qual se encontra já em funcionamento, com atividades diversas nesta comunidade educativa.

Sessão de apresentação da Smart Sports Competition

No dia 20 de março, online, cerca de 40 docentes estiveram presentes no lançamento da Smart Sports Competition, uma competição de robótica dirigida a alunos de todo o país, com experiência de utilização do robô VinciBot e do Smart Sports Kit, organizada pelo CCTIC-ESE/IPS, CCTIC-UA, a MatataStudio e a Areal Editores.

Durante a sessão, tivemos a possibilidade de ouvir os alunos Pedro e Salvador, acompanhados pelo professor Bruno Monteiro, que nos vieram falar sobre a sua experiência na competição do ano passado, em Setúbal, e sobre a sua viagem à China, para representar Portugal, numa competição que aconteceu naquele país.

Houve ainda espaço para a apresentação do regulamento da competição deste ano e para algumas dúvidas que surgiram, relativamente ao mesmo.

Muito obrigado a todos os professores presentes na sessão e cá vos esperamos para a competição, que se irá realizar no próximo dia 24 de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, durante todo o dia.

Mais informações sobre a competição podem ser consultadas aqui.

ACD – Laboratórios de Educação Digital (LED) – Composição e Potencial Pedagógico

A chuva e o vento não afastaram um grupo de professores curiosos e dinâmicos que se deslocaram até à Escola Secundária de Sampaio, no dia 19 de março, para ficarem a conhecer um pouco mais sobre os equipamentos que compõem os Kits LED deste agrupamento, quer ao nível do seu funcionamento, quer ao nível do seu potencial para a implementação de cenários de aprendizagem.

A sessão de três horas foi dividida em três partes:

  • Num primeiro momento, o psicólogo Luís Araújo, membro da equipa LED deste agrupamento, apresentou a plataforma de modelação 3D Thinkercad, e acompanhou os presentes na construção de um objeto em 3D que poderá ser impresso. Durante este momento, foram ainda apresentadas plataformas com recursos digitais abertos que podem ser utilizados no âmbito da impressão 3D;
  • Na segunda hora da sessão, os alunos de 12.º ano Diana Paiva e João Cruz, com o apoio da sua professora Alexandra Fernandes, demonstraram a forma de funcionamento dos equipamentos que compõem o kit Multimédia, tendo, não só exemplificado com alguns trabalhos que têm vindo a desenvolver nas suas aulas, mas também convidando os professores presentes a experimentar alguns dos equipamentos;
  • Finalmente, e como forma de apresentar os equipamentos que compõem os Kits STEM, o professor Alberto Palma e a professora Raquel Machado demonstraram e levaram os presentes a contactar com o material que consta do Laboratório de Energias Renováveis e com o microscópio digital deste LED.

A professora Ana Chambel, que é também coordenadora LED deste AE, apresentou ainda aos presentes alguns dos equipamentos que fazem parte do kit de Robótica, tendo, no final, esclarecido os presentes acerca da forma como poderão requisitar e utilizar todos estes equipamentos nas suas aulas.

ACD “Potencialidades educativas do Robô VinciBot”

E, desta vez, foi a robótica educativa com recurso ao robô VinciBot, o tema que nos fez voltar ao Colégio Atlântico.

Demos assim continuidade ao trabalho de parceria, que terá como produto final a construção da segunda edição de um caderno de atividades, produzido e destinado maioritariamente a professores de 2.º e 3.º ciclo.

Nesta sessão, que contou com a presença de cerca de 15 docentes do colégio, estive ainda presente, como formadora e especialista convidada, a professora Aida Graça, que tem vindo a desenvolver um conjunto de tarefas de desenvolvimento curricular com recurso a estes rôbos.

Estiveram também presentes os professores Fábio Sampaio e Maria do Rosário Rodrigues que acompanham o desenvolvimento desta parceria, estando a desenvolver uma investigação sobre o tema.

Ao longo das 3 horas de formação, os presentes puderam refletir sobre o potencial da robótica educativa e contactar com diversos exemplos da sua utilização em contexto pedagógico.

Após essa reflexão, todos os presentes tiveram a oportunidade de “pôr a mão na massa” e programar os robôs, sendo que, neste momento, os professores iniciaram já o processo de planificação e organização das tarefas que irão implementar nas suas aulas e que constarão no caderno de atividades deste ano.

A equipa do CCTIC agradece a forma como é sempre bem recebida pela equipa do colégio, e aguarda com grande expectativa as atividades que ali serão implementadas, no âmbito das 3 ações de formação já realizadas.

Seminário “Bem-estar Digital de Crianças e Jovens”

O Seminário “Bem-estar Digital de Crianças e Jovens”, promovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém/Instituto Politécnico de Santarém e pela Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, integra as comemorações do Dia da Internet Mais Segura 2025.
Este evento online irá decorrer no dia 26 de março, pelas 17:30h, contará com a presença de escolas e universidades de Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé, Brasil e Portugal, unindo o espaço lusófono na reflexão sobre o Bem-estar Digital de Crianças e Jovens. Este encontro é acreditado como uma Ação de Curta Duração (3h) que é válida para Educadores e Professores dos Ensino Básico e Secundário (de todos os grupos de docência).

A sessão, destinada a todos os alunos da formação inicial, mestrandos e docentes dos ensinos básico e secundário, pretende ser um momento enriquecedor para os futuros e jovens investigadores e, simultaneamente, sensibilizar outros profissionais da educação para a importância desta temática, uma preocupação global centrada em garantir o bem-estar de crianças e jovens.

Consulte o programa do Seminário, em:
https://bit.ly/3DRQY57
Formulário de inscrição para receção do certificado de participação, em: https://forms.gle/o6YjscaDTTy7Kihq8
Aceda à sessão Zoom: https://dge-me-pt.zoom.us/j/95850103207?pwd=iWqi4kuTb2ueLbJdBMHZ9LsTlohQiT.1

Participação no Evento “eTwinning Road”

No passado dia 15 de março, a convite da organização, estivemos no Encontro “O eTwinning vai à escola”, que decorreu no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, para falar sobre a temática da Cidadania Digital.

Durante o dia, vários professores apresentaram as suas experiências na dinamização de projetos eTwinning, a professora Ana Silvestre, da ERTE/DGE fez uma apresentação sobre Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo: Ilha Periscópio e, como finalização de todo o trabalho realizado, apresentamos a comunicação intitulada “Cidadania Digital e os Líderes Digitais: Um caminho possível”, onde fizemos um enquadramento sobre as questões relacionadas com a cidadania digital e fizemos a apresentação da Iniciativa Líderes Digitais.

Neste segundo momento, tivemos a colaboração da professora Sara Calisto e de 4 alunos Líderes Digitais, pertencentes ao Agrupamento de Escolas anfitrião, que apresentaram, na primeira pessoa, o que é ser Líder Digital, dando conta de alguns projetos que têm vindo a desenvolver.

Muito obrigado ao Agrupamento de Escolas anfitrião, pela forma como os receberam, à comissão organizadora do encontro pelo convite e aos Líderes Digitais, que são fundamentais para todo o trabalho relacionado com a cidadania digital que se vai desenvolvendo, em todo o país.

« Older posts Newer posts »