Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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Curso de formação “Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch”

No passado dia 3 de dezembro, decorreu a segunda sessão do Curso de formação “Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch”, uma parceria entre o CCTIC/ESE-IPS e a Rede de Bibliotecas de Setúbal.

Nesta formação estão presentes vários professores bibliotecários e técnicos da Câmara Municipal de Setúbal que estão a dar os primeiros passos na linguagem de programação Scratch.

Foi uma sessão muito participada e animada, onde os colegas estiveram a construir alguns jogos, em grupo, como por exemplo o labirinto, o mergulhador, o apanha objetos ou a bola saltitona, a partir de atividades passo-a-passo, construídas no âmbito do projeto GEN10S. No final, todos apresentaram os trabalhos realizados e partilharam ideias que serão úteis para trabalhos futuros.

Muito obrigado por todo o interesse e empenho na realização das tarefas. Esperamos que se sintam preparados para acompanhar os vossos alunos na realização dos trabalhos a submeter ao Concurso Nacional de Programação “A Criar com Scratch”.

Novas Tecnologias: desafios e oportunidades – Sessão no AE Boa Água

“Novas Tecnologias: desafios e oportunidades”, é o tema da edição de 2025 do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa desenvolvida pela Assembleia da República Portuguesa, que tem como objetivos:

  • Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
  • Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
  • Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
  • Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

No passado dia 28 de Novembro, os alunos do Agrupamento de Escolas da Boa Água, que compõem as listas de candidatos a este projeto, convidaram a equipa do nosso Centro de Competência para dinamizar uma sessão alusiva ao tema, durante a qual foram discutidos e debatidos diferentes aspetos relacionados com o potencial das Novas Tecnologias e com os desafios que a sua utilização acarreta.

Foi uma sessão muito interessante e muito enriquecedora, onde verificamos que é extremamente importante dar voz aos mais novos e levá-los a participar de forma ativa nas diferentes tomadas de decisão.

Muito obrigada pelo convite e estamos certos que os alunos apresentarão propostas muito válidas e interessantes a toda a comunidade.

ACD “Laboratórios de Educação Digital – Impressão 3D (iniciação)”

No passado dia 28 de novembro, demos início a um conjunto de ACD que vamos desenvolver, no âmbito dos espaços LED, que estão agora a ser instalados nos diferentes agrupamentos.

O pontapé de saída aconteceu na Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, onde fomos recebidos pelo colega Eduardo Fernandes que, durante 3 horas, abordou alguns aspetos relacionados com a impressão 3D, mais especificamente com as impressoras incluídas nos kits dos LED.

Foi uma sessão muito participada, onde os colegas presentes (Agrupamento de Escolas de Casquilhos; Agrupamento de Escolas José Saramago; Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos; Escola Secundária da Amora; Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago; Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva; Agrupamento de Escolas Terras de Larus; Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage e Agrupamento de escolas Paulo da Gama) tiveram a possibilidade de ver os diferentes filamentos existentes, efetuar vários testes na impressora e ainda perceber como podem pegar numa peça já desenhada e colocá-la a imprimir. Para além disso, falou-se ainda de alguns problemas que podem acontecer e quais as melhores formas de os resolver.

Ficou já marcado um novo encontro para o próximo dia 16 de janeiro de 2025, para trabalhar o desenho dos objetos a imprimir.

Muito obrigado ao professor Eduardo Fernandes, pela forma como nos recebeu e por todo o conhecimento que passou aos colegas, para que possam voltar para as suas escolas e começar a realizar experiências com as impressoras que têm à sua disposição.

Campanha de sensibilização “Age. Fala. Muda. A tua voz para combater o Bullying”

Numa ação conjunta entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação e o Ministério da Juventude e Modernização, foi lançada a campanha de sensibilização nacional “Age. Fala. Muda. Usa a tua voz para combater o Bullying“, uma iniciativa dedicada à prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas escolas.

No contexto da divulgação desta campanha, no passado dia 7 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Ciberbullying, realizou-se na Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes um evento anual com o objetivo de distinguir os 417 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas com o selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Durante o encontro, foram apresentados vários recursos de sensibilização dirigidos às comunidades educativas, como os vídeos “Age quando vês”, “Fala quando sofres” e “Combate ao Bullying”, todos com o objetivo de sensibilizar para as questões associadas ao Bullying e ao Ciberbullying.

Considerando que a escola desempenha um papel central na prevenção e na resolução de situações de Bullying e/ou de Ciberbullying, bem como na promoção do bem-estar, foi, também, disponibilizada uma galeria de cartazes com recomendações. Estes recursos destacam, entre outros, não só a importância de pedir ajuda, mas também de denunciar situações de risco,  para prevenir que se repitam e agravem.

Consulte a galeria de cartazes.

Assista à gravação do encontro “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Inauguração do espaço LED – AEPAS

Foi com grande satisfação que a equipa do CCTIC-ESE/IPS esteve presente no evento que marcou a inauguração do Laboratório de Educação Digital (LED) do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, situado em Casal de Cambra.

Neste evento, que contou com a presença do Diretor Geral da Educação, Dr. David Sousa e da Dr.ª Carla Lourenço, Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE, estiveram ainda presentes elementos do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação (C2Ti) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, entre outros parceiros do Agrupamento.

Ao longo da tarde, pudemos acompanhar um grupo de alunos que, com o apoio de dos seus professores, apresentaram alguns dos cenários de aprendizagem que estão já a ser implementados com o apoio do espaço LED, nos quais se destacou o projeto “De Argonautas a Astronautas… a inacreditável aventura de ser Descobridor”, um projeto de articulação curricular que será trabalhado de forma transversal neste agrupamento.

A nossa equipa congratula toda a comunidade educativa deste agrupamento e endereça os votos de que o novo espaço de educação digital continue a contribuir para aprendizagens significativas nos seus alunos.

Scratch na Unidade Curricular “Materiais na Experiência Matemática”

No passado dia 26, dinamizamos, a convite da professora Filipa Faria, responsável pela UC “Materiais na Experiência Matemática”, uma sessão sobre Scratch para alunos do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica.

Durante cerca de 3 horas, abordamos as questões das metodologias de aprendizagem ativas, o trabalho de projeto e a interdisciplinaridade, assim como as potencialidades da linguagem de programação Scratch e do robô VinciBot, que é programado através desta linguagem.

Voltaremos em dezembro para vermos as apresentações dos diferentes grupos relativamente a um desafio que lançamos: De que forma podem utilizar o scratch para trabalhar diferentes conhecimentos relacionados com a Matemática?

Entretanto, já um dos grupos pediu uma sessão extra sobre robótica educativa, pelo que devemos ainda voltar, mais uma vez, para trabalhar especificamente esta questão.

Muito obrigado à Professora pelo convite.

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