Centro de Competência TIC - ESE/IPS

Educação com TIC: melhor, mais longe, mais depressa!

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2ª Sessão do grupo de colaboração 16 (PPMD) – Gamificação

Desta vez, foi em modo presencial, no Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, que decorreu a segunda sessão de partilha do grupo 16, no âmbito do projeto de colaboração entre escolas envolvidas no Projeto-Piloto Manuais Digitais.

Esta sessão, na qual estiveram presentes a Embaixadora Digital Sofia Hortas e professores dos Agrupamentos de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Paulo da Gama, Vale de Milhaços e do Agrupamento de Escolas de Sampaio, contou ainda com a participação do professor Luís Varela que apresentou aos presentes o conceito de Gamificação como estratégia de ensino e aprendizagem ativa.

Após a apresentação, os docentes trabalharam de forma colaborativa e construíram vários “Jogos de Fuga” Educativos que serão aplicados em cada uma das suas escolas, para posterior reflexão e partilha na próxima sessão.

Para além desta atividade “mãos na massa”, os professores envolvidos no projeto realizaram uma reflexão conjunta sobre o desenvolvimento do mesmo em cada um dos seus contextos e partilharam a forma como foram implementadas, nas suas turmas, as atividades de Trabalho de Projeto que haviam sido planificadas na sessão de Dezembro.

O equipa do CCTIC congratula todos os envolvidos, esperando que este tenha sido um momento de crescimento e de aprendizagem coletiva que irá enriquecer o projeto PPMD, em cada um dos AE envolvidos.

2.ª Sessão do grupo de colaboração 19 (PPMD) – Almada

No passado dia 15 de janeiro, decorreu, no Agrupamento de Escolas da Trafaria, a 2.ª sessão de colaboração entre escolas do Grupo 19, no âmbito do Projeto-Piloto Manuais Digitais.

Nesta sessão, dedicada aos Laboratórios de Educação Digital (LED) e o seu contributo para o PPMD, começamos por visitar o espaço LED que o Agrupamento já tem em funcionamento.

De seguida, tivemos a possibilidade de ver o modo como a escola se organizou, tanto na estruturação do espaço em si, como na forma como tem vindo a envolver os professores e os alunos para que a utilização do mesmo seja, a curto prazo, uma realidade.

Finalmente, foram partilhados alguns cenários de aprendizagem que têm vindo a ser colocados em prática pelos alunos e os professores tiveram a possibilidade de experimentar alguns dos equipamentos usados nesses mesmos cenários.

A equipa do Centro de Competência TIC agradece a forma como foi recebida por toda a equipa deste Agrupamento.

Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital – Atividades de Cidadania Digital

O Conselho da Europa designou 2025 como o Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, com o objetivo de destacar a importância da educação para a cidadania digital, como uma prioridade na formação e capacitação de crianças e jovens.

A Direção-Geral da Educação (DGE) associa-se a esta iniciativa, convidando todas as escolas a participarem e a promoverem iniciativas de Educação para a Cidadania Digital, envolvendo as respetivas comunidades educativas. Neste âmbito, a DGE promove e apoia, desde há vários anos, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, diversas ações, nomeadamente no que se refere à dinamização de iniciativas de sensibilização, como “Desafios SeguraNet“, “Líderes Digitais“, Escola sem Bullying I Escolas sem Violência” e “Academia Digital para Pais“.

A DGE promove, ainda, as campanhas: “Dia da Internet Mais Segura nas Escolas“, “Age. Fala. Muda. A tua voz contra o Bullying” e “Desinformação em contexto de guerra“, entre outras.

Sempre que necessário, as comunidades educativas podem recorrer a serviços de apoio, como a Linha Internet Segura, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que dispõe de um sistema para encaminhamento de ocorrências graves às autoridades competentes sempre que uma criança possa estar em perigo, e o CERT.PT, sob responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que apoia na resolução de incidentes digitais, como os ciberataques.

O Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital representa, assim, uma oportunidade para divulgar e consolidar práticas para uma utilização segura das tecnologias digitais, envolvendo as comunidades educativas na construção de uma sociedade digital mais segura e responsável.

Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE – Educação para a Cidadania Digital.

Cidadania Digital no Agrupamento de Escolas Paulo da Gama

No passado dia 20 de dezembro estivemos na EB 2,3 Paulo da Gama, no Seixal, a convite da direção deste Agrupamento, para realizar uma sensibilização sobre cidadania digital com alunos.

Integradas no Dia Digital, realizamos 10 sessões intituladas “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”, para 29 turmas, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, onde falamos sobre as oportunidades que as tecnologias nos trazem e sobre alguns aspetos aos quais devemos estar atentos, quando as utilizamos.

Foi um dia muito intenso, mas muito proveitoso, com uma participação massiva dos alunos, que se mostraram interessados na temática e onde partilharam alguns dos seus hábitos de utilização da tecnologia.

Muito obrigado à Direção do Agrupamento pelo convite e esperamos que os alunos tenham ficado mais atentos e informados para que possam navegar em segurança e com espírito crítico.

1.ª Sessão do grupo de colaboração 19 PPMD – Almada

No dia 19 de dezembro, decorreu na Escola Básica e Secundária Francisco Simões, em Almada, a primeira sessão de colaboração no âmbito do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) deste ano letivo.

Nesta sessão, estiveram presentes representantes dos quatro Agrupamentos que pertencem ao grupo 19 deste projeto, o Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica, o Agrupamento de Escolas Fernão Mendes Pinto, o Agrupamento de Escolas da Trafaria e o Agrupamento anfitrião desta sessão, o Agrupamento de Escolas Francisco Simões.

Durante a partilha, que contou também com a presença do Embaixador Digital Rui Baltazar, foram apresentados alguns aspetos relacionados com o desenvolvimento do PPMD neste agrupamento, quer ao nível das metodologias e abordagens pedagógicas, quer ao nível da divulgação do projeto junto dos encarregados de educação.

Numa segunda parte da sessão, os presentes puderam usufruir de uma formação sobre inteligência artificial (IA) em contexto educativo, na qual refletiram sobre os desafios e os benefícios desta tecnologia, podendo experimentar algumas ferramentas de IA e planificar algumas atividades com recurso a essas ferramentas. Esta formação foi orientada pela professora Carla Nicolai, coordenadora do PPMD do Agrupamento de Escolas anfitrião, e contou ainda com a intervenção do representante de uma das editoras envolvidas no projeto, que demonstrou a forma como a plataforma de apoio aos manuais digitais recorre a esta tecnologia.

A equipa do Centro de Competência TIC agradece a forma como foi recebida por toda a equipa deste Agrupamento e congratula a organização da sessão que foi, sem dúvida, muito rica e inspiradora para todos os presentes.

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