O Microsoft 365, através da plataforma Teams, oferece uma ferramenta que permite ajudar o professor de 1.º Ciclo na difícil tarefa de conseguir ouvir (e ver) todos os seus alunos a ler – a Evolução da Leitura.

A partir do 1.º ano de escolaridade, os alunos começam a familiarizar-se com o mecanismo da leitura e da escrita, conseguindo, na sua maioria, ler palavras, frases, ou pequenos textos no decorrer deste ano de escolaridade. À medida que os alunos vão evoluindo, é possível verificar os seus progressos na aprendizagem da leitura, aumentando a fluência leitora. Esta ferramenta da Microsoft permite que o professor verifique o progresso na capacidade de ler com precisão, velocidade e expressão (prosódia), libertando tempo para a aprendizagem ativa em sala de aula.

Esta ferramenta está disponível em mais de 100 idiomas, sendo o português um deles. É usada como suporte a práticas repetidas de leitura oral e permite que o professor personalize as tarefas com a leitura de conteúdo adaptado a cada aluno. A tarefa de Evolução da Leitura pode ser atribuída à globalidade da turma, a alunos específicos ou a grupos de alunos de acordo com o nível.

Para começar, o professor acede ao separador das Tarefas para criar uma atribuição de tarefa e, após preencher os itens Título e Instruções, acede a Anexar e seleciona a opção Evolução da Leitura.

Importa o texto, a partir da OneDrive, de um bloco de anotações de Class do OneNote, ou simplesmente a partir de um ficheiro armazenado no computador ou num dispositivo móvel do professor.

Como opções de definição para a tarefa da leitura, o professor decide se quer definir limite de tentativas ou de tempo, a sensibilidade à pronúncia, se os alunos terão acesso a um instrutor de leitura, e se pretende que a tarefa seja gravada em vídeo.

A ferramenta, através de mecanismos que recorrem a Inteligência Artificial, deteta automaticamente os erros mais comuns da leitura: substituições de palavras por outras, omissões ou inserções de palavras, assim como repetições. Tendo em conta a idade ou nível leitor do aluno, o professor define a sensibilidade à pronúncia. Ou seja, deverá definir menor sensibilidade para alunos mais jovens ou novos no idioma. A ferramenta apresenta, por defeito, a sensibilidade média, caso o professor não queira alterar este item.

Quando o aluno recebe a tarefa, antes de começar a ler, pode aproveitar ferramentas úteis como “leitura avançada”, o que permite personalizar o tamanho do texto, a cor do tema e a espaçamento entre letras e palavras.

Assim que o aluno estiver preparado para iniciar a leitura, aparece no ecrã uma contagem decrescente a partir do 3 e aparece então o texto no seu ecrã, que lerá enquanto está a ser gravado. Depois de concluir a gravação, se a opção “instrutor de leitura” estiver ativa, então receberá 5 palavras de desafio retiradas do texto, para praticar com base nas pronúncias incorretas detetadas automaticamente. O Instrutor de Leitura permite ao aluno ouvir a pronúncia correta da palavra, separá-la em sílabas ou até ver uma imagem ilustrativa da palavra. Este processo permite também trabalhar a autoavaliação. Depois de realizar este processo, o aluno poderá efetuar a leitura novamente e só depois enviar a tarefa para o professor.

Quando o professor recebe a tarefa, terá acesso ao vídeo ou áudio que o aluno gravou, acompanhando o seu visionamento e audição com o texto, onde estão assinaladas as falhas do aluno. O professor tem acesso à taxa de precisão da leitura, que é baseada nos erros de pronúncia, nas omissões e nas inserções de palavras. O professor pode ainda decidir substituir a avaliação feita automaticamente, pela sua própria avaliação. A precisão é atualizada automaticamente à medida que o professor faz a revisão. Uma opção também interessante é o professor poder ir diretamente à parte do texto que quiser ouvir/ver.

Como em outras tarefas, na plataforma Teams, o professor pode optar por deixar comentários para o aluno, antes de devolver a tarefa. Estes comentários podem incluir anexos em vídeo, áudio ou outros. Depois do professor devolver a tarefa ao aluno, este terá acesso a um relatório que pode ser completo (com todos os detalhes), simplificado ou personalizado.

A título de curiosidade, a aplicação Insights, da Microsoft, que pode ser consultada através do Teams, fornece informações relacionadas com a Evolução da Leitura, individuais ou da turma. Permite ainda que o professor estabeleça uma nova tarefa de desafio, individual ou para o grupo, com uma nuvem das palavras consideradas mais difíceis nas leituras anteriores.

Como conclusão, parece-nos que, para além da vantagem da utilização da tecnologia como elemento motivador para a aprendizagem, esta ferramenta possibilita uma observação mais atenta e personalizada do progresso da leitura de cada um dos alunos (incluindo alunos migrantes). Sabemos como é difícil conseguir tempo de qualidade para este tipo de treino e avaliação. E, embora esta prática não substitua a leitura em sala, orientada pelo professor, e compreendida e interpretada pelo aluno e pelo grupo, não deixa de ser mais um recurso que permite a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos.