Deixamos aqui um artigo de opinião, da autoria das Professoras Paula Duarte e Sara Vieira, sobre o Genially.

Nos dias que correm, com as novas tecnologias a serem cada vez mais utilizadas, os professores tiveram que se adaptar e tomar consciência de que a escola mudou o seu paradigma. Os docentes têm cada vez mais a necessidade de se superar e atualizar com estes meios informáticos ao nosso dispor nas salas de aulas e, assim, enriquecer o seu trabalho e torná-lo mais lúdico e apelativo aos olhos das crianças.

Nestes dois anos de pandemia, as escolas dispuseram-se a reorganizar, no âmbito do ensino a distância, as práticas pedagógicas e adotar dinâmicas que estão, cada vez mais, a ir ao encontro de cada aluno, tendo em conta as necessidades dos discentes e o empenho em prepará-los para o futuro.

O Genially é uma Ferramenta online para elaboração de apresentações (ricas em interação) a partir de templates (modelos), com possibilidade de criação de apresentações, infografias, gamificação, imagens interativas, videoapresentações, entre outras. Esta ferramenta permite assim, a partir da adesão através de uma conta gratuita, que os alunos possam criar templates divertidos, convites e fazer resumos da matéria.

O registo pode ser feito a partir de contas google, facebook, linkedin, twitter ou office 365. Cada aluno pode criar a sua conta gratuita e trabalhar a partir dela. Esta ferramenta é de fácil utilização, uma vez que os templates (modelos) já estão pré-definidos, bastando adaptá-los aos conteúdos que queremos apresentar.  Permite também pesquisar imagens (interativas ou não), ou artigos que podemos introduzir na realização do template. Pela sua intuitividade, dá autonomia às crianças para serem criativas, desenvolverem a competência comunicativa e o sentido estético.

Para além disto, as apresentações ficam disponíveis online a partir de qualquer dispositivo, podendo os alunos e professores partilhá-las entre si com facilidade, já que são compatíveis com outras plataformas, tais como google classroom ou microsoft teams.

Do ponto de vista do professor, para além de apresentações apelativas e motivadoras para introdução de conteúdos, permite criar, em pouco tempo, jogos e quizzes para a construção de conhecimentos de forma lúdica.

Uma experiência na primeira pessoa

No Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, na escola E.B.1 do Bonsucesso, implementei no 4º ano de escolaridade esta ferramenta, para fazer o resumo das matérias da disciplina de Português para os meus alunos do Apoio Educativo. Assim, estes alunos e os restantes alunos da turma beneficiaram deste meio facilitador de estudo e prazenteiro. Fiz também, um quiz como modo de consolidação dos conteúdos.

Paula Duarte

Vale a pena explorar o Genially e ver as ideias surgir. O melhor mesmo é começar a utilizar e verificar que os alunos muito rapidamente dominam o funcionamento da plataforma e encontram formas criativas de apresentar o seu trabalho. Aprender e ensinar “genialmente” é fácil!

Paula Duarte e Sara Vieira