Aqui fica um artigo de opinião, da autoria da Professora Ana Chambel, sobre o StoryJumper.

Storyjumper – Uma ferramenta digital para escrita colaborativa (e não só)

Com a implementação do Plano de Transição Digital nas escolas os professores procuram cada vez mais ferramentas digitais que se adequem quer às suas metodologias, quer aos perfis dos alunos nativos digitais com quem trabalham.

É neste âmbito que a escrita em formato digital se apresenta como uma atividade muito rica e promotora de momentos de trabalho colaborativo, crítico e autónomo.

Os PC que têm vindo a ser distribuídos aos alunos apresentam, no entanto, algumas diferenças dos portáteis com os quais a maior parte dos professores está habituado a trabalhar, principalmente ao nível dos programas que os acompanham. Estes não trazem instalado, por exemplo, o Microsoft Office a que todos já nos habituámos. Os alunos têm de aceder a versões online cedidas pelos agrupamentos, o que, em alunos mais novos, também carece de um maior apoio por parte dos adultos.

Para ultrapassar estas dificuldades, os professores, já habituados a adaptar-se a mudanças e a situações inesperadas, procuraram ferramentas digitais que permitissem, não só escrever de forma digital, mas também escrever de forma colaborativa. Sendo uma dessas ferramentas o Storyjumper.

O Storyjumper é uma Ferramenta online para elaboração de livros e histórias, com possibilidade de criação de personagens e gravação de voz. Esta ferramenta permite assim,  a partir da adesão através de uma conta gratuita, que os alunos possam escrever em situação presencial ou de E@D vários tipos de texto.

Uma experiência na primeira pessoa

No Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, o Storyjumper revelou-se como uma ferramenta de escrita amplamente utilizada pelas docentes de primeiro ciclo, para a escrita partilhada em situação de ensino a distância, que acabou por ser continuada em situação de ensino presencial.

Para a utilização desta ferramenta, as docentes criaram uma conta (algumas criaram contas pessoais outra criaram contas para a turma) e partilharam a palavra-passe com os alunos. A partir daí, cada aluno, em trabalho a pares ou individual, deu asas à sua imaginação, construindo histórias que podem ter mais ou menos personagens e mais ou menos páginas ou linhas.

A ferramenta permite inserir nos textos imagens criadas ou selecionadas pelos alunos, da internet ou da própria aplicação, facilitando assim a fase da ilustração dos textos. Possui também corretor ortográfico para que os alunos possam trabalhar de forma autónoma e regular a sua aprendizagem de forma ativa.

Uma outra mais-valia desta ferramenta é que permite associar a conta a uma turma do classroom no caso dos agrupamentos que utilizam esta plataforma. Este aspeto facilita o trabalho do docente e a partilha das obras produzidas.

Após a fase da criação, ou seja, após a escrita e ilustração dos textos, estes podem ser revistos pelos pares e pelo professor para serem melhorados antes da sua publicação ou partilha, que pode ser feita via link partilhado em qualquer página ou plataforma digital.

Ana Chambel