Aqui fica um artigo de opinião, da autoria das Professoras Carla Messias, Gisela Marmelo, Mafalda Pimenta, Paula Pinto e Vera Manco sobre o Google Classroom.
Quando a nossa sala de aula é também a Classroom
Em tempo de pandemia, os professores sentiram necessidade de atualizar as suas capacidades digitais, a uma velocidade atroz, para ultrapassar as dificuldades de distanciamento dos alunos. Com esta necessidade, desenvolveram um trabalho colaborativo, que veio enriquecer e criar hábitos de trabalho comum. Acabaram por aprender muito e descobrir as grandes vantagens da aprendizagem assíncrona.
Durante este tempo, uma das plataformas LMS mais usada foi a Classroom de forma a implementar uma educação de salutar, em tempo de E@D. É uma das plataforma de acesso do G Suite e, grande parte dos professores que lhe são fiéis, usam a sua Classroom para uma aprendizagem ativa e rica em projetos.
Hoje, por opção, a nossa sala de aula é híbrida. O espaço escolar é mais do que a sala de aula formal, é também uma Classroom com várias vantagens:
1. É fácil de usar e é acessível em qualquer dispositivo.
2. A comunicação é facilitada assim como o compartilhamento de informações.
3. Agiliza o envio de atividades online.
4. Facilita a correção de tarefas com Feedback oportuno.
5. Facilita a construção de rubricas.
6. Facilita a avaliação formativa.
7. Reduz o consumo de papel.
8. Tem um Interface amigável.
9. Facilita a discussão e comentários.
10. Nenhum dos dados dos alunos ou conteúdos das aulas são utilizados para fins publicitários.
11. Várias ferramentas disponíveis online, como o Storyjumper podem ser adicionadas como uma das tarefas.
12. Permite uma maior interação escola-família, potenciando as comunicações e agilizando a cooperação entre todos.
13. Maior tomada de consciência por parte dos Encarregados de Educação, que mais facilmente tomam consciência dos resultados obtidos pelos seus educandos, assim como do seu processo evolutivo. Para além disso, possibilita que possam controlar as tarefas diárias e apoiá-los atempadamente.
Hoje, os professores têm consciência que a escola mudou o seu paradigma e procuram a cada dia superar-se e atualizar as suas práticas dentro e fora da sala de aula. As escolas de hoje não são mais as de há dois anos e as práticas pedagógicas e dinâmicas estão cada vez mais a ir ao encontro de cada aluno, numa perspetiva atual, prática e tecnológica, com vista à preparação de futuros adultos, conscientes e mais preparados para a realidade atual.
Há algumas coisas boas a serem retiradas de toda esta pandemia que nos virou do avesso. O ensino híbrido, o trabalho colaborativo entre professores. a expressiva utilização de diferentes ferramentas para a promoção de aprendizagens e tudo isto se manifesta porque nós professores temos investido na nossa sala de aula que é também a Classroom.
Carla Messias, Gisela Marmelo, Mafalda Pimenta, Paula Pinto e Vera Manco