Maria do Rosário Rodrigues foi até ao ano letivo 2022/23 Professora Coordenadora no Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS, é licenciada em Engenharia Informática, mestre e doutora em Multimédia em Educação. Coordenou e participou em vários projetos nacionais e internacionais de integração educativa das tecnologias, de entre os quais destaca a Coordenação do CCTIC de 2007 a 2009. Tem publicado em revistas e livros especializados nesta área, em parceria com múltiplos autores.


A professora Maria José Loureiro é Licenciada em Ensino de Francês/Português. É mestre em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa e doutorada em Didática do e-learning. Para além de ter lecionado as disciplinas de francês e Português durante cerca de 20 anos nos ensinos básico e secundário exerceu funções de orientadora de francês nos estágios integrados nas universidades de Aveiro e de Coimbra. É formadora de professores e de formadores na área das TIC e integra grupos de investigação nacionais e internacionais neste domínio. Faz parte da comissão de referência de revistas da especialidade e de comissões científicas de congressos nacionais e internacionais. É presidente do Comité Executivo do “International Council of Educational Media” (ICEM). Atualmente desempenha funções de professora destacada no Centro de Competência TIC da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção Geral de Educação (ERTE/DGE) na Universidade de Aveiro.


O professor João Torres é licenciado em Matemática e tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática dessa disciplina. Está ligado ao uso educativo das Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1998. Trabalha atualmente no Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Tem estado ligado, nos últimos anos, sobretudo à utilização educativa de linguagens de programação e robótica e ainda com a promoção da Literacia Digital.


A professora Susana Senos é Licenciada em Inglês e Alemão, Mestre em Didática e Mestre em Educação e Tecnologias Digitais, e possui, também uma Pós-graduação em Educação Especial (domínio Cognitivo e Motor). Desde 2015 que colabora com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, estando desde 2019 a desempenhar funções neste Centro, em regime de mobilidade parcial. A área das tecnologias digitais tem assumido um papel importante na sua área de atuação e a docente tem vindo a integrar vários projetos neste domínio.


O professor João Grácio é licenciado em Português e Inglês mas tem vindo a realizar o seu percurso profissional no 1.º ciclo do Ensino Básico. Atualmente, trabalha no Centro de Competência TIC da ESE/IPS. Tem vindo a desenvolver vários projetos, ao nível da utilização das Tecnologias Digitais, em contexto educativo, no 1.º ciclo do ensino básico. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, no IE da Universidade de Lisboa.


A professora Aida Graça é licenciada em Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e pós-graduada em Recursos Digitais em Educação. Exerce funções no Agrupamento de Escolas de Palmela e, durante o presente ano letivo, está a dinamizar Oficinas de Pensamento Computacional. Desempenhou vários cargos e valências no desenrolar da sua experiência profissional: professora titular de turma, professora de educação especial, coordenadora de escola, promotora/formadora do projeto “Escolas Isoladas”. Frequenta o Mestrado em Recursos Digitais em Educação, no Instituto Politécnico de Santarém.


A professora Ana Chambel é licenciada em Matemática e Ciências da Natureza possuindo também uma Pós-graduação em Recursos Digitais em Educação.

Atualmente é professora de primeiro ciclo no Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Sesimbra, onde coordena o projeto de implementação de um espaço maker neste agrupamento sendo também membro da equipa PADDE e do clube de robótica do mesmo. Na sua prática letiva é uma utilizadora frequente das TIC no desenvolvimento do currículo tendo começado com a criação de blogues de turma, até se apaixonar pela linguagem de programação e pelo potencial que esta apresenta.


A professora Vera Manco é licenciada pela Escola Superior de Educação do Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, no curso de professores do 1.º CEB. Iniciou a sua atividade profissional em 2002 e tem sempre lecionado no 1.º CEB. Neste momento encontra-se a exercer funções no AE Lima de Faria, Cantanhede.
Como já percorreu várias escolas, com realidades diferentes, constatou que a utilização de ferramentas/recursos digitais, que se encontram ao serviço da educação, são uma mais-valia para os alunos, sendo estes fatores de motivação, de captação de uma maior atenção e interesse por parte dos mesmos.
Fazer parte desta comunidade prática é enriquecedor para todos, mas sobretudo para os nossos alunos.


A professora Paula Pinto é Licenciada em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza. 

Atualmente leciona no 1.º Ciclo no Agrupamento de Escolas Luísa Todi em Setúbal, onde coordena o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital de Escola (PADDE). 

Tem trabalhado em parceria com o Centro de Competência TIC da ESE/IPS, no âmbito do projeto Gen10s.

Na sua prática pedagógica usa, com frequência as TIC no desenvolvimento do currículo e integra a programação e robótica. 


A professora Gisela Reis Marmelo é uma orgulhosa alentejana da aldeia de Terrugem (Elvas), a trabalhar e a viver em Setúbal há 24 anos.

É licenciada no curso de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Portalegre, com complemento de formação em 1.º ciclo, no Instituto Jean Piaget de Almada. Iniciou a sua atividade profissional em 1998, no distrito de Portalegre mas no ano seguinte ficou vinculada em Setúbal.

Desde 2005 que trabalha na EB Luísa Todi, onde exerceu funções no Conselho Executivo e, desde 2010, é professora na EB Luísa Todi/1.º Ciclo.

Desde o início do seu percurso que gosta particularmente das tecnologias e a elas recorre sempre que possível, na sua prática profissional. São, com toda a certeza, uma mais valia em todo o processo, como fonte de motivação e aprendizagem com sentido. Esteve envolvida no projeto dos computadores Magalhães, na Programação no 1.º ciclo e este ano faz parte da equipa PADDE. Este ano fará parte, ainda, do Projeto GEN10S, como formadora.


A professora Ana Paula Graça é licenciada no curso de Professores do Ensino Básico – 1º ciclo. Também possui uma Pós-graduação em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor). Sempre trabalhou como professora do 1º ciclo e, atualmente, leciona uma turma do 2.º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, em Setúbal.
A utilização das tecnologias em sala de aula sempre foi uma metodologia de interesse. Já implementa algumas ferramentas digitais com os seus alunos, no entanto ainda numa fase muito inicial.


A professora Carla Gutierres Messias é licenciada em Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre. Iniciou a sua atividade profissional em 1999, sendo que na última década dedicou-se exclusivamente ao 1.º ciclo do Ensino Básico.

Atualmente leciona na EB Bairro Afonso Costa no Agrupamento de Escolas Luísa Todi. Já desempenhou diversos cargos, e dada a diversidade da sua experiência profissional, desenvolveu inúmeros projetos com ênfase para os relacionados com a área das expressões plásticas.

Paralelamente, a área das tecnologias digitais em conjunto com a arte na educação tem assumido um papel cada vez mais relevante na sua sala de aula. Desafiar com criatividade é a missão desta docente.


A professora Paula Duarte é licenciada pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Mangualde, no curso de Professores de 2º Ciclo na variante de Matemática e Ciências Naturais. Iniciou a sua atividade em 1999 e tem sempre lecionado no 1º CEB. Neste momento, encontra-se a exercer funções no AE Dr. Mário Sacramento, na EB1 do Bonsucesso em Aveiro, como professora de apoio educativo.

Já percorreu várias escolas, com realidades muito diferentes, desde o ensino particular ao ensino público em escolas com recursos/ferramentas digitais outras sem elas para trabalhar, só com um quadro e giz. 

As ferramentas/recursos digitais são uma ferramenta de grande valor tanto para os professores como para os alunos ao nível apelativo onde os alunos captam maior interesse e motivação pela aprendizagem dos conteúdos.

Ao fazer parte desta comunidade, pretendo aprender mais e enriquecer os meus conhecimentos com a partilha de experiências e colocar em prática o que se vai criando.


A professora Sara Vieira é licenciada em ensino de Inglês / Alemão pela Universidade de Aveiro. Atualmente leciona Inglês do primeiro ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento em Aveiro. Tendo já passado por muitas escolas e níveis de ensino, sempre se interessou pelas tecnologias, tendo realizado, desde 2010 formação para nessa área em cursos online organizados pela University of Oregon (EUA) e British Council (Portugal e Espanha), por exemplo. Fez ainda em 2011 o curso “An Introduction to New technology in the Classroom” em Cambridge (Reino Unido) coordenado por Nik Peachey. Desde então levou a cabo projetos com várias turmas envolvendo o uso de tecnologias, conteúdos digitais e atividades de b-learning. Embora lecione apenas inglês, colabora com os professores titulares de turma nos projetos STEAM e PADDE do agrupamento.


A professora Cátia Silva é licenciada em Professores do ensino básico, variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Porto e tem especialização em Educação Musical pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Iniciou a sua atividade profissional em 2002.
Atualmente desempenha funções no 1º ciclo no Agrupamento de Escolas de Búzio, em Vale de Cambra, onde integra a equipa PADDE. Tem vindo a demonstrar o seu gosto pelo uso das tecnologias em sala de aula e, sempre que possível, implementa atividades nesse âmbito.
Atualmente, encontra-se a terminar o mestrado em Educação Artística, na escola Superior de Educação de Viana da Castelo.


A professora Mafalda Pimenta é Licenciada pela Escola Superior de Educação de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal, no curso de Professores do Ensino Básico – 1ºCiclo.

Iniciou a sua atividade profissional em 2002.

Atualmente, encontra-se a exercer funções na EB1 Lagoa da Palha, no Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.

Fazer parte desta comunidade é muito importante pois permite não só a troca de experiências, mas também a partilha de conhecimentos e de ferramentas digitais que vão enriquecer a nossa prática pedagógica.


Mafalda Luna, 43 anos, natural de Setúbal, residente em Palmela. Licenciada em Ensino Básico, na variante de Educação Visual e Tecnológica. Leciona há 21 anos no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo sido também Adjunta de Direção de um Agrupamento de Escolas. Atualmente leciona no 1º Ciclo. Representa os professores do Ensino Básico no Conselho Municipal onde leciona. É cocriadora de projetos na área do ensino da leitura e escrita, inteligência emocional nas escolas, expressão plástica e trabalhos manuais.


A professora Olga Simões é licenciada no curso de Professores do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica. Atualmente desempenha funções no 1º ciclo no Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, na Quinta do Conde, onde integra a equipa PADDE e a equipa PAEP. No ano letivo 2021/2022 desenvolveu o Projeto Piloto da Desmaterialização do Manuais Escolares, com uma turma do 4.º ano. A sua curiosidade por ferramentas digitais, associadas à prática de Metodologia de Trabalho de Projeto, vieram demonstrar o seu gosto pelo uso das tecnologias em sala de aula e, sempre que possível, implementa atividades nesse âmbito.