Foi com muito entusiasmo e vontade de aprender que 30 alunos e os seus professores participaram naquela que foi a primeira edição Europeia da competição internacional de robótica MWRC Smart Sports Competition.
Esta competição nasceu de uma parceria entre o CCTIC-ESE/IPS e a empresa MatataStudio e pretendeu:
- Incentivar a aprendizagem de conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM);
- Proporcionar aos participantes uma oportunidade prática (experimentação) para aplicar conhecimentos teóricos;
- Promover o desenvolvimento de competências técnicas de programação;
- Trabalhar alguns princípios básicos do pensamento computacional, como a decomposição de problemas, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos;
- Estimular a criatividade na resolução de problemas e no desenvolvimento de soluções (adaptação e tomada de decisões sob pressão);
- Desenvolver competências de trabalho em equipa, fomentando a colaboração entre os seus membros;
- Encorajar a competição saudável e o espírito desportivo;
- Promover o respeito pelos outros concorrentes e pelo seu trabalho;
- Promover a interdisciplinaridade;
- Promover uma participação diversificada, incentivando a inclusão de diferentes grupos de alunos;
- Criar um ambiente que possibilite a igualdade de oportunidades.
Neste evento, que decorreu durante o Scratch Day, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, durante o dia 25 de maio, 11 equipas do escalão júnior (alunos dos 8 aos 11 anos) e 4 equipas do escalão sénior (alunos dos 12 aos 14 anos) puderam colocar em prática o trabalho que desenvolveram nas suas escolas, com recurso ao robô VinciBot, de forma a participar nas três provas que fizeram parte da edição de 2024 desta competição: futebol, basquetebol e segue linha.
Nesta que foi a primeira edição Europeia desta competição, participaram alunos das escolas EB Hermenegildo Capelo, EB1/JI da Terrugem, EB1/JI de Vila Boim, EB Bairro Afonso Costa , EB1 Joaquim José de Carvalho, EB da Boa Água e do AE Júlio Saúl Dias.
Destes, foram vencedores, na categoria júnior, os alunos Pedro Eduardo e Salvador Rebimba, acompanhados pelo professor Bruno Monteiro. Na categoria sénior, os vencedores foram os alunos Mateus Rodrigues e Ângelo Santos, acompanhados pelo professor Paulo Rodrigues.
Ambas as equipas vencedoras ficaram apuradas para a participação na prova internacional desta competição que irá decorrer na China. Muitos parabéns a estas equipas e a todas as outras que, num espírito saudável de competição, se juntaram a nós no Scratch Day e nos acompanharam nesta primeira experiência de organização de uma competição internacional de robótica.